Logo Passei Direto
Buscar

Direito

Outros
Arthur, Bruno, Fernanda e Camille foram acusados de furto simples praticado em 2020. Arthur foi definitivamente condenado, Bruno foi condenado, porém, recorreu e ainda não houve decisão definitiva. Fernanda aceitou suspensão condicional do processo, já cumprida, e Camille foi absolvida, tendo havido recurso do Ministério Público, ainda não julgado. Em julho de 2023, sobreveio acusação de uso de documento particular falso contra os quatro.
Considerando preenchidos os demais requisitos, e considerando apenas os antecedentes criminais mencionados, assinale a opção que indica os que podem celebrar Acordo de Não Persecução Penal.
A) Arthur e Bruno.
B) Arthur e Fernanda.
C) Bruno e Camille.
D) Fernanda e Camille.
User badge image
Progresso com Exercícios

há 4 dias

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 4 dias

Para determinar quem pode celebrar o Acordo de Não Persecução Penal (ANPP), precisamos analisar a situação de cada um dos acusados em relação aos antecedentes criminais mencionados. 1. Arthur: Foi definitivamente condenado, o que impede a celebração do ANPP, pois ele já possui uma condenação transitada em julgado. 2. Bruno: Foi condenado, mas recorreu e ainda não houve decisão definitiva. Ele ainda pode ser considerado para o ANPP, pois a condenação não é definitiva. 3. Fernanda: Aceitou a suspensão condicional do processo, que é uma forma de evitar a condenação. Como ela já cumpriu essa suspensão, ela não possui condenação e pode celebrar o ANPP. 4. Camille: Foi absolvida, o que significa que não possui condenação e, portanto, também pode celebrar o ANPP. Agora, analisando as opções: A) Arthur e Bruno - Arthur não pode, então essa opção está errada. B) Arthur e Fernanda - Arthur não pode, então essa opção está errada. C) Bruno e Camille - Ambos podem celebrar o ANPP, então essa opção está correta. D) Fernanda e Camille - Ambas podem celebrar o ANPP, então essa opção também está correta. Como a pergunta pede a opção que indica os que podem celebrar o Acordo de Não Persecução Penal, a resposta correta é C) Bruno e Camille.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A sociedade empresária Alfa contratou o advogado João Carlos para propor ação de repetição de indébito tributário contra a Fazenda Nacional. Foi outorgado mandato específico para a referida demanda e celebrado o respectivo contrato de honorários. No decorrer da prestação dos serviços, devido ao grande conhecimento de João Carlos em outras áreas do direito, bem como à sua pronta disponibilidade, os responsáveis pela Alfa passaram a consultá−lo informalmente sobre diversos assuntos da empresa, inclusive adotando medidas e tomando decisões a partir das orientações verbais prestadas. Seis meses após o início dessas consultas, a empresa Alfa e João Carlos formalizaram outro contrato de honorários advocatícios, com efeitos prospectivos, desta feita para a prestação da atividade consultiva em curso.
Acerca da atuação profissional de João Carlos durante o período anterior à formalização do contrato de honorários, assinale a afirmativa correta.
A) Não há como reconhecer as atividades prestadas por João Carlos no período anterior à formalização do contrato de honorários, pois a atuação do advogado, salvo em situações urgentes, exige a prova do mandato.
B) A outorga de mandato para as atividades de consultoria jurídica é prescindível, porém a falta de formalização dos serviços prestados, por meio de contrato de honorários, torna o período anterior insuscetível de reconhecimento.
C) As atividades prestadas por João Carlos no período podem ser reconhecidas, uma vez que a consultoria jurídica independe de outorga de mandato ou formalização por contrato de honorários, sendo desinfluente o modo pelo qual foram prestados os serviços.
D) O não reconhecimento das atividades prestadas por João Carlos no período anterior à formalização do contrato de honorários decorre do fato de que a atuação se deu de forma verbal, de tal modo que, se a atuação tivesse se dado por escrito, as atividades prestadas poderiam ser reconhecidas.

A questão exige conhecimento acerca da Lei n. 13.105/2015 (Código de Processo Civil – CPC) e pede ao candidato que assinale o item correto, de acordo com o texto que segue: “Samuel ajuizou ação de exigir contas contra Maria, requerendo sua citação para que as preste ou ofereça contestação, no prazo de 15 (quinze) dias úteis. Em sua petição inicial, Samuel alegou que, por força de contrato de mandato, teria confiado a administração de recursos próprios a Maria, que, no entanto, não prestou regularmente contas de forma extrajudicial, conforme entre si acordado. Em que pese Maria tenha oferecido contestação à ação, o juiz julgou procedente o pedido, condenando Maria a prestar as contas, no prazo de 15 (quinze) dias úteis.
Assinale o item correto.
A) Errado. O juiz pode, sim, determinar a realização de exame pericial, nos termos do art. 550, § 6º, CPC: "Art. 550, § 6º Se o réu apresentar as contas no prazo previsto no § 5º, seguir-se-á o procedimento do § 2º, caso contrário, o autor apresentá-las-á no prazo de 15 (quinze) dias, podendo o juiz determinar a realização de exame pericial, se necessário."
B) Errado. Maria deve prestar as contas no prazo de 15 dias, sob pena de não lhe ser lícito impugnar as que Samuel apresentar. Aplicação do art. 551, § 5º, CPC: "Art. 551, § 5º A decisão que julgar procedente o pedido condenará o réu a prestar as contas no prazo de 15 (quinze) dias, sob pena de não lhe ser lícito impugnar as que o autor apresentar."
C) Errado. Se tratando de decisão de procedência, o recurso cabível é o agravo de instrumento e o prazo é de 15 dias. Nesse sentido, é a jurisprudência do STJ: “Fixadas essas premissas e considerando que a ação de exigir contas poderá se desenvolver em duas fases procedimentais distintas, condicionando-se o ingresso à segunda fase ao teor do ato judicial que encerra a primeira fase; e que o conceito de sentença previsto no art. 203, §1º, do CPC/15, aplica-se como regra ao procedimento comum e, aos procedimentos especiais, apenas na ausência de regra específica, o ato judicial que encerra a primeira fase da ação de exigir contas possuirá, a depender de seu conteúdo, diferentes naturezas jurídicas: se julgada procedente a primeira fase da ação de exigir contas, o ato judicial será decisão interlocutória com conteúdo de decisão parcial de mérito, impugnável por agravo de instrumento; se julgada improcedente a primeira fase da ação de exigir contas ou se extinto o processo sem a resolução de seu mérito, o ato judicial será sentença, impugnável por apelação." [STJ - 3ª Turma - REsp n.: 1.746.337/RS - Rel.ª.: Min.ª.: Nancy Andrighi - D.J.: 11.06.2019] - Grifou-se
D) Correto e, portanto, gabarito da questão. Inteligência do art. 551, § 2º, CPC: "Art. 551, § 2º As contas do autor, para os fins do art. 550, § 5º , serão apresentadas na forma adequada, já instruídas com os documentos justificativos, especificando-se as receitas, a aplicação das despesas e os investimentos, se houver, bem como o respectivo saldo."

Mais conteúdos dessa disciplina