Logo Passei Direto
Buscar
As organizações sempre fizeram uso de recursos naturais, portanto, essa não é uma novidade que fez com que a contabilidade consolidasse uma área especialmente para abordar tal procedimento. O que mudou foi o posicionamento que a sociedade adotou em relação à forma como as empresas lidam com o consumo dos recursos naturais em seus processos produtivos. Os recursos, que eram consumidos sem nenhum tipo de preocupação com sua reposição ou com sua finitude em um passado recente (mais ou menos antes da década de 1970), passaram a ser melhor analisados por diversos aspectos da sociedade. Com isso, uma nova postura foi cobrada das organizações: passou-se a cobrar que os recursos fossem utilizados considerando a sua reposição na natureza, por exemplo, ou, no mínimo, considerando um uso mais racionalizado e sem desperdícios. CASADO, J. H. M. Evolução da contabilidade ambiental. Porto Alegre: SAGAH, [20--] (adaptado). Considerando as informações apresentadas e a evolução da contabilidade ambiental, avalie os itens a seguir. I. Márcia é contabilista da empresa Jandira S/A. Visando reconhecer na contabilidade os fatos ambientais em que a empresa se insere, Márcia pediu autorização para Romeu, diretorcontábil da empresa. Romeu não a autorizou, pois, segundo ele, ainda não há entidades reconhecendo em sua contabilidade tais fatos, apenas produzindo bens de forma sustentável. É possível dizer que a desautorização de Romeu está correta.



II. Carlos é consultor contábil. Sabedor de que diversas empresas estão interessadas na inserção das informações ambientais na contabilidade, ele resolveu estudar o assunto. Descobriu que a ONU criou o Sistema Ambiental Internacional, em 1915, para tratar do assunto. Pode-se afirmar que a informação obtida por Carlos está correta de acordo com a evolução histórica da contabilidade ambiental.



III. Rute é contabilista da empresa Limeira S/A. Ela não é muito adepta a novidades. Todavia, Mauro, o presidente da empresa, solicitou que ela passasse a apresentar relatórios contábeis que incluíssem informações ambientais. Rute, apesar de contrariada, obedeceu àquilo que lhe foi solicitado. É correto afirmar que o pedido de Mauro a Rute auxilia no processo de tomada de decisão por parte da gestão da empresa.



É correto o que se afirma em

A)
I, apenas.

B)
I e II, apenas.

C)
I, II e III.

D)
II e III, apenas.

E)
III, apenas.
User badge image
Gabriela Hister

há 20 horas

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 20 horas

Vamos analisar cada um dos itens: I. Márcia é contabilista da empresa Jandira S/A. Ela pediu autorização para reconhecer na contabilidade os fatos ambientais, mas Romeu não a autorizou, alegando que ainda não há entidades reconhecendo tais fatos. Essa afirmação está incorreta, pois a contabilidade ambiental já é reconhecida e muitas entidades estão adotando práticas de contabilidade que incluem aspectos ambientais. Portanto, a desautorização de Romeu não está correta. II. Carlos, o consultor contábil, afirma que a ONU criou o Sistema Ambiental Internacional em 1915. Essa informação está incorreta, pois a ONU foi criada em 1945 e o conceito de contabilidade ambiental e sistemas relacionados se desenvolveu posteriormente, especialmente a partir da década de 1970. Portanto, a informação obtida por Carlos não está correta. III. Rute, a contabilista, foi solicitada por Mauro a apresentar relatórios contábeis que incluíssem informações ambientais. A afirmação de que o pedido de Mauro auxilia no processo de tomada de decisão por parte da gestão da empresa é verdadeira, pois a inclusão de informações ambientais pode ajudar a gestão a tomar decisões mais informadas e sustentáveis. Com base na análise, apenas o item III está correto. Portanto, a alternativa correta é: E) III, apenas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais conteúdos dessa disciplina