Logo Passei Direto
Buscar

Sociedade

Outros
Leia o texto: No Brasil, para uma população 54% negra (incluídos os pardos), apenas 14% dos juízes e 2% dos procuradores e promotores públicos são negros. Juízes devem ser imparciais em relação à cor, ao credo e ao gênero, e os mais sensíveis desenvolvem empatia que lhes permite colocar-se no lugar dos mais desfavorecidos socialmente. Nos Estados Unidos, várias ONGs dedicam-se a defender réus já condenados. Como resultado do trabalho de apenas uma delas, 353 presos foram inocentados em novos julgamentos desde 1989. Desses, 219 eram negros. No Brasil, é uma incógnita avanço social que seria obtido por uma justiça cega à cor. RAMOS, Mylene Pereira. A justiça tem cor? Veja, 24.01.2018 (com adaptações).
Sobre funcionamento da justiça, avalie as afirmativas: I. O preconceito étnico é um fenômeno exclusivamente subjetivo e sem implicações na esfera pública. II. A disparidade da composição étnica entre réus e juízes é um fator que promove sucesso na atuação do judiciário. III. A isenção jurídica é garantida por critérios objetivos, que independem da origem étnica ou social. IV. A imparcialidade nos julgamentos é um fator que torna desnecessária a adoção de políticas afirmativas. É correto apenas que se afirma em:
d. III.
User badge image
CidadaniAtiva

há 3 dias

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 3 dias

Vamos analisar cada afirmativa: I. O preconceito étnico é um fenômeno exclusivamente subjetivo e sem implicações na esfera pública. Falso. O preconceito étnico tem implicações significativas na esfera pública, incluindo a justiça, e não é apenas uma questão subjetiva. II. A disparidade da composição étnica entre réus e juízes é um fator que promove sucesso na atuação do judiciário. Falso. A disparidade pode indicar problemas de representatividade e imparcialidade, não promovendo necessariamente o sucesso da atuação do judiciário. III. A isenção jurídica é garantida por critérios objetivos, que independem da origem étnica ou social. Verdadeiro. A isenção jurídica deve ser baseada em critérios objetivos, embora na prática isso possa ser desafiado por preconceitos e desigualdades. IV. A imparcialidade nos julgamentos é um fator que torna desnecessária a adoção de políticas afirmativas. Falso. A imparcialidade é ideal, mas a adoção de políticas afirmativas é muitas vezes necessária para corrigir desigualdades históricas e garantir uma justiça mais equitativa. Com base nas análises, apenas a afirmativa III é correta. Portanto, a alternativa correta é: d. III.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Mais conteúdos dessa disciplina