Buscar

Direito Empresarial -- Empresário de Atletas

Um cidadão que cuida dos negócios e transições financeiras de um atleta esportivo é considerado empresário de acordo com as normas do Direito Empresarial atual?

💡 2 Respostas

User badge image

Luiz César Martins

  Para que seja considerado empresário nos termos do artigo 966 do CCB é necessário que este exerça profissionalmente atividade econômica organizada destinada a produção ou a circulação de bens e serviços no mercado. Excetuam-se deste conceito os profissionais intelectuais e aqueles que exercem atividade de natureza científica,literária,artística, salvo se tal fato constituir o chamado elemento de empresa.   

  No exemplo mencionado na pergunta, tudo dependerá da estrutura que cerca a atividade deste cidadão. Caso seja apenas um indíviduo (contador, por exemplo) que atue nas negociações e transações financeiras envolvendo atletas este será considerado profissional intelectual atuante no mercado o que não lhe dará a qualificação jurídica de empresário, não obstante, caso figure como sócio de sociedade limitada (exemplo) que tenha este tipo de atividade como objeto social, sua qualificação mais correta seria: sócio de sociedade empresária cujo objeto social são negociações e transações financeiras.

  Importante destacar deste caso é que o real empresário é a pessoa jurídica, pois esta é que se obrigará perante terceiros nos mais diversos campos que uma empresa poderá abranger: trabalhista,bancário e etc. As pessoas físcias que a compõem , em geral sócios e administradores, não figuram, dependendo do tipo societário adotado, com responsabilidade ilimitada.

Espero ter ajudado   

 

 

0
Dislike0
User badge image

Paduan Seta Advocacia

Sim. Na verdade, para ser empresário basta que seja enquadrado na previsão do artigo 966, do Código Civil, e não estar dentre as exceções previstas no parágrafo único:

Art. 966. Considera-se empresário quem exerce profissionalmente atividade econômica organizada para a produção ou a circulação de bens ou de serviços.

Parágrafo único. Não se considera empresário quem exerce profissão intelectual, de natureza científica, literária ou artística, ainda com o concurso de auxiliares ou colaboradores, salvo se o exercício da profissão constituir elemento de empresa.

Sendo assim, basta ser atividade econômica organizada para a circulação de serviços para que seja considerado empresário. No caso, essa definição enquadra-se no empresário que cuida dos negócios e transações financeiras de um atleta esportivo.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais