Logo Passei Direto
Buscar
Na hidrologia urbana, é essencial conhecer as características do terreno da bacia.
São exemplos dessas características, EXCETO:
A. área total de drenagem
B. declividade
C. galerias subterrâneas
D. áreas de armazenamento
E. pluviosidade
User badge image
Ensinando Através de Questões

há 7 horas

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 horas

Para responder à sua pergunta, vamos analisar cada uma das alternativas em relação às características do terreno da bacia na hidrologia urbana: A. área total de drenagem - Esta é uma característica importante, pois influencia o escoamento e a gestão das águas pluviais. B. declividade - A declividade do terreno também é uma característica essencial, pois afeta a velocidade do escoamento superficial. C. galerias subterrâneas - Embora possam influenciar o comportamento das águas subterrâneas, não são uma característica do terreno da bacia em si, mas sim uma infraestrutura. D. áreas de armazenamento - Essas áreas são relevantes para a gestão das águas, mas não são uma característica do terreno da bacia. E. pluviosidade - A pluviosidade é um fator climático que afeta a bacia, mas não é uma característica do terreno em si. Dentre as opções, a que não se encaixa como uma característica do terreno da bacia é: C. galerias subterrâneas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Os processos de evaporação e evapotranspiração são considerados mecanismos de transferência da água no sentido superfície-atmosfera. Os dois processos fazem parte das saídas da água do sistema, possibilitando o retorno da água para a atmosfera, contribuindo para a formação de nuvens e das precipitações.
Sobre esse assunto, é correto afirmar que:
A. o processo de evaporação consiste em um processo físico, que faz parte da transferência de água em estado líquido ou sólido da superfície para a atmosfera no estado de vapor, ocorrendo à noite e proporcionado pela falta da radiação solar.
B. a evaporação é um dos processos de ebulição da água e, nesse caso, podemos considerar como um processo físico que consiste na passagem lenta e de forma gradual da água em estado líquido, dos mananciais, para um estado de vapor.
C. a evaporação é um dos principais processos do mecanismo de vaporização, que ocorre pela redução lenta, de forma natural ou artificial da temperatura do ar, e podemos dizer que é mais intenso em climas frios ou em estações com temperaturas mais baixas.
D. os termos evapotranspiração e transpiração são considerados sinônimos e consistem em um processo de transporte de água na forma de vapor para a atmosfera, por meio de mecanismos inter-relacionados de transpiração das plantas e evaporação do solo.
E. a evapotranspiração faz parte da saída da água da superfície para a atmosfera e envolve a perda de água de um ecossistema ou uma comunidade biológica para a atmosfera, causada pela evaporação da água partir do solo e pela transpiração das plantas. Resposta correta

Estudos que abordam a dinâmica fluvial em bacias hidrográficas são considerados de extrema importância, por discutir seu funcionamento natural ou alterado por ações antrópicas. Dentre os resultados, pode ser dada ênfase à variação da quantidade de sedimentos transportados em suspensão e no fundo do canal, bem como à composição granulométrica das margens e à quantificação da erosão marginal.
Sobre esse assunto, é correto afirmar que:
A. a produção de dados sobre determinada rede hidrográfica é muito importante, pois fornece subsídios para elucidar questões relacionadas às atividades que se deseja desenvolver ou aos problemas ambientais existentes e preexistentes em uma bacia hidrográfica.
B. ao analisar uma bacia hidrográfica, todos os processos e aspectos devem ser considerados separadamente, pois os elementos que interferem na dinâmica e no funcionamento do sistema, como as intervenções antrópicas, agem de forma individualizada.
C. quando ocorrem alterações antrópicas de grande intensidade, como desvio de canal ou construção de barragens, o equilíbrio longitudinal do rio não sofre desequilíbrio, pois não há a alteração nem de fluxo e nem de vazão dos cursos de água.
D. o desenvolvimento da tecnologia nessa área não trouxe avanços, pois não é possível o monitoramento hidrometeorológico a distância, ou seja, sem que se faça coletas in loco, portanto as estações de medição sempre tiveram a mesma característica.
E. atualmente, o que importa para a gestão das bacias são somente os dados sobre a vazão dos rios; esse dado é necessário para os projetos de canalização e retificação. Outros dados não trazem informações relevantes sobre o sistema.

Mais conteúdos dessa disciplina