Logo Passei Direto
Buscar
Leia o trecho a seguir sobre processos geológico-geotécnicos: “A ocorrência de processos geológicos-geotécnicos (escorregamentos, erosão, solapamento de margens, assoreamento, inundação, colapsos e subsidências) afeta praticamente todas as regiões brasileiras, tanto em áreas urbanas como rurais e de empreendimento. Esses processos, além dos evidentes danos econômicos e ambientais, podem levar à perda de vidas humanas. O IPT possui uma atuação histórica na identificação e mapeamento desses processos e análise dos riscos a eles associados. Realiza pesquisas e serviços que visam à elaboração de diagnósticos e prognósticos para a prevenção de acidentes, estabilização e recuperação de áreas atingidas, propondo medidas de prevenção e mitigação estruturais e não-estruturais, e desenvolvendo planos de gerenciamento de áreas de risco.”
Com base no texto lido, quanto às fases de execução do plano de risco, ordene os itens a seguir: I- Acompanhamento dos riscos. II- Análise dos riscos. III- Identificação dos riscos. IV- Plano de gestão dos riscos.Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A II - I - III - IV.
B I - IV - II - III.
C III - II - IV - I.
D IV - III - I - II.
User badge image
Questões para Estudantes

anteontem

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

anteontem

Vamos analisar as fases de execução do plano de risco apresentadas: I - Acompanhamento dos riscos. II - Análise dos riscos. III - Identificação dos riscos. IV - Plano de gestão dos riscos. A sequência correta para a execução de um plano de risco geralmente segue a ordem lógica de identificação, análise, planejamento e acompanhamento. Portanto, a ordem correta deve ser: 1. Identificação dos riscos (III): Primeiro, é necessário identificar quais são os riscos presentes na área. 2. Análise dos riscos (II): Após a identificação, é feita a análise para entender a magnitude e a probabilidade dos riscos. 3. Plano de gestão dos riscos (IV): Com a análise realizada, elabora-se um plano para gerenciar esses riscos. 4. Acompanhamento dos riscos (I): Por fim, é necessário acompanhar os riscos e a eficácia das medidas implementadas. Assim, a sequência correta é: III - II - IV - I. Portanto, a alternativa que apresenta a sequência correta é: C) III - II - IV - I.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Leia o trecho a seguir sobre a concepção dos solos residuais: “Solos residuais são aqueles provenientes da decomposição e alteração das rochas in situ, em que o agente de transporte é reduzido a um mínimo. Quando as condições climáticas e topográficas são favoráveis, os produtos do intemperismo podem sofrer os efeitos da erosão e de agentes transportadores que os removem para outros locais, tais como: terrenos baixos, rios ou oceanos. [...] Sob o ponto de vista da engenharia, apresentam características indesejáveis, destacando-se sua elevada compressibilidade e alta capacidade de absorção de água. São de grande importância técnica”.
Com base no texto lido, quanto ao tipo de solo residual transportado por meio de correntes de ar e ação do vento, assinale a alternativa CORRETA:
A Coluvião.
B Eluvião.
C Aluvião.
D Residual in situ.

Leia o trecho a seguir sobre as tensões usuais presentes em massa de solo: "O cálculo de tensões e deformações é importante em todas as áreas da engenharia. Assim, na mecânica dos solos não seria diferente. As tensões in situ são as tensões em que o solo está submetido a determinada profundidade em situações normais. A tensão é função da profundidade, do peso específico do solo e da água. [...] A tensão efetiva é aproximadamente a força por área realizada pelos sólidos do solo, sendo responsável pelo controle de volume e força do solo. Dessa forma, o aumento da tensão efetiva resulta em torná-lo mais denso e compacto. Quando ocorre percolação de água no solo, a tensão efetiva é diferente da tensão estática e pode diminuir ou aumentar, variando conforme a direção de percolação. Casos em que a tensão efetiva é nula ocorre o gradiente crítico, isso é, o solo não possui estabilidade e ocorre o fenômeno conhecido como ‘areia movediça’."
Com base no texto lido, sobre a aplicação de tensões no solo, quanto à equação de tensão efetiva (tensão suportada pelos sólidos do solo), assinale a alternativa CORRETA:
A σ '=σ-µ.
B µ=γa×H.
C τ=c+σ×tg Φ.
D σ=E×ε.

Leia o trecho a seguir sobre as incertezas em projetos geotécnicos: “Você sabe o que é Geotecnia Ambiental? Estamos falando de um segmento que ganhou relevância por conta da elaboração de várias leis ambientais e do crescimento da construção civil no Brasil. Trata-se de uma área que envolve tanto os conhecimentos da Engenharia Ambiental quanto da Civil, onde o foco está no manuseio de obras e extrações de recursos de uma forma que não prejudique a água, o solo e a biodiversidade do espaço. Dessa forma, os profissionais que atuam nessa área são responsáveis por supervisionar e desenvolver estratégias para diminuir ou extinguir os eventuais impactos ambientais que obras ou ações de extração de recursos podem causar.”
Sobre o texto apresentado, acerca da concepção teórica da Geotecnia Ambiental, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: I- A Geotecnia Ambiental é um ramo de estudo da Engenharia Geotécnica que aborda a Geotecnologia aplicada a construções diversas. PORQUE II- O engenheiro geotécnico tem um trabalho composto de investigação, levando em conta os aspectos socioeconômicos, ambientais e operacionais de uma região de estudo. Assinale a alternativa CORRETA:
A As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
B As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
C A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
D A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.

Leia o trecho a seguir sobre a resistência ao cisalhamento de solos: Segundo Silva e Carvalho (2007, p. 854), “A resistência do solo ao cisalhamento é determinada pelas características coesivas e friccionais entre as partículas do solo, sendo definida como a tensão máxima cisalhante que o solo pode suportar sem sofrer ruptura (PINTO, 2000). Os principais fatores que influenciam a resistência do solo ao cisalhamento são a distribuição de partículas do solo, a densidade, a estrutura e o teor de água no solo (MCKYES et al., 1994). Em solos de textura arenosa, a resistência ao cisalhamento depende basicamente do atrito entre as partículas, enquanto em solos argilosos ela depende não só do atrito entre partículas, como também da coesão do solo (LEBERT; HORN, 1991).”
Com base no texto lido, sobre a avaliação de resistência ao cisalhamento de solos, quanto à equação de formação da resistência ao cisalhamento de um solo submetido a uma tensão vertical (carga), assinale a alternativa CORRETA:
A µ=γa×H
B σ '=σ-µ.
C σ=E×ε
D τ=c+σ×tg Φ.

Mais conteúdos dessa disciplina