Logo Passei Direto
Buscar
O conceito de esporte-paralímpico, foi se desenvolvendo de acordo com a evolução da prática esportiva adaptada, fato marcado após o grande impacto gerado pela Segunda Guerra mundial. Com o fim da Guerra, pessoas tiveram que se adaptar para as atividades básicas diárias até as barreiras físicas para a prática esportiva de rendimento. A evolução dos jogos paralímpicos passa da atribuição do sentido à vida e recuperação física, para incluir a percepção de competência e desta forma, ter o esporte como profissão.
No que diz respeito a evolução e história dos Jogos Paralímpicos, com base no Livro Educação Física Inclusiva, analise as afirmativas a seguir:
I – O médico neurologista Ludwig Guttmann, com intuito de recuperação de soldados feridos em combate, adaptou de início modalidades esportivas como o basquetebol, tênis de mesa, corrida e natação.
II – O atletismo Paralímpico, assim como o olímpico, apresenta provas de pista, rua e campo, com provas de corrida, saltos, lançamentos e arremessos.
III- A bocha paralímpica é a única modalidade em que a deficiência auditiva se encaixa para os Jogos Paralímpicos de Verão.
I apenas.
II apenas.
I e II apenas.
I e III apenas.
I, II e III.
User badge image
Desenvolvendo com Questões

há 5 dias

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 5 dias

Vamos analisar cada afirmativa: I – O médico neurologista Ludwig Guttmann, com intuito de recuperação de soldados feridos em combate, adaptou de início modalidades esportivas como o basquetebol, tênis de mesa, corrida e natação. Verdadeiro, Ludwig Guttmann foi fundamental na criação do movimento paralímpico e adaptou várias modalidades esportivas para ajudar na recuperação de soldados. II – O atletismo Paralímpico, assim como o olímpico, apresenta provas de pista, rua e campo, com provas de corrida, saltos, lançamentos e arremessos. Verdadeiro, o atletismo paralímpico realmente inclui essas categorias de provas, assim como no atletismo olímpico. III- A bocha paralímpica é a única modalidade em que a deficiência auditiva se encaixa para os Jogos Paralímpicos de Verão. Falso, a bocha paralímpica é uma modalidade para atletas com deficiências físicas, e não é exclusiva para deficientes auditivos. Existem outras modalidades que também incluem atletas com deficiência auditiva. Com base nessa análise, as afirmativas I e II são verdadeiras, enquanto a III é falsa. Portanto, a alternativa correta que contém todos os itens verdadeiros é: I e II apenas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

O conceito de monstruosidade associado a pessoas com algum tipo de deficiência, principalmente deficiências físicas, persistiu até o século XX na literatura anatômica. Assim como, em leis e decretos, é possível identificar termos por vezes pejorativos ou inadequados ao se referir a pessoas que possuem algum tipo de deficiência. Entretanto, essas nomenclaturas vêm sendo substituídas, com o objetivo de descrever as deficiências de maneira mais respeitosa em relação a essas pessoas.
No que diz respeito aos termos e nomenclaturas, com base no Livro Educação Física Inclusiva, analise as afirmativas a seguir:
I - A utilização do termo “pessoa portadora de deficiência”, perdurou até os anos de 1993, contudo o significado de “portador” foi contestado, uma vez que se pode portar e deixar de portar, por exemplo, um objeto como uma bolsa. Quando pensamos em uma deficiência, a questão de poder portar e deixar de portá-la não é possível que ocorra.
II - Termos como “pessoas com necessidades especiais”, “crianças especiais”, “alunos especiais”, “pacientes especiais” começaram a ser utilizados a partir de 1990 e são utilizados até hoje. Contudo, a PEC 25/2017 aprovou, em primeiro turno, a padronização da nomenclatura correta adotando o termo “pessoa com deficiência”.
III- A PEC 25/2017 aprovou os termos “pessoa deficiente” e “pessoa com deficiência” como sendo as nomenclaturas corretas nos dias atuais. Uma vez que substantivo “deficiente” passou a ser utilizado como adjetivo, sendo-lhe acrescentado o substantivo “pessoa”.
I apenas.
II apenas.
I e II apenas.
I e III apenas.
I, II e III.

Mais conteúdos dessa disciplina