Logo Passei Direto
Buscar

A NBR 8419/1992 da Associação Brasileira de Normas Técnicas-ABNT estabelece os requisitos mínimos para o projeto de aterros sanitários, definindo-os como uma técnica de disposição de resíduos que visa proteger a saúde e a segurança, além de minimizar impactos ambientais. Um aterro sanitário conta necessariamente com unidades operacionais e unidades de apoio:

Unidades operacionais: células de lixo; impermeabilização do solo; sistema de coleta e tratamento dos líquidos percolados (chorume); sistema de coleta e queima (ou beneficiamento) do biogás; sistema de drenagem das águas pluviais; sistemas de monitoramento ambiental, topográfico e geotécnico; e pátio de estocagem de materiais. • Unidades de apoio: cerca e barreira vegetal; estradas de acesso e de serviço; balança rodoviária; sistema de controle de resíduos; guarita de entrada; prédio administrativo; oficina e borracharia.

Contudo, os aterros sanitários apresentam algumas desvantagens, entre elas, destacam-se:

a necessidade de grandes áreas de terreno para a sua implementação, que idealmente não deveriam estar muito distantes dos centros urbanos devido a necessidade de reduzir os custos de transporte dos resíduos;

as condições meteorológicas adversas como chuvas intensas, que podem também impactar a operação dos aterros;

grandes quantidades diárias de material inerte para cobrir os resíduos;

a desvalorização dos imóveis nas áreas vizinhas.

Com base nos textos acima no tema Disposição Final de Resíduos Sólidos Urbanos, analise as asserções a seguir.

I – As exigências legais para implementação de um aterro sanitário inviabilizam a sua implantação pelo Poder Público.

II – Dentre as principais alternativas para superar os desafios na implantação de aterros sanitários destacam-se: consórcios intermunicipais e a cooperação entre diferentes entes federados, a fim de aumentar a eficiência e reduzir os custos de operação.

Assinale a alternativa correta.

Alternativas:

  • a)
  • A asserção I é verdadeira e a II justifica corretamente a I.
  • b)
  • A asserção I é verdadeira, enquanto a asserção II falsa.
  • c)
  • A asserção I é falsa, enquanto a asserção II é verdadeira.
  • d)
  • A asserção I e II são falsas.
  • e)
  • A asserção I é verdadeira e a II não justifica a I.


User badge image
Maycon Romero Ferreira Barreto

anteontem

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

anteontem

Vamos analisar as asserções: I – As exigências legais para implementação de um aterro sanitário inviabilizam a sua implantação pelo Poder Público. Essa afirmativa é falsa. Embora existam exigências legais, elas não inviabilizam a implantação, mas sim estabelecem critérios que devem ser seguidos para garantir a segurança e a proteção ambiental. II – Dentre as principais alternativas para superar os desafios na implantação de aterros sanitários destacam-se: consórcios intermunicipais e a cooperação entre diferentes entes federados, a fim de aumentar a eficiência e reduzir os custos de operação. Essa afirmativa é verdadeira. A cooperação entre municípios e entes federados é uma estratégia válida para enfrentar os desafios da gestão de resíduos. Com base nessa análise, temos: - A asserção I é falsa. - A asserção II é verdadeira. Portanto, a alternativa correta é: c) A asserção I é falsa, enquanto a asserção II é verdadeira.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais conteúdos dessa disciplina