Logo Passei Direto
Buscar
O Sistema Brasileiro de Classificação de Solos (SiBCS) representa uma evolução significativa na ciência do solo no Brasil, consolidada através de décadas de pesquisa e desenvolvimento. Este sistema é fruto da colaboração contínua entre cientistas e técnicos que têm trabalhado para compreender as complexas características dos solos brasileiros. A cada revisão, o SiBCS foi sendo refinado, tornando-se uma ferramenta mais precisa e abrangente para a identificação e classificação de solos, atendendo às necessidades específicas de manejo e conservação de solos em um país com uma vasta e diversificada paisagem geográfica e climática.
Sobre a Classificação dos Solos no Brasil, analise as afirmativas a seguir:
I. O SiBCS utiliza uma hierarquia que inclui categorias como Ordens, Subordens, Grandes Grupos, Subgrupos, Famílias e Séries.
II. O Sistema Brasileiro de Classificação de Solos ajuda a determinar as práticas de manejo mais adequadas para diferentes tipos de solos.
III. A classificação de solos no Brasil considera uma ampla gama de características, incluindo morfologia, composição química e capacidade de retenção de água.
IV. O Sistema Brasileiro de Classificação de Solos é utilizado exclusivamente para fins agrícolas, ignorando outras aplicações como engenharia civil e planejamento urbano.
A - III e IV, apenas.
B - I e IV, apenas.
C - I, II e III, apenas.
D - II e III, apenas.
E - II, III e IV, apenas.
User badge image
Praticando Para o Saber

há 5 dias

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 5 dias

Vamos analisar cada uma das afirmativas sobre a Classificação dos Solos no Brasil: I. O SiBCS utiliza uma hierarquia que inclui categorias como Ordens, Subordens, Grandes Grupos, Subgrupos, Famílias e Séries. - Esta afirmativa é verdadeira, pois realmente o SiBCS possui essa hierarquia. II. O Sistema Brasileiro de Classificação de Solos ajuda a determinar as práticas de manejo mais adequadas para diferentes tipos de solos. - Esta afirmativa também é verdadeira, já que o SiBCS é utilizado para orientar práticas de manejo. III. A classificação de solos no Brasil considera uma ampla gama de características, incluindo morfologia, composição química e capacidade de retenção de água. - Esta afirmativa é verdadeira, pois a classificação realmente leva em conta essas características. IV. O Sistema Brasileiro de Classificação de Solos é utilizado exclusivamente para fins agrícolas, ignorando outras aplicações como engenharia civil e planejamento urbano. - Esta afirmativa é falsa, pois o SiBCS também é utilizado em outras áreas, como engenharia civil e planejamento urbano. Agora, vamos resumir as afirmativas verdadeiras: - I: Verdadeira - II: Verdadeira - III: Verdadeira - IV: Falsa Portanto, as afirmativas verdadeiras são I, II e III. A alternativa que apresenta essas afirmativas é a letra C: I, II e III, apenas. Assim, a alternativa correta é: C - I, II e III, apenas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

As principais partículas de solo são divididas em areia, silte e argila, de acordo com o tamanho das partículas a formação dos agregados de solo é diferenciada. A areia é possível vê-la na massa do solo sem ajuda de microscópio. Devido ao tamanho variado de 2,0 a 0,05 mm, sendo responsável pela sensação áspera quando esfregamos uma amostra de solo entre os dedos. Já as partículas de silte são menores que as de areia, com tamanho variando de 0,05 a 0,002 mm, não sendo possível enxergá-lo sem ajuda de microscópio. A menor classe de partículas minerais é a de argila, com tamanho inferior a 0,002 mm. É essa classe de tamanho de partícula mineral responsável pela pegajosidade do solo. A argila é responsável pela terra que adere aos pneus do carro ou aos dedos quando pegamos uma amostra de solo umedecida e a amassamos. A quantidade de cada um desses constituintes minerais no solo, chamamos de textura do solo. Assim, um solo chamado de textura arenosa apresenta grande quantidade de areia, acima de 70%. Com percentual de argila variando de 15 a 35%, é chamado de textura média, e de textura argilosa se for constituído por uma quantidade de argila maior que 35 e menor que 60%. Solos com muita quantidade de argila, acima de 60%, são denominados de textura muito argilosa. A quantidade dos diferentes tamanhos das partículas minerais é obtida em laboratório, mas pode ser estimada no campo por pessoas experimentes por meio do manuseio de uma amostra de solo umedecida.
Com base na leitura e interpretação do trecho, analise as afirmativas a seguir:
I. Os Argissolos é o grupamento de solos em que ocorre o acúmulo de argila.
II. Os Latossolos representam o grupamento de solos com horizonte B latossólico.
III. Os Cambissolos representam um grupamento de solos pouco desenvolvidos com horizonte B incipiente.
IV. Os Neossolos são solos muito desenvolvidos, com horizonte B bem estruturado e presença intensa de matéria orgânica.
A - I, II e III, apenas.
B - III e IV, apenas.
C - II e III, apenas.
D - II, III e IV, apenas.
E - I e IV, apenas.

Mais conteúdos dessa disciplina