Logo Passei Direto
Buscar
Nilson Tavares, conhecido como Nilson de Tracunhaém, é um santeiro famoso da cidade pernambucana, reconhecida como um polo da cerâmica artesanal do país. O requinte das obras chamou a atenção do colecionador Abelardo Rodrigues (1908-1971), conterrâneo que o ajudou a ganhar fama. 'Tem escultura minha até no Vaticano', conta, cheio de orgulho. O presenteado foi o papa João Paulo II em 1983, que recebeu do então governador de Pernambuco, Marco Maciel, um dos expressivos trabalhos de Nilson.
Sobre os aspectos técnicos e estéticos da manufatura destas figuras e santos, analise as sentenças a seguir:
I- Até hoje pode-se perceber nos santos e figuras de Tracunhaém o estilo barroco da época colonial.
II- Figureiros e santeiros são artesãos que modelam em barro figuras e santos católicos.
III- A imagem mais retratada e preferida pelo santeiro Zezinho é São Francisco, que pode alcançar mais de 2 metros de altura.
IV- A maior parte dos artesãos de Tracunhaém modela as figuras e os santos com a ajuda do torno de oleiro.
A ) As sentenças I, II e III estão corretas.
B ) Somente a sentença III está correta.
C ) As sentenças I e IV estão corretas.
D ) As sentenças II e IV estão corretas.
User badge image
Exercícios Para o Conhecimento

há 2 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 meses

Vamos analisar cada uma das sentenças: I- Até hoje pode-se perceber nos santos e figuras de Tracunhaém o estilo barroco da época colonial. Verdadeiro, o estilo barroco é uma influência significativa na arte sacra da região, e muitos santos e figuras ainda refletem essa estética. II- Figureiros e santeiros são artesãos que modelam em barro figuras e santos católicos. Verdadeiro, essa definição está correta, pois ambos os termos se referem a artesãos que trabalham com barro para criar figuras religiosas. III- A imagem mais retratada e preferida pelo santeiro Zezinho é São Francisco, que pode alcançar mais de 2 metros de altura. Não é possível afirmar que essa informação é verdadeira sem uma fonte específica, pois não há menção a Zezinho no texto fornecido. IV- A maior parte dos artesãos de Tracunhaém modela as figuras e os santos com a ajuda do torno de oleiro. Falso, tradicionalmente, os santeiros e figureiros de Tracunhaém modelam as figuras manualmente, sem o uso do torno de oleiro. Com base nas análises, as sentenças I e II estão corretas, enquanto a III não pode ser confirmada e a IV está incorreta. Portanto, a alternativa que contém todos os itens verdadeiros é: A) As sentenças I, II e III estão corretas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

As terracotas elegantes conhecidas como as figuras de Tânagra são alguns dos mais onipresentes objetos no mundo helenístico. As Tânagras diferem das terracotas arcaicas e clássicas em termos temáticos e de técnica de fabricação. Estas peças foram feitas usando um molde duplo, que permitia um alto nível de detalhe tanto na frente quanto no verso da figura, e a maioria retratam mulheres ou meninas humanas drapeadas em vez das divindades populares em períodos anteriores. Apesar de terem sido chamadas com o mesmo nome da cidade na Beócia, onde foram primeiramente descobertas em um cemitério helenístico, estas estatuetas foram encontradas em lugares tão distantes como a Itália, o Egito, a Ásia Menor e o Kuwait moderno.
Sobre as Tanagras, assinale a alternativa INCORRETA:
A) Na Grécia, o uso de figuras não diferia muito entre lugares. As Tanagras não mostram influências de outras artes, como da cerâmica, metalurgia e escultura.
B) As estatuetas foram feitas com moldes, o que facilitou a produção em massa. A etapa mais criativa no processo de produção implicava a produção do molde atual. As figuras eram muitas vezes feitas em partes que foram montadas antes de secar e da queima.
C) Às vezes grupos de duas ou mais figuras eram destacadas e formavam novas figuras. Assim, podemos encontrar uma mãe e filho juntos e separados. Estas figuras eram frequentemente produzidas localmente, embora fossem usadas figuras importadas como arquétipos de novos moldes para produzir em massa as figuras na região local.
D) A coroplastia é a arte de modelar pequenas figuras de barro. O processo de influência foi direcionado de oleiros aos coroplastos, já que a cerâmica é mais propensa a adotar temas não religiosos do que figuras porque a cerâmica tem um caráter mais utilitarista que religioso.

A arte contemporânea admite toda sorte de material. Por exemplo, Niki de Saint Phalle (1930-2002) foi uma das primeiras artistas a resgatar e revalorizar o papel machê na arte. Experimentou o papel machê em 1963 e usou-o em sua primeira série de esculturas, chamada Nanas (Moças). As primeiras Nanas eram feitas de lã, fibra de algodão e papel machê sobre suporte de tela de arame. Um dos projetos mais lendários de Niki de Saint Phalle foi sua famosa Hon, na qual usou uma estrutura metálica e revestiu com diversas camadas de tiras de tecido, papel e cola.
Com relação ao uso do papel machê na arte contemporânea, assinale a alternativa INCORRETA:
a) Na década de 1970, houve uma redescoberta da fabricação artesanal de papel por artistas europeus e norte-americanos. Artistas como Robert Rauschenberg (1925-2008), Robert Zakanitch (1935) e David Hockney (1937), usaram a polpa de papel em suas obras.
b) Stephen Hansen (1950), por exemplo, faz esculturas representando pessoas em tamanho natural. Para isso, aproveita-se da leveza e da plasticidade que o papel machê oferece para suas figuras, que lembram caricaturas em situações do cotidiano.
c) O interesse pelo papel machê na contemporaneidade fez com que os artistas percebessem que, devido à fragilidade do material, o papel poderia ser usado apenas de maneira tradicional, ou seja, sendo usado apenas em máscaras e marionetes.
d) Artistas e designers adaptam o material a novas idéias, afastando o preconceito sobre a pretensa 'pobreza' do material. O que se percebe é que, analisando a história do papel machê, talvez uma nova fase de renascimento deste material esteja acontecendo.

Uma escultura é uma obra de arte tridimensional destinada à visão de diferentes ângulos. Esculturas podem ser criadas a partir de diferentes materiais, tais como argila, tecido, metal, vidro ou madeira. A argila é a mais utilizada para criar lindas peças ou bustos de cerâmica. A tridimensionalidade, em arte, abarca os trabalhos da modelagem, dos moldes, das junções e do esculpir.
A respeito das técnicas que fazem parte do universo tridimensional, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Subtração: trata-se de acrescentar partes do material pelo ato de esculpir.
( ) Adição: tem relação com a modelagem e incide na criação de formas por meio de acréscimo de materiais, como argila ou cera.
( ) Construção: é a junção de diferentes elementos. Os materiais são os mais diversos: pode ser ferro, papel, cimento, materiais reutilizáveis, da indústria ou do cotidiano.
( ) Molde: a partir de uma matriz, realiza-se o molde em gesso. O molde em 'negativo' produz o 'negativo', por meio do preenchimento com o material definitivo, gerando, assim, a cópia da matriz.
a) V - V - F - F.
b) F - F - V - V.
c) V - F - F - V.
d) F - V - V - F.

Com representações de figuras femininas em variadas poses e indumentárias, essas pequenas estatuetas feitas em argila na Grécia Antiga foram produzidas em molde, sendo, portanto, ocas. Após a cozedura, a estatueta era mergulhada num engobe branco (uma solução líquida de argila) e posteriormente pintada. O resultado final era bastante diferente do atual, que são com cores pálidas e desvanecidas. As originais apresentavam-se bastante alegres e coloridas.
Trata-se das:
a) Tanagras.
b) Vênus gregas.
c) Heroínas gregas.
d) Deusas gregas.

Izabel Mendes da Cunha nasceu em 3 de agosto de 1924, na comunidade rural de Córrego Novo, no Vale do Jequitinhonha, Minas Gerais. Filha de paneleiras que vendiam utilitários de barro, fazia bonecas de barro para brincar, escondida da mãe. Autodidata, sempre modelou rostos com feições mais sérias. As famosas bonecas, conhecidas como as bonecas do Vale do Jequitinhonha, começaram a ser criadas nos anos 1970 e têm origem em moringas de barro cujas tampas eram cabeças.
Sobre os aspectos técnicos e estéticos da manufatura destas bonecas, analise as sentenças a seguir:
I- As bonecas do Vale do Jequitinhonha representam o cotidiano e os costumes dos habitantes como seu modo de vestir e de ser.
II- A modelagem é feita a partir de roletes de argila, chamados de colombinas, sobrepostas.
III- As bonecas podem alcançar ate 1,5 metros de altura e não são ocas, e por isso são extremamente pesadas.
IV- As bonecas são ornamentadas em alto relevo e sua pintura é geralmente feita com argilas coloridas e pigmentos naturais.
a) As sentenças I e III estão corretas.
b) Somente a sentença II está correta.
c) As sentenças I, II e IV estão corretas.
d) As sentenças III e IV estão corretas.

As etnias africanas são as sociedades que mais se expressam simbolicamente através de suas expressões artísticas, tornando-se conhecidas através de suas máscaras. Imagine que você irá propor a criação de uma máscara africana em argila para os seus alunos em sala de aula.
Observe os passos da manufatura de uma máscara:
I- Amasse o barro para remover as bolhas de ar e torná-lo macio e flexível. Estenda a argila com um rolo até que seja uniformemente de 1,2 cm de espessura, formando uma placa de argila.
II- Coloque jornais em um saco plástico, para formar uma almofada que sirva como base para a sua máscara cerâmica.
III- Coloque o molde de cartolina sobre a placa de argila e, com um instrumento afiado, corte o barro no formato do molde, inclusive os buracos dos olhos.
IV- Molde a máscara, adicionando ou subtraindo a argila conforme a sua criatividade, não esquecendo do uso das ranhuras e da barbotina. Use estecas ou palitos de madeira para fazer incisões, desenhos e acabamentos.
V- Coloque a placa de argila já cortada sobre a almofada.
VI- Deixe a máscara secar por uma semana aproximadamente, depois queime a peça num forno adequado a uma temperatura de 1700 a 1900 graus. Finalize com a aplicação de tinta acrílica.
VII- Faça um molde oval em cartolina nas dimensões desejadas para a sua máscara, incluindo os buracos para os olhos.
a) VII - II - I - III - V - IV - VI.
b) I - III - II - IV - V - VII - VI.
c) II - VII - VI - IV - V - III - I.
d) V - I - III - II - IV - VI - VII.

Mais conteúdos dessa disciplina