O surgimento dos Partidos Liberal e Conservador na década de 1840, quando terminava a Regência e tinha início o Segundo Reinado, deu nova dinâmica ao jogo político. Em 1841, assumiu um ministério conservador. Em 1844, foi a vez de os liberais serem nomeados para o gabinete. Embora com mudanças de nomes à frente das pastas, o Partido Liberal controlou o ministério até 1848. Nesse ano foi substituído pelo Partido Conservador, que esteve à frente do ministério até 1853. (DOLHNIKOFF, 2017. p. 96).
Neste sentido, analise as afirmativas abaixo:
I. Essa relação conflituosa de muitas formas atrasou o desenvolvimento de políticas públicas no Brasil.
II. O conflito entre o executivo (ministérios e presidente do conselho dos ministros) e o legislativo (Câmara dos deputados), era constante, necessitando de um desgastante e constante processo de negociação.
III. Para além desses conflitos entre as elites agrárias e políticas brasileiras, seja em âmbito nacional ou regional, e dessas com o império, existia o conflito entre as elites e as classes sociais excluídas.
IV. Quando falamos de direitos políticos e sociais desse período, temos que lembrar que a Constituição brasileira era muito desigual, uma das evidências disso foi a manutenção da escravatura.
Assinale a alternativa correta:
Questão 3
Escolha uma opção:
a.
Apenas II, III e IV estão corretas.
b.
Apenas II e III estão corretas.
c.
I, II, III e IV estão corretas.
d.
Apenas I, III e IV estão corretas.
e.
Apenas III e IV estão corretas.
Atividade anterior
Seguir para...
Ed
há 3 dias
Vamos analisar cada afirmativa: I. Essa relação conflituosa de muitas formas atrasou o desenvolvimento de políticas públicas no Brasil. Verdadeiro, a rivalidade entre os partidos Liberal e Conservador realmente dificultou a implementação de políticas públicas eficazes. II. O conflito entre o executivo (ministérios e presidente do conselho dos ministros) e o legislativo (Câmara dos deputados) era constante, necessitando de um desgastante e constante processo de negociação. Verdadeiro, essa afirmação reflete a realidade política da época, onde havia uma constante tensão entre os poderes. III. Para além desses conflitos entre as elites agrárias e políticas brasileiras, seja em âmbito nacional ou regional, e dessas com o império, existia o conflito entre as elites e as classes sociais excluídas. Verdadeiro, essa afirmação é correta, pois existia uma luta de classes que envolvia as elites e as classes sociais marginalizadas. IV. Quando falamos de direitos políticos e sociais desse período, temos que lembrar que a Constituição brasileira era muito desigual, uma das evidências disso foi a manutenção da escravatura. Verdadeiro, a Constituição de 1824, que estava em vigor durante o período, mantinha a escravidão e refletia desigualdades significativas. Agora, como todos os itens I, II, III e IV estão corretos, a alternativa correta é: c) I, II, III e IV estão corretas.