Logo Passei Direto
Buscar
Em portadores de anemia ferropriva podemos observar, na extensão sanguínea, hemácias morfologicamente semelhantes às encontradas em qual patologia abaixo?
Anemia perniciosa. Anemia megaloblástica. Esferocitose hereditária. Talassemia. Anemia falciforme.
A
B
C
D
E
User badge image
Praticando Para Aprender

ontem

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ontem

Para responder a essa pergunta, precisamos analisar as características morfológicas das hemácias em cada uma das patologias mencionadas. 1. Anemia perniciosa: Geralmente associada a hemácias grandes (macrocíticas) devido à deficiência de vitamina B12. 2. Anemia megaloblástica: Também apresenta hemácias grandes (macrocíticas) devido à deficiência de folato ou vitamina B12. 3. Esferocitose hereditária: Caracteriza-se por hemácias esféricas, que são diferentes das hemácias normais. 4. Talassemia: As hemácias podem ser microcíticas e hipocrômicas, mas não são semelhantes às da anemia ferropriva. 5. Anemia falciforme: As hemácias têm formato de foice, o que é bem distinto. A anemia ferropriva é caracterizada por hemácias microcíticas e hipocrômicas. Portanto, a patologia que apresenta hemácias morfologicamente semelhantes é a Talassemia, que também apresenta hemácias microcíticas. Assim, a resposta correta é: D) Talassemia.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A hemoglobina é uma proteína composta de dois pares de cadeias globínicas distintas que formam um tetrâmero. Ligado a cada cadeia globínica, existe um grupamento heme contendo um átomo de ferro (Fe ) central, que é capaz de ligar-se e desligar-se do oxigênio, funcionando assim como um transportador dessa molécula. Os valores de referência dos níveis de hemoglobina foram definidos para uso em regiões ao nível do mar. Sobre a hemoglobina, analise as afirmativas a seguir:
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
I. Os jogadores de futebol de clubes brasileiros, quando jogam em altas altitudes pela na Libertadores da América, apresentam algumas desvantagens, pois os jogadores que treinam em altas altitudes são favorecidos pela maior concentração de hemoglobina, em uma condição conhecida como "dopping natural".
II. Em altitude mais elevada, ocorre diminuição da pressão parcial de oxigênio nas artérias. Com isso, há estímulo dos rins para a produção do hormônio eritropoetina, que irá atuar na medula óssea estimulando a produção de eritrócitos e um aumento da concentração de hemoglobina, o que promove uma maior oxigenação dos tecidos.
As asserções I e II são proposições falsas.
A asserção I é uma proposição verdadeira enquanto a II é falsa.
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa da I.
A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.

As anemias hemolíticas causam hemólise dos eritrócitos, decorrente de causas genéticas ou adquiridas, como as anemias por alterações genéticas de enzimas importantes para o metabolismo e anemias devido a doenças, como acontece na malária.
Para o diagnóstico dessas anemias, alguns marcadores laboratoriais são de suma importância. A seguir estão listados achados laboratoriais comuns a esse grupo de anemia. Assinale a alternativa que não representa um achado laboratorial da anemia hemolítica.
Dosagem de bilirrubina indireta elevada.
Dosagem de ferritina sérica diminuída.
Contagem de reticulócitos elevada.
Dosagem de haptoglobina sérica diminuída.
Dosagem de lactato desidrogenase (LDH) elevada.

Segundo dados de 2008 da Organização Mundial de Saúde, as anemias carenciais constituem um problema mundial de saúde pública. São frequentes em países em desenvolvimento, onde a alimentação é inadequada e caracterizada pela falta de nutrientes e vitaminas essenciais. Por meio da análise do esfregaço de sangue corado, é possível obter informações acerca da morfologia, do tamanho e da coloração dos eritrócitos, sendo o comprometimento dos mesmos indicado como consequência da falta desses nutrientes.
Dessa forma, a anemia carencial mais prevalente nos dias atuais é causada pela deficiência de
vitamina C, que compromete a absorção de diversos nutrientes, resultando na presença de hemácias macrocíticas e hipocrômicas.
vitamina B12, e pode ser diagnosticada por meio do esfregaço sanguíneo, pela presença de hemácias macrocíticas e hipocrômicas.
glicose-6-fosfato-desidrogenase, e pode ser diagnosticada por meio do esfregaço sanguíneo corado pela presença de hemácias normocíticas, hipocrômicas, além do corpúsculo de Heinz.
folatos, e pode ser diagnosticada pela presença de hemácias macrocíticas e normocrômicas no esfregaço de sangue.
ferro, e pode ser diagnosticada pela presença de hemácias microcíticas e hipocrômicas no esfregaço de sangue.

A palavra talassemia deriva da combinação das palavras gregas thalassa (mar), e emas (sangue). Descreve-se assim uma hemoglobinopatia cuja origem principal está nos países banhados pelo mar Mediterrâneo, como Itália e Grécia. Atualmente, a doença alastrou-se praticamente no mundo todo. Percentagens relevantes de portadores de talassemia são registrados no Canadá, nos Estados Unidos, no Brasil, na Argentina, na Índia, na Austrália e em outros países. A anemia da β talassemia é complexa e resultante da combinação entre eritropoiese ineficaz, hemólise e redução da síntese de hemoglobina.
Nas betas talassemias, são observadas concentrações elevadas de hemoglobina A2. Sobre essa hemoglobina, podemos afirmar que ela é composta por:
duas cadeias beta e duas cadeias delta.
quatro cadeias beta.
duas cadeias alfa e duas cadeias gama.
duas cadeias alfa e duas cadeias beta.
duas cadeias alfa e duas cadeias delta.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a anemia é caracterizada pela redução nos níveis de hemoglobina abaixo do valor de referência. Além disso, as anemias são classificadas conforme sua fisiopatologia em hemolíticas e não-hemolíticas. Diferentes alterações bioquímicas e hematológicas são observadas nessas duas condições.
Com base no gráfico abaixo, analise os parâmetros bioquímicos e hematológicos observados em um quadro de anemia no momento do seu diagnóstico. Os dados apresentados no gráfico indicam
anemia hemolítica, visto que se observa um aumento na concentração de bilirrubina total acompanhado pelo aumento da fração indireta.
anemia carencial, podendo ser uma anemia ferropriva, pois no momento do diagnóstico foi observado um aumento na contagem de reticulócitos.
anemia hemolítica, pois observa-se contagem normal de reticulócitos, além de microcitose e hipocromia no momento do diagnóstico.
anemia carencial, na qual se observa aumento na contagem de reticulócitos e de bilirrubina total.
anemia microcítica e hipocrômica, o que indica que se trata de uma anemia carencial.

A hemoglobinúria paroxística noturna é um distúrbio adquirido raro caracterizado por hemólise intravascular e hemoglobinúria. Leucopenia, trombocitopenia, tromboses arteriais e venosas e crises episódicas são comuns.
Sobre esse tipo de anemia, analise as afirmativas a seguir:
I. Ela é causada por mutações que diminuem a síntese do glicosilfosfatidil-inositol (GPI).
II. Indivíduos com diminuição dos eritrócitos, plaquetas e dos leucócitos conjuntamente, que apresentem contagem de reticulócitos elevadas, são candidatos à investigação para HPN.
III. No teste de HAM, os eritrócitos normais sofrem hemólise e os HPNs não são lisados.
I.
II e III.
I e II.
III.
II.

Mais conteúdos dessa disciplina