Logo Passei Direto
Buscar
A realidade social, objetiva, que não existe por acaso, mas como produto da ação dos homens, também não se transforma por acaso. Se os homens são os produtores desta realidade e se esta, na 'inversão da práxis', se volta sobre eles e os condiciona, transformar a realidade opressora é tarefa histórica, é tarefa dos homens. Fonte: FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2015.
Sobre a manutenção e perpetuação da opressão, analise as afirmativas a seguir: I. Concepção bancária da educação, que serve como instrumento de opressão. II. Existe uma violência desumanizada por parte dos opressores, que faz do oprimido um ser menor. III. Concepção bancária da educação, educa para a liberdade, que serve como instrumento de libertação. IV. Existe uma violência desumanizada por parte dos opressores, que faz do oprimido um ser maior, com mais valores. É correto o que se afirma em:
A I e II, apenas.
B II, III e IV, apenas.
C III e IV, apenas.
D II e III, apenas.
E I, II e III, apenas.
User badge image
Matematicamente

há 19 horas

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 19 horas

Vamos analisar cada afirmativa: I. Concepção bancária da educação, que serve como instrumento de opressão. Verdadeiro, essa afirmativa está correta, pois a concepção bancária da educação, segundo Paulo Freire, é uma forma de opressão que trata os alunos como receptáculos de conhecimento, sem promover a reflexão crítica. II. Existe uma violência desumanizada por parte dos opressores, que faz do oprimido um ser menor. Verdadeiro, essa afirmativa também está correta, pois reflete a ideia de que a opressão desumaniza os oprimidos, reduzindo seu valor e potencial. III. Concepção bancária da educação, educa para a liberdade, que serve como instrumento de libertação. Falso, essa afirmativa é contraditória, pois a concepção bancária da educação não educa para a liberdade, mas sim perpetua a opressão. IV. Existe uma violência desumanizada por parte dos opressores, que faz do oprimido um ser maior, com mais valores. Falso, essa afirmativa é incorreta, pois a violência desumaniza o oprimido, não o torna um ser maior ou com mais valores. Com base nas análises, as afirmativas corretas são I e II. Portanto, a alternativa correta é: A) I e II, apenas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Os efeitos da Reforma Protestante foram profundos em todos os níveis. As taxas de alfabetização melhoraram dramaticamente, uma vez que os protestantes eram encorajados a ler a Bíblia por si próprios, e a educação se tornou uma alta prioridade. conceito de propaganda foi estabelecido e usado para avançar com agendas pessoais ou de determinados grupos. A prensa móvel e os livros produzidos em massa se tornaram mais centrais na sociedade. Fonte: adaptado de: WORLD HISTORY ENCYCLOPEDIA. Reforma Protestante.
Com base nas informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: I. A Reforma Protestante contribuiu significativamente para o aumento das taxas de alfabetização na Europa. II. princípio protestante de que cada indivíduo deveria interpretar a Bíblia por si mesmo estimulou a leitura e a educação, tornando-as mais acessíveis à população em geral. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
I. A Reforma Protestante contribuiu significativamente para o aumento das taxas de alfabetização na Europa.
II. princípio protestante de que cada indivíduo deveria interpretar a Bíblia por si mesmo estimulou a leitura e a educação, tornando-as mais acessíveis à população em geral.
A As asserções I e II são falsas.
B A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
C A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
D As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
E As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Essa cultura se desenvolveu, em primeiro lugar, em virtude da vasta rede de mosteiros que, desde os séculos VI e VII, se espalhou pela Itália, pela Gália, pela Germânia, pelas ilhas britânicas e pelo norte da península ibérica. Os monges tiveram um papel fundamental na conversão das populações rurais da Europa Ocidental; as escolas por eles fundadas atuaram como centros de formação do clero e das elites laicas. Os scriptoria, ateliês dos mosteiros nos quais os manuscritos eram produzidos ou copiados, permitiram que muitas obras da Antiguidade fossem preservadas e alimentam os debates doutrinários, além de terem possibilitado o crescimento de uma ampla produção literária que incluía tratados, crônicas, histórias, anais etc. Fonte: SILVA, M. da. História medieval. São Paulo: Contexto, 2019.
Qual das alternativas a seguir melhor representa o papel dos mosteiros na disseminação da cultura e do cristianismo na Europa Ocidental durante a Alta Idade Média?
A Os mosteiros eram centros de produção agrícola, fornecendo alimentos para as populações rurais e sustentando a expansão do cristianismo.
B Os mosteiros eram locais de peregrinação, atraindo grande número de pessoas em busca de milagres e promovendo a unidade religiosa.
C Os mosteiros eram fortalezas militares, protegendo as populações dos ataques bárbaros e impondo a fé cristã por meio da força.
D Os mosteiros eram centros comerciais, facilitando a troca de produtos e ideias entre diferentes regiões da Europa.
E Os mosteiros eram centros de conhecimento, produção cultural e disseminação da fé cristã, desempenhando um papel fundamental na formação da sociedade medieval.

A escrita é, portanto, uma invenção decisiva para a história da humanidade. Ela é a representação do pensamento e da linguagem humana por meio de símbolos. Um meio durável e privilegiado de comunicação entre as pessoas. Por meio de registros escritos há milhares de anos, ficamos sabendo como era a vida e a organização social de povos que viveram muito antes de nós. A invenção não surgiu por acaso, mas como consequência das mudanças profundas nas sociedades durante o período do surgimento das primeiras cidades. Fonte: FIOCRUZ. ABC da escrita.
Com base nas informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: I. A escrita é uma invenção fundamental para a humanidade, pois permite a representação duradoura do pensamento e da linguagem, possibilitando a comunicação entre pessoas ao longo do tempo e a preservação de conhecimentos. PORQUE II. surgimento da escrita está diretamente ligado às transformações sociais ocorridas com o desenvolvimento das primeiras cidades, sendo uma consequência natural das novas demandas de comunicação e organização social. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
A As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
B A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
C A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
D As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
E As asserções I e II são falsas.

Mais conteúdos dessa disciplina