A alteração unilateral é considerada cláusula exorbitante pela lei. A respeito dela, marque a opção incorreta.
a.
A Administração Pública pode modificar os contratos administrativos unilateralmente para melhor adequação às finalidades de interesse público, respeitados os direitos do contratado.
b.
Para que as modificações unilaterais ocorram, é necessária a observância de apenas dois requisitos: a motivação adequada e o respeito à natureza do contrato.
c.
Como se pode inferir, a legislação determina que as alterações unilaterais decorrerão de alterações qualitativas ou quantitativas do objeto licitado.
d.
Se conservadas as mesmas condições contratuais, o contratado é obrigado a concordar com a alteração diante de acréscimos ou supressões de até 25% do valor inicial atualizado do contrato, nas obras, serviços ou compras.
e.
Na alteração unilateral, o contratado possui o direito de ver mantido o equilíbrio econômico-financeiro do contrato que firmou com a Administração Pública, conforme preceitua o art. 65, §§ 4º, 5º e 6º da Lei 8.666/1993.
Ed
mês passado
Vamos analisar cada uma das alternativas para identificar a opção incorreta: a) A Administração Pública pode modificar os contratos administrativos unilateralmente para melhor adequação às finalidades de interesse público, respeitados os direitos do contratado. - Esta afirmação está correta, pois a Administração pode sim realizar alterações unilaterais. b) Para que as modificações unilaterais ocorram, é necessária a observância de apenas dois requisitos: a motivação adequada e o respeito à natureza do contrato. - Esta afirmação é incorreta, pois, além da motivação e do respeito à natureza do contrato, é necessário observar outros requisitos, como a necessidade de interesse público. c) Como se pode inferir, a legislação determina que as alterações unilaterais decorrerão de alterações qualitativas ou quantitativas do objeto licitado. - Esta afirmação está correta, pois as alterações podem ocorrer por essas razões. d) Se conservadas as mesmas condições contratuais, o contratado é obrigado a concordar com a alteração diante de acréscimos ou supressões de até 25% do valor inicial atualizado do contrato, nas obras, serviços ou compras. - Esta afirmação está correta, pois o contratado deve concordar com essas alterações. e) Na alteração unilateral, o contratado possui o direito de ver mantido o equilíbrio econômico-financeiro do contrato que firmou com a Administração Pública, conforme preceitua o art. 65, §§ 4º, 5º e 6º da Lei 8.666/1993. - Esta afirmação está correta, pois o equilíbrio econômico-financeiro deve ser mantido. Portanto, a opção incorreta é a b).