Logo Passei Direto
Buscar

História

UNICESUMAR

Cerca de 84% de nossa população vive em áreas urbanas em 2022. Muitas de nossas cidades concentram áreas altamente suscetíveis aos impactos mais severos das alterações climáticas, como elevação do nível médio do mar (em cidades costeiras) e eventos extremos de precipitação (inundações) e intensificação do aumento da temperatura pela ilha de calor urbana. [...] As consequências do descaso com a infraestrutura associada à cobertura vegetal e recursos hídricos, que modulam o clima urbano, tendem a agravar episódios recorrentes de inundações e alagamentos severos, ondas de calor e baixa qualidade do ar.


A alta concentração populacional em áreas urbanas no Brasil potencializa os impactos das mudanças climáticas. De acordo com o artigo, no que devem priorizar as estratégias de mitigação e adaptação nos centros urbanos, assinale a alternativa correta:

Alternativas


Alternativa 1:


A construção de barreiras de contenção no litoral como única medida de adaptação, negligenciando outros riscos como ondas de calor e qualidade do ar.


Alternativa 2:


O incentivo ao transporte individual motorizado para garantir a mobilidade da população durante eventos climáticos extremos, como inundações.


Alternativa 3:


A consideração integrada de múltiplos aspectos, como planejamento urbano, mobilidade sustentável, conforto térmico, saúde e preservação de áreas verdes e recursos hídricos.


Alternativa 4:


A expansão da urbanização desordenada, pois ela permite que mais pessoas tenham acesso à infraestrutura e aos serviços básicos, reduzindo a vulnerabilidade geral.


Alternativa 5:


A transferência da responsabilidade pela adaptação para os governos federais, uma vez que os municípios não possuem capacidade de tratar da infraestrutura e legislação urbanística.

User badge image
ANDERSON LUIZ DOS SANTOS

semana passada

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

semana passada

A alternativa correta é: Alternativa 3: A consideração integrada de múltiplos aspectos, como planejamento urbano, mobilidade sustentável, conforto térmico, saúde e preservação de áreas verdes e recursos hídricos. Essa abordagem é fundamental para enfrentar os desafios das mudanças climáticas nas áreas urbanas, pois promove um desenvolvimento sustentável e resiliente.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais conteúdos dessa disciplina