Logo Passei Direto
Buscar

Inglês

Outros
A coesão textual é responsável pela articulação das ideias em um texto. Entretanto, quando mal-empregada, pode gerar falhas na comunicação. Considere as sentenças a seguir:
Há ambiguidade apenas em:
I. Durante a aula, o professor proibiu que o aluno utilizasse o dicionário dele.
II. Pedro brigou com o vizinho por causa do seu animal de estimação.
III. Enquanto esperavam o voo, Pedro ensinou Valéria a utilizar o computador dele para editar textos.
I e II
II e III
I e III
III
User badge image
Estudo Através de Questões

ontem

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ontem

Vamos analisar cada uma das sentenças para identificar onde há ambiguidade: I. Durante a aula, o professor proibiu que o aluno utilizasse o dicionário dele. - Aqui, a ambiguidade está no pronome "dele", que pode se referir tanto ao professor quanto ao aluno. Portanto, há ambiguidade. II. Pedro brigou com o vizinho por causa do seu animal de estimação. - A ambiguidade está no pronome "seu", que pode se referir a Pedro ou ao vizinho. Portanto, também há ambiguidade. III. Enquanto esperavam o voo, Pedro ensinou Valéria a utilizar o computador dele para editar textos. - Neste caso, a ambiguidade está no pronome "dele", que pode se referir a Pedro ou a Valéria. Portanto, também há ambiguidade. Agora, vamos verificar as opções: - I e II: Ambas têm ambiguidade. - II e III: Ambas têm ambiguidade. - I e III: Ambas têm ambiguidade. - III: Tem ambiguidade. Como as sentenças I, II e III apresentam ambiguidade, a alternativa correta que menciona apenas as sentenças que têm ambiguidade é: I e II. Portanto, a resposta correta é: I e II.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A pessoa que tem o hábito de ler amplia o vocabulário e consequentemente tende a se expressar melhor. Visando a uma boa escrita, o ideal é prestar atenção na lógica e na sintaxe. Sendo assim, é importante que um texto tenha:
Gerundismo.
Clichê.
Queísmo.
Ambiguidade.
Clareza.

Leia o parágrafo a seguir: O Brasil, que é um país que sempre precisou do FMI para pagar as suas contas, que sempre estão nas alturas, porque o país gasta mais do que ganha, tem preocupado os investidores internacionais que pretendem ter ganhos exorbitantes aqui que tem taxas de juros atrativos para quem vem de fora e não tem as mesmas facilidades para quem é investidor que nasceu no Brasil. Não se compreende que o Brasil que é um país que tem riquezas tão grandes no seu subsolo seja considerado um país pobre que não tem dinheiro sequer para honrar seus compromissos.
Nele, tem-se um exemplo de uma impropriedade de linguagem chamada:
queísmo.
redundância.
cacófato.
ambiguidade.
gerundismo.

As frases invertidas ou o uso da ordem indireta podem prejudicar a clareza do texto, levando o leitor a um maior esforço para compreender a mensagem e a tentar pôr a frase mentalmente na ordem direta. Das alternativas a seguir, assinale aquela em que as frases estão na ordem direta.
Com câmeras e bateria potentes, peca no processamento a nova marca de celular que acaba de chegar ao país.
Alimentos funcionais são os que nutrem o corpo e contribuem para a prevenção de doenças.
Confundida com homônima, candidata tem Enem anulado, mas protesta e recupera a nota.
Indicada para assumir a diretoria da empresa, a gerente geral disse se sentir muito honrada com o reconhecimento recebido.
Descontraído, depois da sabatina pela qual havia passado na Comissão de Assuntos Econômicos, o indicado pela Presidência da República ao cargo de presidente do Banco Central declarou sentir-se aprovado com nota máxima.

Mais conteúdos dessa disciplina