Logo Passei Direto
Buscar

Biomedicina

Colégio Objetivo
Por medidas protetivas entendem-se as ações ou programas de caráter assistencial, aplicadas isolada ou cumulativamente, quando a criança ou adolescente estiver em situação de risco, ou quando da prática de ato infracional. Ao disciplinar a matéria, o legislador tratou de elencar quais tipos de medidas ficam restritas a certos tipos de ações e órgãos. Registre-se que os Conselhos Tutelares não são competentes para a aplicação de todas as medidas protetivas.
Acerca do descrito acima, analise as afirmativas a seguir e assinale V para verdadeiro e F para falso:
( ) Cabe ao Conselho Tutelar promover o atendimento e o aconselhamento aos pais ou responsável.
( ) O Conselho Tutelar é responsável pela execução de suas próprias decisões, podendo para isso requisitar os serviços públicos que se façam necessários, como a prestação de atendimento médico e outros, desde que possua autorização judicial para tanto.
( ) Quando verificar o descumprimento de suas decisões, o Conselho Tutelar deve informar ao Poder Judiciário, já que é ele que possui a competência jurisdicional.
( ) O Conselho Tutelar não pode promover o encaminhamento ao Ministério Público de notícia de fato que constitua infração administrativa ou penal contra os direitos da criança ou adolescente, ou, ainda, encaminhar à autoridade judiciária os casos de sua competência, dessa forma toda vez que forem necessárias, devendo utilizar-se da delegacia para tanto.
User badge image
Questões sobre Anatomorfofisiologia

ontem

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ontem

Vamos analisar cada uma das afirmativas sobre as medidas protetivas e o papel do Conselho Tutelar: ( ) Cabe ao Conselho Tutelar promover o atendimento e o aconselhamento aos pais ou responsável. É verdadeiro (V). O Conselho Tutelar tem a função de orientar e aconselhar os responsáveis sobre os direitos da criança e do adolescente. ( ) O Conselho Tutelar é responsável pela execução de suas próprias decisões, podendo para isso requisitar os serviços públicos que se façam necessários, como a prestação de atendimento médico e outros, desde que possua autorização judicial para tanto. É falso (F). O Conselho Tutelar pode requisitar serviços, mas não é responsável pela execução de suas próprias decisões, pois isso deve ser feito por órgãos competentes e, em muitos casos, com autorização judicial. ( ) Quando verificar o descumprimento de suas decisões, o Conselho Tutelar deve informar ao Poder Judiciário, já que é ele que possui a competência jurisdicional. É verdadeiro (V). O Conselho Tutelar deve comunicar ao Judiciário em caso de descumprimento de suas decisões, pois o Judiciário é quem possui a competência para tomar medidas legais. ( ) O Conselho Tutelar não pode promover o encaminhamento ao Ministério Público de notícia de fato que constitua infração administrativa ou penal contra os direitos da criança ou adolescente, ou, ainda, encaminhar à autoridade judiciária os casos de sua competência, dessa forma toda vez que forem necessárias, devendo utilizar-se da delegacia para tanto. É falso (F). O Conselho Tutelar tem a obrigação de encaminhar ao Ministério Público e à autoridade judiciária casos que envolvam infrações aos direitos da criança e do adolescente. Portanto, a sequência correta é: V - F - V - F. A alternativa que apresenta essa sequência é a) V - F - V - F.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A Lei nº 10.741, de 1º de outubro de 2003, que institui o Estatuto do Idoso, dispõe sobre papel da família, da comunidade, da sociedade e do Poder Público de assegurar ao idoso, com absoluta prioridade, a efetivação do direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária. A Legislação Brasileira vigente aduz que idoso é toda pessoa que tenha idade igual ou superior a 60 anos. Inclusive, a esta categoria de pessoas, o Estado promove tratamento jurídico diferenciado, tendo como objetivo regular os direitos do cidadão com 60 anos ou mais.
Nesse sentido, analise as assertivas abaixo:
I - Deixar de prestar assistência ao idoso, quando possível fazê-lo sem risco pessoal, em situação de iminente perigo, ou recusar, retardar ou dificultar sua assistência à saúde, sem justa causa, ou não pedir, nesses casos, o socorro de autoridade pública é considerado crime.
II - Abandonar o idoso em hospitais, casas de saúde, entidades de longa permanência, ou congêneres, é considerado crime.
III - Expor a perigo a integridade e a saúde, física ou psíquica, do idoso, submetendo-o a condições desumanas ou degradantes ou privando-o de alimentos e cuidados indispensáveis, quando obrigado a fazê-lo, ou sujeitando-o a trabalho excessivo ou inadequado, é considerado crime.
IV- Negar a alguém, por motivo de idade, emprego ou trabalho, é considerado contravenção.
V- Reter o cartão magnético de conta bancária relativa a benefícios, proventos ou pensão do idoso, bem como qualquer outro documento com objetivo de assegurar recebimento ou ressarcimento de dívida, é considerado contravenção.

Mais conteúdos dessa disciplina