Logo Passei Direto
Buscar

Direito

Outros
Sobre o direito processual intertemporal, o novo Código de Processo Civil, assinale a alternativa CORRETA.
a) Retroage porque a norma processual é de natureza cogente.
b) Torna aplicáveis a todas as provas as disposições de direito probatório adotadas, ainda que requeridas antes do início de sua vigência.
c) Extinguiu o procedimento sumário, impondo a extinção de todas as ações ajuizadas sob este procedimento, incluindo as anteriores à sua entrada em vigor.
d) Não possui efeito retroativo e se aplica, em regra, aos processos em curso, respeitados os atos processuais praticados e as situações jurídicas consolidadas sob a vigência da norma revogada.
User badge image
Desenvolvendo com Questões

há 7 horas

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 horas

Vamos analisar cada uma das alternativas em relação ao direito processual intertemporal do novo Código de Processo Civil (CPC): a) Retroage porque a norma processual é de natureza cogente. - Esta afirmação não é correta, pois as normas processuais não retroagem automaticamente, a menos que haja disposição expressa nesse sentido. b) Torna aplicáveis a todas as provas as disposições de direito probatório adotadas, ainda que requeridas antes do início de sua vigência. - Essa alternativa não é precisa, pois as normas processuais não se aplicam retroativamente a atos já praticados antes de sua vigência. c) Extinguiu o procedimento sumário, impondo a extinção de todas as ações ajuizadas sob este procedimento, incluindo as anteriores à sua entrada em vigor. - Essa afirmação não é correta, pois o novo CPC não extinguiu o procedimento sumário de forma retroativa. d) Não possui efeito retroativo e se aplica, em regra, aos processos em curso, respeitados os atos processuais praticados e as situações jurídicas consolidadas sob a vigência da norma revogada. - Esta alternativa está correta, pois o novo CPC realmente não possui efeito retroativo e se aplica aos processos em curso, respeitando os atos já praticados. Portanto, a alternativa correta é: d) Não possui efeito retroativo e se aplica, em regra, aos processos em curso, respeitados os atos processuais praticados e as situações jurídicas consolidadas sob a vigência da norma revogada.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Mais conteúdos dessa disciplina