Logo Passei Direto
Buscar
Dentro dos estudos populacionais a classificação e a utilização de conceitos são fundamentais para a interpretação do comportamento demográfico. Isto porque a cada década, ou a cada geração, podem nascer mais crianças enquanto que em outra podem morrer mais, ou, ainda, década após década as pessoas podem viver mais, e tais situações variam entre os diferentes continentes, países, regiões e até municípios. Por vezes as alterações nesse comportamento podem estar associadas a algum evento facilmente identificável, como doenças que atingem um grande contingente populacional (ebola, AIDS, malária, entre outras), ou até mesmo guerras ou conflitos regionais. Realmente nos estudos populacionais os conceitos são essenciais. Dois entre os principais conceitos são a taxa de natalidade e taxa de fecundidade. Apesar de alguns acharem que eles são iguais, cada um deles designa uma realidade diferente.
Nesse contexto, assinale a alternativa que apresenta corretamente esses conceitos.
a) Natalidade é o número absoluto de crianças nascidas vivas, e fecundidade inclui o número de natimortos juntamente com a natalidade.
b) Enquanto a fecundidade está focada nas mulheres grávidas, a natalidade pretende explicitar o número de nascimentos de bebês.
c) Os números são semelhantes pois a natalidade é próxima do número de mulheres fecundadas. As diferenças estão no número de abortos e natimortos.
d) Taxa de natalidade é o número absoluto de bebês nascidos e taxa de fecundidade é a relação entre o número de bebês e o total da população.
e) A natalidade é à relação entre nascimentos vivos e o total da população. A fecundidade é a relação dos nascidos vivos de mulheres em idade reprodutiva.
User badge image
Desafios Para o Conhecimento

há 3 dias

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 3 dias

Vamos analisar as alternativas apresentadas em relação aos conceitos de taxa de natalidade e taxa de fecundidade: a) Natalidade é o número absoluto de crianças nascidas vivas, e fecundidade inclui o número de natimortos juntamente com a natalidade. - Esta definição não está correta, pois a fecundidade não inclui natimortos. b) Enquanto a fecundidade está focada nas mulheres grávidas, a natalidade pretende explicitar o número de nascimentos de bebês. - Esta definição é imprecisa, pois a fecundidade se refere à capacidade de reprodução, não apenas às mulheres grávidas. c) Os números são semelhantes pois a natalidade é próxima do número de mulheres fecundadas. As diferenças estão no número de abortos e natimortos. - Esta afirmação não é correta, pois a natalidade e a fecundidade têm definições distintas e não são apenas uma questão de números semelhantes. d) Taxa de natalidade é o número absoluto de bebês nascidos e taxa de fecundidade é a relação entre o número de bebês e o total da população. - Esta definição não está correta, pois a taxa de fecundidade se refere ao número de nascimentos por mulher em idade reprodutiva, não em relação ao total da população. e) A natalidade é a relação entre nascimentos vivos e o total da população. A fecundidade é a relação dos nascidos vivos de mulheres em idade reprodutiva. - Esta definição está correta, pois a taxa de natalidade é geralmente expressa como o número de nascimentos vivos por mil habitantes, enquanto a taxa de fecundidade refere-se ao número de nascimentos por mulher em idade reprodutiva. Portanto, a alternativa correta é: e) A natalidade é a relação entre nascimentos vivos e o total da população. A fecundidade é a relação dos nascidos vivos de mulheres em idade reprodutiva.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

As economias de exploração no período colonial se iniciam pelo litoral do Nordeste brasileiro, respectivamente a extração de pau-brasil e a produção de cana-de-açúcar. Tal processo promoveu a densa ocupação da faixa litorânea nessa região. Mais tarde, quando a economia açucareira entra em declínio, somado a descoberta das jazidas auríferas em Minas Gerais, é a região Sudeste que receberá um grande contingente migratório e assistirá ao seu adensamento populacional. Desde então essa região do país passou a ser a mais importante economicamente e, por conseguinte, a mais densamente ocupada em termos territoriais, visto que subsequente à economia aurífera, virá a economia cafeeira e, em seguida, o país ingressará em seu processo de industrialização ao longo do século XX. A população brasileira apresenta nítida concentração da população brasileira em sua área costeira.
A respeito dos fator principal que provocou essa concentração, assinale a alternativa correta.
a) A pobreza e a miséria do interior motivaram esta concentração da população no litoral.
b) O clima litorâneo e mais agradável, menos frio no inverno e um pouco mais fresco no verão, o que explica a atração de população para esta região.
c) A melhor infraestrutura de serviços e turística da região atrai uma população que pode pagar por melhores condições de vida.
d) O interior do país é muito seco, mas a região costeira apresenta melhor umidade. Este fato proporciona mais facilidade na agricultura e no sustento das famílias.
e) As características históricas e sócio econômicas de nosso país justificam essa desigualdade na distribuição populacional.

Mais conteúdos dessa disciplina