Logo Passei Direto
Buscar
Cidadania é uma palavra oriunda de cidadão, do latim civitas, ao qual, hoje, pode-se afirmar que cidadão é todo indivíduo que se encontra no gozo de seus direitos civis e políticos dentro de um Estado. Contudo, nem sempre foi assim. Assim como na Grécia, na Roma antiga, existiam restrições em relação ao exercício da cidadania. Apenas os considerados nobres, proprietários de terra, tinham acesso ao uso do poder político.
Com base na denominação do poder político, assinale a alternativa CORRETA:
A Cidadania plena.
B Cidadania limitada.
C Cidadania excluinte.
D Cidadania restrita.
User badge image
EducaFit

anteontem

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

anteontem

Para responder à sua pergunta, vamos analisar as alternativas em relação ao contexto histórico da cidadania, especialmente na Grécia e na Roma antiga, onde o acesso ao poder político era restrito a um grupo específico de pessoas. A análise das alternativas é a seguinte: A) Cidadania plena - Refere-se a um estado em que todos os indivíduos têm acesso total aos direitos civis e políticos, o que não se aplica ao contexto mencionado. B) Cidadania limitada - Indica que existem restrições ao exercício da cidadania, o que se alinha com a ideia de que apenas um grupo específico tinha acesso ao poder político. C) Cidadania excluinte - Sugere que certos grupos são completamente excluídos da cidadania, mas não necessariamente reflete a ideia de que alguns têm direitos enquanto outros não. D) Cidadania restrita - Semelhante à cidadania limitada, implica que existem limitações no acesso aos direitos de cidadania. Diante disso, a alternativa que melhor se encaixa na descrição do contexto histórico em que apenas os nobres e proprietários de terra tinham acesso ao poder político é: B) Cidadania limitada.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Um elemento importante e necessário para a construção do pensamento sociológico é a historicidade, para além do senso comum. Com base no que é historicidade, assinale a alternativa CORRETA: A) Na historicidade, tem-se o encontro das questões passado com o futuro. do B) A historicidade de determinado fato social é a observação das relações que inexistem entre os componentes do processo de criação do fato. C) São partes integrantes de um processo, além dos sujeitos e o problema detectado, o lugar e o tempo em que tal fenômeno ocorreu. D) A historicidade torna-se um dos elementos para a compreensão plena dos fatos sociais.

Houve e ainda existem grandes pensadores da sociologia. Ambos descrevem em suas obras formas de compreender a sociedade de sua época, e desta forma, podemos ver de forma mais científica e crítica os meios sociais e assim apontar as qualidades e defeitos de nossas estruturas.
Nesse sentido, esse conceito: “Foi um intelectual e revolucionário alemão, fundador da doutrina comunista moderna. Suas teorias afirmam que as sociedades humanas progridem através da luta de classes”, pode ser atribuído a qual pensador da Sociologia?
A Auguste Comte.
B Karl Marx.
C Max Weber.
D Émile Durkheim.

A Declaração Universal dos Direitos do Homem e do Cidadão, elaborada no ano de 1789, época em que ocorria a Revolução Francesa, trouxe o entendimento de que todos são iguais perante a lei. Desde então, diversos direitos passaram a ser abrangidos pelos tratados e leis de direitos humanos. Um desses direitos segue a ideia da existência de uma ordem natural das relações humanas (direitos morais de sociedade, caracterizados pela universalidade e imutabilidade.
Com base nesse conceito, assinale a alternativa CORRETA:
A Direito de propriedade.
B Direito de natureza.
C Direito natural.
D Direito positivo.

Mais conteúdos dessa disciplina