Logo Passei Direto
Buscar
Evidências científicas mostram que a qualidade do ar de um ambiente é uma das principais questões ambientais relacionadas à saúde humana. Os poluentes de partículas são as partes fundamentais dos poluentes do ar. A poluição por partículas, mais conhecida como MPs, está ligada às morbidades e mortalidades pulmonar e cardíaca associadas.
Com base na poluição atmosférica, analise as sentenças a seguir: I- As MPs podem ser inaladas e representam uma ameaça potencial para os seres humanos, pois são capazes de entrar em contato direto com órgãos respiratórios e se acumular no pulmão. II- As MPs podem ser portadoras de poluentes orgânicos persistentes, incluindo alguns patógenos, e causar, potencialmente, reações físicas mais graves. III- As MPs podem influenciar a interação com microrganismos, sendo que a estrutura física e as propriedades físico-químicas, também, podem influenciar a disponibilidade de nutrientes. IV- Existe uma enorme lacuna de conhecimento entre a avaliação de saúde potencial e os poluentes atmosféricos existentes. Assinale a alternativa CORRETA:
A Somente a sentença I está correta.
B As sentenças II e IV estão corretas.
C As sentenças I, II e III estão corretas.
D As sentenças I e IV estão corretas.
User badge image
Aprimorando com Questões

anteontem

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

anteontem

Vamos analisar cada uma das sentenças: I- As MPs podem ser inaladas e representam uma ameaça potencial para os seres humanos, pois são capazes de entrar em contato direto com órgãos respiratórios e se acumular no pulmão. Verdadeiro, essa afirmação está correta, pois as partículas finas podem realmente ser inaladas e causar danos aos pulmões. II- As MPs podem ser portadoras de poluentes orgânicos persistentes, incluindo alguns patógenos, e causar, potencialmente, reações físicas mais graves. Verdadeiro, essa afirmação também está correta, pois as MPs podem carregar substâncias nocivas e patógenos que podem agravar problemas de saúde. III- As MPs podem influenciar a interação com microrganismos, sendo que a estrutura física e as propriedades físico-químicas, também, podem influenciar a disponibilidade de nutrientes. Verdadeiro, essa afirmação é correta, pois as características das MPs podem afetar a interação com microrganismos e a disponibilidade de nutrientes no ambiente. IV- Existe uma enorme lacuna de conhecimento entre a avaliação de saúde potencial e os poluentes atmosféricos existentes. Verdadeiro, essa afirmação é correta, pois é amplamente reconhecido que ainda há muito a aprender sobre os efeitos dos poluentes atmosféricos na saúde. Com base na análise, todas as sentenças (I, II, III e IV) estão corretas. No entanto, como a alternativa correta não está listada, a melhor opção que contém as sentenças verdadeiras é: C) As sentenças I, II e III estão corretas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A maioria dos poluentes, como o CO, permanece na atmosfera por períodos, relativamente, breves, o que apresenta uma vida útil de alguns dias, ou algumas semanas. Se as emissões fossem, completamente, reduzidas, a baixa atmosfera perderia quase todos os poluentes. No entanto, alguns poluentes (cinzas vulcânicas e aerossóis com enxofre, por exemplo), emitidos no alto da estratosfera, poderiam permanecer lá por meses antes de retornar à superfície.
Com base no poluente CO, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: I- monóxido de carbono (CO) é um dos poluentes atmosféricos mais comuns e, amplamente, distribuídos. É um gás incolor, inodoro e insípido, pouco solúvel em água. Tem uma densidade, ligeiramente, menor do que o ar. PORQUE II- As emissões antrópicas de se originam, principalmente, de motores. Outras fontes comuns incluem vários processos industriais, usinas de energia que usam carvão e incineradores de resíduos. As emissões derivadas do petróleo aumentaram muito nas últimas décadas. Assinale a alternativa CORRETA:
A A primeira asserção é uma proposição falsa, e, a segunda, uma proposição verdadeira.
B A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e, a segunda, uma proposição falsa.
C As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
D As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.

As preocupações com a poluição do ar têm uma história longa e complexa. As queixas que envolvem os efeitos na saúde humana e no ambiente urbano foram feitas, pela primeira vez, pelos habitantes das antigas Atenas e Roma. No entanto, a qualidade do ar urbano piorou, consideravelmente, durante a Revolução Industrial, quando o uso generalizado de carvão, em fábricas na Grã-Bretanha, na Alemanha, nos Estados Unidos e em outras nações, inaugurou uma 'era da fumaça'.
Com base no histórico de poluição atmosférica mundial, assinale a alternativa CORRETA:
A Apesar da considerável redução da deposição atmosférica nos últimos séculos, embora algumas das concentrações de elementos, nos sedimentos superficiais, tenham diminuído, ainda, é muito mais baixa do que os valores naturais de fundo dela.
B Em meados do século XX, após grandes episódios de poluição do ar, ficou claro que o ar poluído era tão prejudicial à saúde pública quanto o abastecimento de água poluída. Assim, leis nacionais rigorosas, para reduzir a fumaça, foram introduzidas sobre as cidades de nações industriais.
C O fracasso do Protocolo de Montreal, ao eliminar, gradualmente, o uso de clorofluorcarbonetos que destroem a camada de ozônio é um exemplo malsucedido de governança ambiental internacional. Assim, é necessário um forte compromisso para reduzir essas emissões.
D Os problemas ambientais globais exigem ação, apenas, legislativa, por parte das nações. Assim, é necessário um compromisso, apenas, a nível regional para se chegar a um acordo efetivo de redução das emissões de gases do efeito estufa.

Mais conteúdos dessa disciplina