O empreendedorismo pode ser considerado uma engrenagem que ajuda a economia a rodar. É indiscutível seu papel para a geração de emprego, renda e consequentemente do crescimento econômico. Neste sentido, podemos dizer que no centro de qualquer atividade econômica está um empresário. Qualquer produto novo ou serviço é sem dúvida motivado pelas necessidades do consumidor, mas iniciado, projetado, desenvolvido, promovido e colocado apenas por um empreendedor. Ou seja, é da vontade do empreendedor que surgem novos produtos e serviços.
Nesse sentido, pode-se dizer que:
I. Em termos simples, pode-se dizer que uma pessoa que realiza atividades de negócios é denominada empreendedor. Mas os economistas clássicos como Adam Smith e Alfred Marshall não usavam a palavra empreendedor, em vez disso, eles usaram as palavras como empregador, empresário ou comerciante.
II. Um conceito interessante sobre empreendedorismo vem de Jean Baptiste Say, o famoso economista criador da “Lei de Say”, que diz que toda oferta cria sua própria demanda. Segundo sua visão, empreendedor é aquele que combina a terra de um, o trabalho de outro e capital de outro e, assim, produz um produto. Ao vender os produtos no mercado, ele paga juros sobre o capital, aluguel sobre a terra, salário aos trabalhadores e o que resta são seus lucros.
III. Para Joseph Schumpeter, uma pessoa que introduz mudanças inovadoras é um empreendedor e é parte integrante do crescimento econômico. Já Peter Drucker, destaca que empreendedor é aquele que nem sempre busca a mudança, responde a ela e explora como uma oportunidade.
Seguindo as alternativas acima. Assinale a correta:
a.
Apenas as alternativas II e III estão corretas.
b.
Apenas a alternativa I está errada.
c.
Apenas as alternativas I e II estão corretas.
d.
Apenas as alternativas I e III estão corretas.
e.
Todas as alternativas estão corretas.
Ed
há 2 meses
Vamos analisar cada uma das afirmativas: I. Em termos simples, pode-se dizer que uma pessoa que realiza atividades de negócios é denominada empreendedor. Mas os economistas clássicos como Adam Smith e Alfred Marshall não usavam a palavra empreendedor, em vez disso, eles usaram as palavras como empregador, empresário ou comerciante. Essa afirmativa é verdadeira, pois realmente os economistas clássicos não utilizavam o termo "empreendedor" como o conhecemos hoje. II. Um conceito interessante sobre empreendedorismo vem de Jean Baptiste Say, o famoso economista criador da “Lei de Say”, que diz que toda oferta cria sua própria demanda. Segundo sua visão, empreendedor é aquele que combina a terra de um, o trabalho de outro e capital de outro e, assim, produz um produto. Ao vender os produtos no mercado, ele paga juros sobre o capital, aluguel sobre a terra, salário aos trabalhadores e o que resta são seus lucros. Essa afirmativa também é verdadeira e reflete a visão de Say sobre o papel do empreendedor. III. Para Joseph Schumpeter, uma pessoa que introduz mudanças inovadoras é um empreendedor e é parte integrante do crescimento econômico. Já Peter Drucker, destaca que empreendedor é aquele que nem sempre busca a mudança, responde a ela e explora como uma oportunidade. Essa afirmativa é verdadeira, pois descreve corretamente as visões de Schumpeter e Drucker sobre o empreendedorismo. Agora, vamos às alternativas: a. Apenas as alternativas II e III estão corretas. (Incorreta, pois a I também está correta) b. Apenas a alternativa I está errada. (Incorreta, pois a I está correta) c. Apenas as alternativas I e II estão corretas. (Incorreta, pois a III também está correta) d. Apenas as alternativas I e III estão corretas. (Incorreta, pois a II também está correta) e. Todas as alternativas estão corretas. (Correta, pois todas as afirmativas I, II e III estão corretas) Portanto, a alternativa correta é: e. Todas as alternativas estão corretas.