Logo Passei Direto
Buscar
Atente-se à significação e à função contextual do advérbio talvez, de modo a assinalar a alternativa correta em se tratando da intenção comunicativa modalizadora do cronista ao utilizá-lo no trecho:
Atente-se à significação e à função contextual do advérbio talvez, de modo a assinalar a alternativa correta em se tratando da intenção comunicativa modalizadora do cronista ao utilizá-lo no trecho:
“Talvez fosse melhor uma aproximação mais gentil.”
(A) Epistêmica asseverativa.
(B) Epistêmica quase-asseverativa.
(C) Deôntica por volição.
(D) Deôntica por obrigação.
(E) Epistêmica delimitadora.
User badge image
Questões para Estudantes

há 12 horas

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 12 horas

Para analisar a intenção comunicativa do advérbio "talvez" na frase "Talvez fosse melhor uma aproximação mais gentil", precisamos entender o que cada alternativa representa em termos de modalização. - Epistêmica refere-se a uma afirmação que expressa um juízo sobre a verdade de uma proposição. - Deôntica refere-se a obrigações ou permissões. Agora, vamos analisar as alternativas: (A) Epistêmica asseverativa - Isso indicaria uma afirmação forte, o que não se aplica aqui, pois "talvez" sugere incerteza. (B) Epistêmica quase-asseverativa - Essa opção sugere uma afirmação que é quase certa, mas ainda assim não é uma certeza plena. "Talvez" se encaixa bem aqui, pois expressa uma possibilidade. (C) Deôntica por volição - Refere-se a uma vontade ou desejo, o que não é o foco da frase. (D) Deôntica por obrigação - Refere-se a uma obrigação, o que também não se aplica. (E) Epistêmica delimitadora - Isso sugere uma limitação em relação à verdade de uma proposição, mas não é o que "talvez" expressa. Diante disso, a alternativa que melhor se encaixa na intenção comunicativa do cronista ao usar "talvez" é: (B) Epistêmica quase-asseverativa.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Mais conteúdos dessa disciplina