Logo Passei Direto
Buscar
A Câmara de Comércio Exterior – CAMEX assegura que como Estado integrante do Mercado Comum do Sul – MERCOSUL, o Brasil adota a Nomenclatura Comum do MERCOSUL - NCM e a Tarifa Externa Comum do MERCOSUL - TEC.
Em relação a TEC, avalie:
I – Estabelece os valores aduaneiros no Brasil;
II – Passou a vigorar em 1º de janeiro de 1995;
III – Só pode ser adotada em operações de importações;
IV – Só pode ser adotada em operações de exportação;
V – Substituiu a antiga Tarifa Aduaneira do Brasil – TAB;
I e III são alternativas corretas;
I e IV são alternativas corretas;
III, IV e V são alternativas corretas;
I, II e III são alternativas corretas;
II e V são alternativas corretas;
User badge image
Ensinando Através de Questões

há 3 semanas

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 3 semanas

Vamos analisar cada afirmativa sobre a Tarifa Externa Comum (TEC): I – Estabelece os valores aduaneiros no Brasil. Falso, a TEC não estabelece valores aduaneiros, mas sim as alíquotas de impostos que incidem sobre as importações. II – Passou a vigorar em 1º de janeiro de 1995. Verdadeiro, a TEC realmente começou a vigorar nessa data. III – Só pode ser adotada em operações de importações. Verdadeiro, a TEC se aplica apenas às importações. IV – Só pode ser adotada em operações de exportação. Falso, a TEC não se aplica a exportações. V – Substituiu a antiga Tarifa Aduaneira do Brasil – TAB. Verdadeiro, a TEC substituiu a TAB. Agora, vamos ver quais alternativas contêm apenas itens verdadeiros: - I e III são alternativas corretas; (Falso, pois I é falso) - I e IV são alternativas corretas; (Falso, pois I e IV são falsos) - III, IV e V são alternativas corretas; (Falso, pois IV é falso) - I, II e III são alternativas corretas; (Falso, pois I é falso) - II e V são alternativas corretas; (Verdadeiro, pois ambos são verdadeiros) Portanto, a alternativa correta é: II e V são alternativas corretas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

A Nomenclatura Comum do Mercosul - NCM é uma lista de produtos, códigos e alíquotas (TEC) e tem como base o Sistema Harmonizado.
A esse respeito, analise as possiblidades:
I – A NCM se fundamenta na atuação do Siscomex junto à Receita Federal do Brasil;
II – A NCM é uma linguagem aduaneira, comum à maioria dos países que atuam no comércio internacional;
III – A NCM foi adotada no Mercado Comum do Sul – MERCOSUL, desde a criação do Bloco Econômico;
IV – A numeração da NCM consiste em seis dígitos do Sistema Harmonizado, acrescida de 2 dígitos;
V – A NCM capta informações no Sistema Harmonizado e distribui nas etapas de despacho do Siscomex.
II, IV e V estão corretas.
Todas as alternativas estão corretas.
I e II estão corretas.
III e V estão corretas.
II, III e IV, estão corretas.

O Sistema Harmonizado foi criado para promover o desenvolvimento do comércio internacional, bem como, buscando aprimorar a coleta, a comparação e a análise das estatísticas, particularmente as do comércio exterior.
Analise as alternativas:
I – Os códigos que compõem o SH são formados por oito dígitos, que compõem as especificidades de cada mercadoria, tais como: origem do determinado produto, a matéria prima utilizada na composição e a aplicação, porém, sempre em uma ordem numérica lógica, crescente e de acordo com o nível de sofisticação das mercadorias;
II – Os códigos que compõem o SH são formados por informações tais quais: origem do determinado produto e a composição e a aplicação do processo internacional, de acordo com o nível de sofisticação das mercadorias;
III – Os códigos que compõem o SH são formados por seis dígitos, que traduzem as especificidades de cada mercadoria, tais como: origem do determinado produto, a matéria prima utilizada na composição e a aplicação.
II.
Nenhuma das alternativas está correta.
Todas as alternativas estão corretas.
I.
III.

O Conhecimento de Embarque ou Conhecimento de Transporte, é com toda a certeza uns dos documentos mais importantes no dia a dia das operações de comércio exterior e do direito marítimo, haja vista que torna-se o único documento que evidência o Contrato de Transporte de uma determinada mercadoria.
A esse respeito, avalie:
I – Esse documento concede o direito do exportador as divisas concernentes da comercialização a um país estrangeiro;
II – Esse documento descrimina as condições do transporte que serão empreendidas e firma o compromisso de entregá-la ao seu destinatário;
III – Nesse documento, o negociador estabelece as taxas de câmbio e os acordos comerciais da operação;
IV – Sem a emissão desse documento, não é possível desembarcar, nem retirar da alfândega a mercadoria, quando esta chega ao destino;
V – No transporte marítimo de carga, esse documento identifica as mercadorias destinadas ao transporte e o porto de destino.
I, III e V
I, II e III
II, IV e V
V, apenas
II e IV

O ICMS além de ser o principal imposto de âmbito dos Estados brasileiros, abrange ainda, vários impostos que, consequentemente tem diversas hipóteses de incidência, incluindo também o valor do Imposto sobre Produtos Industrializados - IPI e possuindo alíquota que varia entre o tipo de produto comercializado.
A esse respeito analise as alternativas:
I – O ICMS conceitua a fase administrativa no licenciamento das importações;
II – O ICMS e o IPI são os tributos que promovem as consultas nas importações;
III – Quando ocorre a saída de determinado produto destinado à exportação, o exportador desfruta da não incidência do ICMS, porém, desde que a mercadoria tenha efetivamente saído do território aduaneiro;
IV – O ICMS passa pela análise da Receita Federal para ser aplicado;
V – Na fase cambial, o ICMS promove a compra de moeda estrangeira destinada a efetivação do pagamento das importações.
III
II, III e IV
I
II
Nenhuma das alternativas está correta

Mais conteúdos dessa disciplina