Logo Passei Direto
Buscar

Contabilidade Pública

Colégio Objetivo
A estrutura conceitual para elaboração e divulgação de informação contábil, de propósito geral pelas entidades do setor público, estabelece os conceitos que fundamentam a elaboração e a divulgação dos Relatórios Contábeis de Propósito Geral das Entidades do Setor Público (RCPGs).
Sobre o que prevê a estrutura conceitual, analise as sentenças a seguir:
I- O conteúdo dos relatórios é previsto pela estrutura conceitual, a qual prescreve a forma padrão dos RCPGs.
II- Os RCPGs são os componentes centrais da transparência da informação contábil dos governos e de outras entidades do setor público.
III- Alguns usuários da informação contábil podem ter a prerrogativa de exigir a elaboração de relatórios para atender as suas necessidades específicas, mesmo que os relatórios não sejam elaborados para atender especificamente a essas necessidades.
IV- Os RCPGs devem ser elaborados com base no regime de competência.
V- Os objetivos da elaboração e divulgação da informação contábil não estão relacionados às necessidades de informações dos usuários dos RCPGs.
A As sentenças I, II e IV estão corretas.
B As sentenças III e V estão corretas.
C As sentenças II, III e IV estão corretas.
D As sentenças II, III e V estão corretas.
User badge image
Estudando com Questões

anteontem

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

anteontem

Vamos analisar cada uma das sentenças: I- O conteúdo dos relatórios é previsto pela estrutura conceitual, a qual prescreve a forma padrão dos RCPGs. Falso, a estrutura conceitual estabelece princípios e conceitos, mas não prescreve a forma padrão dos relatórios. II- Os RCPGs são os componentes centrais da transparência da informação contábil dos governos e de outras entidades do setor público. Verdadeiro, essa afirmativa está correta, pois os RCPGs são fundamentais para a transparência. III- Alguns usuários da informação contábil podem ter a prerrogativa de exigir a elaboração de relatórios para atender as suas necessidades específicas, mesmo que os relatórios não sejam elaborados para atender especificamente a essas necessidades. Falso, a elaboração dos RCPGs deve atender às necessidades gerais dos usuários, não a demandas específicas. IV- Os RCPGs devem ser elaborados com base no regime de competência. Verdadeiro, essa afirmativa está correta, pois os RCPGs são elaborados seguindo o regime de competência. V- Os objetivos da elaboração e divulgação da informação contábil não estão relacionados às necessidades de informações dos usuários dos RCPGs. Falso, os objetivos estão diretamente relacionados às necessidades dos usuários. Agora, vamos ver quais sentenças estão corretas: - Sentenças II e IV estão corretas. Analisando as alternativas: A) I, II e IV - Falsa (I é falsa) B) III e V - Falsa (ambas são falsas) C) II, III e IV - Falsa (III é falsa) D) II, III e V - Falsa (III e V são falsas) Portanto, a alternativa correta que contém todas as sentenças verdadeiras é: nenhuma das alternativas apresentadas está correta.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Mais conteúdos dessa disciplina