Logo Passei Direto
Buscar

História

Outros
Durante o processo orçamentário do CRM‑ES para o exercício de 2025, o setor contábil elaborou e encaminhou a proposta da lei orçamentária anual ao Poder Legislativo, conforme os prazos legais. Com base nessa situação hipotética e no ciclo orçamentário previsto na Lei nº 4.320/1964, as atividades descritas correspondem à fase de
A A previsão da receita pública
B elaboração da proposta orçamentária.
C execução orçamentária.
D controle externo orçamentário.
E avaliação de resultados fiscais.
User badge image
Discussões sobre Licenciatura em História

há 17 horas

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 17 horas

Vamos analisar as alternativas com base na situação apresentada e no ciclo orçamentário previsto na Lei nº 4.320/1964. A situação descreve que o setor contábil elaborou e encaminhou a proposta da lei orçamentária anual ao Poder Legislativo. Isso se refere à fase em que se cria e se propõe o orçamento para o próximo exercício. Agora, vamos analisar as alternativas: A) A previsão da receita pública - Esta fase envolve estimar quanto será arrecadado, mas não se refere à elaboração da proposta orçamentária em si. B) Elaboração da proposta orçamentária - Esta alternativa se refere exatamente ao que foi descrito: a elaboração e o envio da proposta da lei orçamentária ao Poder Legislativo. C) Execução orçamentária - Esta fase ocorre após a aprovação do orçamento, quando os recursos são efetivamente utilizados. D) Controle externo orçamentário - Refere-se à fiscalização e controle do uso dos recursos, não à elaboração da proposta. E) Avaliação de resultados fiscais - Esta fase envolve a análise dos resultados após a execução do orçamento, não a elaboração. Portanto, a alternativa correta é: B) elaboração da proposta orçamentária.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

Um órgão federal pretende repassar recursos financeiros a um município para execução conjunta de ação de interesse recíproco, sem contraprestação remuneratória típica e sem transferência de bens ao órgão federal. A área demandante cogita aplicar integralmente a Lei n.º 14.133/2021 ao instrumento de repasse.
Considerando a situação apresentada, assinale a alternativa correta sobre o enquadramento jurídico e os instrumentos e normas aplicáveis.
A Deve-se instaurar procedimento licitatório regido integralmente pela Lei n.º 14.133/2021, culminando na celebração de um contrato administrativo entre o órgão federal e o município, por se tratar de transferência de recursos públicos.
B O instrumento adequado é o convênio (ou, conforme o arranjo operacional, contrato de repasse com instituição mandatária), nos termos do Decreto n.º 11.531/2023, com plano de trabalho e execução descentralizada pelo município; a Lei n.º 14.133/2021 aplica-se às contratações que o município venha a realizar para executar o objeto, e não à celebração do convênio em si.
C Por envolver repasse de recursos para execução por outro ente, a celebração deve ocorrer por Termo de Execução Descentralizada (TED), dispensando-se as regras específicas de transferências voluntárias.
D Recomenda-se a celebração de contrato de gestão, por se tratar de parceria para desempenho de atividades de interesse público, afastando-se o regime de convênios.
E O convênio deve ser integralmente cadastrado e publicizado no PNCP, e eventuais sanções aplicadas ao Município por descumprimento do convênio também devem ser registradas no PNCP, por força do art. 174 da Lei n.º 14.133/2021 e da Portaria Conjunta MGI/MF/CGU n.º 33/2023.

Mais conteúdos dessa disciplina