Logo Passei Direto
Buscar
João, que possuía um programa de rádio, fez uma narrativa extremamente ofensiva à reputação profissional de Maria, que tinha grande reconhecimento junto à coletividade em razão de sua atuação como contadora. Ao tomar conhecimento dos fatos, Maria procurou o seu advogado e foi informada corretamente de que seria possível postular em juízo, de acordo com a sistemática constitucional:
Qual é a alternativa correta sobre os direitos de Maria em relação à narrativa ofensiva de João?
A) apenas a condenação penal de João, em razão da possível prática de crime contra a honra;
B) o direito de resposta ou, alternadamente, a indenização por dano material, moral ou à imagem;
C) apenas o direito de resposta, que afasta o dever de reparação de um dano causado em programa de rádio;
D) o direito de resposta, proporcional ao agravo, além da indenização por dano material, moral ou à imagem;
E) apenas a indenização por dano moral ou à imagem, que não pode ser cumulada com a indenização por dano material.
User badge image
Desafios Para o Conhecimento

mês passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

mês passado

Vamos analisar as alternativas apresentadas em relação aos direitos de Maria após a narrativa ofensiva de João. A) Apenas a condenação penal de João, em razão da possível prática de crime contra a honra - Embora João possa ser responsabilizado penalmente, essa alternativa não abrange todos os direitos de Maria. B) O direito de resposta ou, alternadamente, a indenização por dano material, moral ou à imagem - Esta alternativa menciona o direito de resposta, que é garantido pela Constituição, e a possibilidade de indenização, o que está correto. C) Apenas o direito de resposta, que afasta o dever de reparação de um dano causado em programa de rádio - Essa alternativa é incorreta, pois o direito de resposta não exclui a possibilidade de indenização. D) O direito de resposta, proporcional ao agravo, além da indenização por dano material, moral ou à imagem - Esta alternativa é bastante completa, pois menciona tanto o direito de resposta quanto a possibilidade de indenização. E) Apenas a indenização por dano moral ou à imagem, que não pode ser cumulada com a indenização por dano material - Essa alternativa é incorreta, pois Maria pode pleitear tanto a indenização por danos morais quanto materiais. Após essa análise, a alternativa que melhor reflete os direitos de Maria em relação à narrativa ofensiva de João é: D) o direito de resposta, proporcional ao agravo, além da indenização por dano material, moral ou à imagem.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

Em razão de calamidade da natureza de grandes e duradouras proporções, foi aprovada a Lei federal nº XX, que determinou à generalidade das pessoas maiores e capazes que prestassem determinadas atividades de interesse da coletividade, em caráter gratuito, por algumas horas durante a semana, de modo a suprir as deficiências das estruturas estatais de poder no atendimento aos interesses da coletividade. João, que adotava uma posição filosófica lastreada no individualismo exacerbado, não queria participar da iniciativa, por ser ela frontalmente contrária à base de valores que alicerçava e direcionava o seu pensar e o seu agir, o que o levou a se consultar com um advogado sobre a possibilidade de descumprir a referida determinação, bem como sobre as consequências desse comportamento.
Qual é a alternativa correta sobre a possibilidade de João descumprir a determinação da Lei federal nº XX?
A) caso descumpra a determinação em razão de sua crença filosófica, poderá ser privado dos seus direitos caso se recuse a cumprir a prestação alternativa fixada em lei.
B) está obrigado a cumprir a determinação, que tem caráter legal e é imposta a todos, independentemente de sua convicção filosófica, sob pena de ser privado dos direitos previstos em lei.
C) não está obrigado a cumprir a determinação prevista em lei, ainda que imposta a todos, não podendo sofrer qualquer privação em seus direitos, já que sua negativa está lastreada em crença filosófica.
D) somente estaria desobrigado de cumprir a obrigação imposta a todos caso isto decorresse de crença religiosa, não filosófica, o que lhe obrigaria a cumprir a prestação alternativa fixada em lei.
E) não está obrigado a cumprir a determinação ou eventual prestação alternativa, caso ambas colidam com sua convicção filosófica, não podendo ser imposta qualquer restrição em sua esfera jurídica decorrente da objeção de consciência.

Mais conteúdos dessa disciplina