Logo Passei Direto
Buscar
Texto da questão Sobre responsabilidade social, é correto afirmar, exceto:
Escolha uma opção:
a. Uma organização socialmente responsável incorpora objetivos sociais em seus processos de planejamento.
b. A ênfase em valores sociais e morais está criando novas demandas sobre as decisões administrativas.
c. A responsabilidade social pode ser vista sob duas perspectivas: a clássica, em que a organização deve estar ligada ao bem-estar social e não apenas aos seus lucros, e a socioeconômica, em que a responsabilidade da administração é fazer estritamente com que o negócio proporcione lucro.
d. Na estratégia proativa de responsabilidade social há a liderança nas iniciativas sociais, assume-se voluntariamente as responsabilidades econômicas, legais, éticas, espontâneas e antecipatórias.
e. Responsabilidade social é o grau de obrigações de uma organização em assumir ações que protejam o bem-estar da sociedade na medida em que ela busca atingir seus próprios interesses.
User badge image
Aprendendo Através de Exercícios

ontem

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ontem

Para responder a essa questão, precisamos identificar a afirmação que não é correta sobre responsabilidade social. Vamos analisar cada alternativa: a) Uma organização socialmente responsável incorpora objetivos sociais em seus processos de planejamento. - Esta afirmação é verdadeira, pois organizações socialmente responsáveis realmente integram objetivos sociais em suas estratégias. b) A ênfase em valores sociais e morais está criando novas demandas sobre as decisões administrativas. - Esta afirmação também é verdadeira, já que a responsabilidade social tem gerado novas expectativas em relação à gestão. c) A responsabilidade social pode ser vista sob duas perspectivas: a clássica, em que a organização deve estar ligada ao bem-estar social e não apenas aos seus lucros, e a socioeconômica, em que a responsabilidade da administração é fazer estritamente com que o negócio proporcione lucro. - Esta afirmação é um pouco confusa, pois a perspectiva socioeconômica não deve ser vista como uma responsabilidade social, mas sim como uma visão mais restrita. Portanto, essa afirmação pode ser considerada incorreta. d) Na estratégia proativa de responsabilidade social há a liderança nas iniciativas sociais, assume-se voluntariamente as responsabilidades econômicas, legais, éticas, espontâneas e antecipatórias. - Esta afirmação é verdadeira, pois descreve bem a abordagem proativa. e) Responsabilidade social é o grau de obrigações de uma organização em assumir ações que protejam o bem-estar da sociedade na medida em que ela busca atingir seus próprios interesses. - Esta afirmação é verdadeira, pois reflete a essência da responsabilidade social. Dessa forma, a alternativa que apresenta uma afirmação incorreta sobre responsabilidade social é a c).

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Texto da questão Mostrengo enviado para punir o povo de Tebas por ter afrontado os deuses, a Esfinge tinha cabeça e seios de mulher, corpo e patas de leoa, e asas de águia. Instalado às portas da cidade, ela exigia que seus melhores jovens a enfrentassem. Todos eram impiedosamente trucidados porque não conseguiam responder ao enigma que ela lhes propunha. Desgraça que só terminou quando apareceu um esperto rapaz, vindo de Corinto e chamado Édipo. Ele matou a charada, provocando o suicídio da fera. O resto da lenda é bem conhecido. Pois bem, o “desenvolvimento sustentável” também é um enigma à espera do seu Édipo [....]. (VEIGA, José Eli da. Desenvolvimento sustentável: o desafio do século XXI. 3a edição. Rio de Janeiro: Garamond, 2008, p.3.)
O desenvolvimento sustentável se define de forma enigmática por constituir-se enquanto o desafio do Século XXI. Nesta perspectiva, pode-se afirmar que:
a. A regulação da biodiversidade pela Organização das Nações Unidas (ONU), enquanto patrimônio da humanidade, vem garantindo o cumprimento legal da política ambiental brasileira.
b. A privatização da água proposta pelo Banco Mundial é uma medida de uso e apropriação racional da natureza com vistas à sustentabilidade socioeconômica e ambiental.
c. A conservação natural dos ecossistemas terrestres para a reprodução social da vida torna evidente o desenvolvimento sustentável no capitalismo.
d. Os conflitos socioambientais evidenciam as contradições da relação estabelecida entre a sociedade e a natureza no modelo de desenvolvimento capitalista.
e. Os planos de aceleração do crescimento propostos pelos governos têm como projeto estruturante a criação de reservas e parques nacionais para a promoção do desenvolvimento sustentável na Amazônia.

Texto da questão Leia o texto para responder à questão: Os produtos ecológicos estão dominando as prateleiras do comércio. Mesmo com tantas opções, ainda há resistência na hora da compra. Isso acontece porque o custo de tais itens é sempre mais elevado em comparação com o das mercadorias tradicionais. Com os temas ambientais cada vez mais em pauta, é normal que a consciência ecológica tenha aumentado entre os brasileiros. Se, por um lado, o consumidor deseja investir em produtos menos agressivos ao meio ambiente, por outro ele não está disposto a pagar mais de cinco por cento acima do valor normal. É o que mostra uma pesquisa realizada pela Proteste – Associação de Consumidores. A análise foi feita a partir de um levantamento realizado em 2012. De acordo com a Proteste, quase metade dos entrevistados afirmaram que deixaram de comprar produtos devido às más condutas ambientais da companhia. Dos entrevistados, 72% disseram que, na última compra, levaram em consideração o comportamento da empresa, em especial, sua atitude em relação ao meio ambiente. Ainda assim, 60% afirmam que raramente ou nunca têm informações sobre o impacto ambiental do produto ou do comportamento da empresa. Já 81% das pessoas acreditam que o rótulo de sustentabilidade e responsabilidade social é apenas uma estratégia de marketing das empresas. (Disponível em: https://ciclovivo.com.br/inovacao/negocios/consumidor-prefere-produto-ecologico-mas-gasto-nao-pode-ultrapassar-5/. Acesso em: 14/09/209 – Adaptado.)
Conforme as informações do texto, 81% dos entrevistados pela Proteste consideram que o rótulo de sustentabilidade e responsabilidade social da empresa seja:
a. Um recurso usado para tornar o produto mais atraente ao consumidor.
b. Um fator que torna patente o engajamento genuíno em causas ecológicas.
c. Um estratagema para reduzir os custos envolvidos na fabricação do produto.
d. Uma manobra que revela o propósito de burlar o pagamento de impostos.
e. Um mecanismo usado para escamotear más condutas ambientais.

Mais conteúdos dessa disciplina