Logo Passei Direto
Buscar
Leia o texto a seguir: “Até os anos 1990, prepondera uma noção de rádio como meio de comunicação que utiliza emissões de ondas eletromagnéticas para transmitir à distância mensagens sonoras destinadas a audiências numerosas. Com o crescimento da internet e a convergência tecnológica, alguns autores – como Mariano Cebrián Herreros (2001, p. 47) – defendem uma concepção mais plural, para além, inclusive, do hertziano. De fato, no início do século XXI, escuta-se rádio em ondas médias, tropicais e curtas ou em frequência modulada. O veículo amalgama-se à TV por assinatura, seja por cabo ou DTH (direct to home); ao satélite, em uma modalidade paga exclusivamente dedicada ao áudio ou em outra, gratuita, pela captação, via antena parabólica, de sinais sem codificação de emissoras em AM ou FM; e à internet, na qual aparece no sinal de estações tradicionais, nas web rádios ou, até mesmo, em alternativas sonoras como o podcasting.”

De acordo com os autores, a pluralidade do rádio pode ser estendida a vários fatores, como o modo do processamento de sinais – analógico ou digital –, ao conteúdo – jornalismo, popular, musical, cultural, religioso etc. Também em função da definição legal da emissora, que pode ser

Grupo de escolhas da pergunta

comercial, comunitária, educativa ou pública.

pública, universitária, comercial ou comunitária.

privada, estatal, universitária ou comunitária.

estatal, privada, comunitária ou esportiva.

comercial, religiosa, comunitária ou educativa.
User badge image
erikadalbone

mês passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

mês passado

Para responder à sua pergunta, vamos analisar as opções apresentadas em relação à pluralidade do rádio mencionada no texto. A pluralidade do rádio pode ser estendida a diferentes definições legais das emissoras. Vamos verificar cada alternativa: 1. comercial, comunitária, educativa ou pública. - Esta opção abrange diferentes tipos de emissoras, incluindo as que têm fins lucrativos (comercial) e as que têm um foco social (comunitária e educativa). 2. pública, universitária, comercial ou comunitária. - Embora inclua a emissora pública e a comunitária, a inclusão de "universitária" pode não ser tão comum quanto as outras. 3. privada, estatal, universitária ou comunitária. - Esta opção também é válida, mas "universitária" não é uma categoria tão amplamente reconhecida como as outras. 4. estatal, privada, comunitária ou esportiva. - A inclusão de "esportiva" não é uma categoria legalmente reconhecida para emissoras de rádio. 5. comercial, religiosa, comunitária ou educativa. - Embora inclua categorias relevantes, "religiosa" não é uma definição legal comum. A opção que melhor reflete a pluralidade do rádio, considerando as definições legais mais amplamente reconhecidas, é a primeira: comercial, comunitária, educativa ou pública. Portanto, essa é a resposta correta.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais conteúdos dessa disciplina