O trecho lido faz parte do livro Mário de Andrade por ele mesmo, de autoria de Paulo Duarte, que se correspondia por cartas com o escritor. Considerando o excerto de texto e a Rota de aprendizagem da aula 2 de Clássicos da literatura do modernismo brasileiro, sobre Mário de Andrade, analise as assertivas a seguir e marque V para as asserções verdadeiras e F para as asserções falsas.
I. ( ) Além de suas obras literárias, Mário de Andrade era conhecido por ser um exímio pintor modernista, o que justificaria a sua participação junto do departamento de cultura.
II. ( ) Mário de Andrade procura formas promover o encontro entre a cultura considerada erudita e a cultura de outras matizes identitárias brasileiras.
III. ( ) Mário de Andrade tinha como premissa valorizar apenas os cânones clássicos, como forma de afirmar a estética tradicional das classes dominantes.
IV. ( ) Além da literatura, Mário de Andrade era antropólogo, crítico cultural e promoveu as primeiras políticas públicas na área de patrimônio.
V. ( ) A busca pela cultura brasileira fez com que Mário de Andrade localizasse a resposta às questões sobre a superação da estética tradicional das classes dominantes.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
A
V – F – V – F – FB
F – F – V – V – FC
F – V – V – F – VD
V – V – F – F – FE
F – V – F – V – V
Ed
há 4 dias
Vamos analisar cada uma das assertivas sobre Mário de Andrade: I. ( ) Além de suas obras literárias, Mário de Andrade era conhecido por ser um exímio pintor modernista, o que justificaria a sua participação junto do departamento de cultura. É falsa (F). Mário de Andrade era um importante escritor e musicólogo, mas não é amplamente reconhecido como pintor. II. ( ) Mário de Andrade procura formas promover o encontro entre a cultura considerada erudita e a cultura de outras matizes identitárias brasileiras. É verdadeira (V). Mário de Andrade buscou integrar diferentes expressões culturais brasileiras, promovendo um diálogo entre a cultura erudita e as manifestações populares. III. ( ) Mário de Andrade tinha como premissa valorizar apenas os cânones clássicos, como forma de afirmar a estética tradicional das classes dominantes. É falsa (F). Mário de Andrade, na verdade, buscou romper com a estética tradicional e valorizar a cultura popular brasileira. IV. ( ) Além da literatura, Mário de Andrade era antropólogo, crítico cultural e promoveu as primeiras políticas públicas na área de patrimônio. É verdadeira (V). Mário de Andrade teve um papel importante na antropologia e na crítica cultural, além de ter contribuído para políticas de preservação do patrimônio cultural. V. ( ) A busca pela cultura brasileira fez com que Mário de Andrade localizasse a resposta às questões sobre a superação da estética tradicional das classes dominantes. É verdadeira (V). Mário de Andrade realmente buscou uma nova estética que refletisse a diversidade cultural brasileira, superando a estética tradicional. Agora, organizando as respostas: I - F II - V III - F IV - V V - V A sequência correta é: F – V – F – V – V. Portanto, a alternativa que apresenta a sequência correta é: F – V – F – V – V.