Logo Passei Direto
Buscar

Outros

Outros
(ENADE, 2013) Um levantamento feito pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), ligada ao Ministério da Saúde, em parceria com a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad), revelou que cerca de 370 mil brasileiros de todas as idades usaram regularmente crack e(ou) similares (pasta base, merla e óxi) nas 26 capitais brasileiras e no Distrito Federal, ao longo de, pelo menos, seis meses, em 2012. Esses resultados ratificam a necessidade do fortalecimento da estratégia de Redução de Danos, a qual consiste em:
Ampliar as ofertas de cuidado ao usuário/ dependente químico, instituindo novas tecnologias de intervenção e mantendo o compromisso com o respeito às diferentes formas de o usuário/dependente químico ser e estar no mundo.
A Desenvolver um programa cuja meta seja a cura do dependente químico, por meio de um tratamento que o estimule a refletir sobre a sua culpa e a aceitar a punição por seu comportamento inadequado.
B Estabelecer um programa proibicionista, apostando na força do medo e no apelo moral e utilizando técnicas de cuidados que poderiam ser resumidas como a persuasão dos indivíduos para atuarem com tolerância zero.
C Oferecer continuidade para o uso da droga, considerada como um problema legal e moral.
D Ampliar as ofertas de cuidado ao usuário/ dependente químico, instituindo novas tecnologias de intervenção e mantendo o compromisso com o respeito às diferentes formas de o usuário/dependente químico ser e estar no mundo.
User badge image
CuriosidadesGerais

há 3 semanas

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 3 semanas

A questão aborda a estratégia de Redução de Danos em relação ao uso de drogas, especificamente crack e similares. A Redução de Danos é uma abordagem que visa minimizar os efeitos negativos do uso de substâncias, focando no cuidado e no respeito ao usuário. Analisando as alternativas: A) Desenvolver um programa cuja meta seja a cura do dependente químico, por meio de um tratamento que o estimule a refletir sobre a sua culpa e a aceitar a punição por seu comportamento inadequado. - Essa abordagem é mais punitiva e não se alinha com a Redução de Danos. B) Estabelecer um programa proibicionista, apostando na força do medo e no apelo moral e utilizando técnicas de cuidados que poderiam ser resumidas como a persuasão dos indivíduos para atuarem com tolerância zero. - Essa alternativa também não se alinha com a filosofia da Redução de Danos. C) Oferecer continuidade para o uso da droga, considerada como um problema legal e moral. - Essa opção não reflete a abordagem de cuidado e respeito que a Redução de Danos propõe. D) Ampliar as ofertas de cuidado ao usuário/ dependente químico, instituindo novas tecnologias de intervenção e mantendo o compromisso com o respeito às diferentes formas de o usuário/dependente químico ser e estar no mundo. - Esta alternativa é exatamente a descrição da estratégia de Redução de Danos. Portanto, a alternativa correta é: D.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

As doenças infecciosas são provocadas por microrganismos, como fungos, bactérias, vírus ou parasitas. Há vários agentes patogênicos que convivem harmoniosamente no organismo humano, entretanto alguns agentes microscópicos em determinadas condições podem provocar doenças, sendo que algumas são transmitidas através de picadas de insetos, mordidas de animais, exposição a determinados agentes, adquiridas por ingestão de água ou alimentos contaminados, entre outros fatores. Sobre essas doenças, associe os itens, utilizando o código a seguir:
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) Podemos identificar essa doença através do aparecimento clássico de alguns sintomas, como cirrose, ascite e tumores no fígado.
( ) Esta doença é causada por vários tipos de micróbios, como bactérias, fungos e vírus, tendo uma representação importante no panorama nacional com muitos casos por ano, mas prevenível com vacinação.
( ) Essa doença é considerada endêmica no norte do Brasil, mais precisamente na região amazônica, devido à colonização e à mineração, sendo também relacionada ao abandono das políticas de saúde pública e à falta de higiene pessoal.
( ) Os usuários de crack e portadores de HIV têm maiores chances de desenvolver essa doença, quando o doente adere ao tratamento, não pode desistir, pois, dessa forma, o bacilo se torna mais resistente, correndo risco de desenvolver uma forma mais grave da doença.
A I - III - IV - II.
B I - II - III - IV.
C II - IV - I - III.
D III - I - II - IV.

Mais conteúdos dessa disciplina