Logo Passei Direto
Buscar

Patologia

Colégio Objetivo
Normalmente, as células acumulam o glicogênio no seu interior. No entanto, em algumas condições, pode ocorrer o acúmulo dessa molécula de forma anormal, principalmente no diabetes melito, mas outras condições também podem causar esse aumento anormal da molécula.
Quais condições patológicas podem levar ao acúmulo do glicogênio?
User badge image
patologia360

anteontem

00355
56 pág.

ESTÁCIO EAD

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

anteontem

O acúmulo anormal de glicogênio nas células pode ocorrer em várias condições patológicas, incluindo: 1. Diabetes Melito: A hiperglicemia crônica pode levar ao acúmulo de glicogênio, especialmente em células do fígado e músculos. 2. Doenças de armazenamento de glicogênio: Essas são condições genéticas, como a doença de Pompe, doença de McArdle e doença de Cori, onde há uma deficiência nas enzimas responsáveis pela degradação do glicogênio. 3. Hepatopatias: Doenças do fígado, como a esteatose hepática, podem resultar em acúmulo de glicogênio. 4. Insuficiência adrenal: A falta de hormônios adrenocorticais pode afetar o metabolismo do glicogênio. 5. Hipoglicemia: Em algumas situações, a resposta do corpo à hipoglicemia pode levar ao acúmulo de glicogênio. Essas condições podem resultar em diferentes manifestações clínicas e complicações associadas ao acúmulo de glicogênio.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

00355
56 pág.

ESTÁCIO EAD

Mais perguntas desse material

Neste módulo, analisamos os diferentes tipos de degeneração celular que acontecem durante as lesões celulares reversíveis e vimos as diferenças morfológicas em relação à lesão celular irreversível.
Sobre as lesões celulares reversíveis, assinale a alternativa correta.
A- As lesões celulares reversíveis são destravadas apenas em um quadro de hipóxia a isquemia.
B- Nas lesões celulares irreversíveis, ocorre formação de bolhas na membrana plasmática e perda de microvilosidades.
C- As primeiras alterações microscópicas observadas são tumefação celular e degeneração gordurosa.
D- Nas lesões celulares reversíveis, a alteração citoplasmática mais importante é o acúmulo de proteínas.

Analisamos os diferentes padrões de degeneração celular e aprendemos que eles podem ser classificados em quatro tipos distintos.
Sobre os tipos de degeneração, assinale a alternativa correta.
A- A degeneração glicogênica é o acúmulo normal de amido, que ocorre no interior das células.
B- A degeneração hidrópica representa a tumefação celular, com acúmulo de água no interior das células.
C- A degeneração gordurosa ocorre quando há apenas o acúmulo de colesterol nas células.
D- A degeneração hialina consiste no acúmulo de proteína no citoplasma das células devido ao desbalanço da bomba de sódio e potássio.

Neste módulo, aprendemos que o sistema circulatório pode ser alterado, originando diferentes eventos denominados distúrbios da circulação.
Sobre hiperemia, hemorragia e edema, assinale a alternativa correta.
A- A hiperemia consiste no aumento da irrigação sanguínea em determinada região do corpo. Os tecidos tornam-se vermelhos pelo aumento da quantidade de sangue com oxigênio disponibilizado. A hiperemia é apenas verificada em condições patológicas.
B- A congestão ou hiperemia passiva consiste na diminuição da drenagem venosa e pode ocorrer apenas localmente.
C- A hemorragia consiste no extravasamento de sangue da corrente sanguínea para o meio exterior, interstício ou as cavidades do corpo, resultantes de defeitos na hemostasia ou em decorrência de traumas.
D- O edema caracteriza-se pelo acúmulo de líquido dentro do interstício, o que pode ocorrer limitado a uma região ou em grandes cavidades. Há dois tipos de edema, o transudato, que é rico em proteína, e o exsudato, pobre em proteína.

Verificamos, ao longo deste módulo, que a formação de um trombo no organismo pode obstruir um vaso ou levar à formação de um êmbolo, que causa infarto do tecido lesionado e o choque.
Sobre trombose, embolia, infarto e choque, assinale a alternativa incorreta.
A- O infarto consiste em uma área tecidual de necrose gerada por isquemia prolongada (diminuição ou a escassez de fluxo de sangue para um órgão ou local do organismo) causada pela obstrução de uma veia ou artéria.
B- O choque representa a falência circulatória e a capacidade de suprir os tecidos de oxigênio e nutrientes, ocasionado pelo aumento do débito cardíaco.
C- A embolia representa uma massa intravascular solta, ou seja, uma massa sólida (trombo), líquida ou gasosa que é transportada pelo sangue da sua origem até encontrar vasos sanguíneos e linfáticos que não permitem mais a sua passagem.
D- Trombose é a patologia caracterizada pela formação de uma massa sólida originada a partir do sangue (trombo) dentro de um vaso ou do coração do indivíduo vivo. A trombose é resultado de três tipos de alterações (lesão vascular, alteração no fluxo sanguíneo e hipercoagulabilidade), conhecidas como a tríade de Virchow, que podem agir de forma isolada ou simultânea.

Mais conteúdos dessa disciplina