Logo Passei Direto
Buscar
Em relação à chegada do café no Brasil é correto dizer que:
Escolha uma opção:
a. A plantação cafeeira no Brasil somente cresceu após a criação do Convênio de Taubaté no século XVIII, que priorizou investimentos públicos nos cafezais para alavancar a venda do produto no mercado nacional.
b. A chegada do café no Brasil trouxe poucas mudanças para a economia nacional, uma vez que a produção cafeeira foi produzida visando ao mercado interno que era mais rentável do que o comércio no mercado internacional.
c. O café chegou somente no século XIX no Brasil e teve bastante dificuldade de ganhar o gosto popular. No século posterior, o café tornou-se um produto importante para a economia, mas não representou grandes lucros para o Estado brasileiro.
d. O café chegou ao Brasil no século XVII, quando a esposa do governador da Guiana Francesa presentou o Sargento paraense Francisco de Mello Palheta com uma muda de café, que posteriormente foi ganhando o gosto da população brasileira.
User badge image
Estudo Através de Questões

há 7 horas

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 horas

Vamos analisar cada alternativa: a. A plantação cafeeira no Brasil somente cresceu após a criação do Convênio de Taubaté no século XVIII, que priorizou investimentos públicos nos cafezais para alavancar a venda do produto no mercado nacional. Falso, o café já havia sido introduzido no Brasil antes do Convênio de Taubaté, que ocorreu no início do século XX. b. A chegada do café no Brasil trouxe poucas mudanças para a economia nacional, uma vez que a produção cafeeira foi produzida visando ao mercado interno que era mais rentável do que o comércio no mercado internacional. Falso, a produção de café no Brasil foi voltada principalmente para o mercado externo e teve um impacto significativo na economia nacional. c. O café chegou somente no século XIX no Brasil e teve bastante dificuldade de ganhar o gosto popular. No século posterior, o café tornou-se um produto importante para a economia, mas não representou grandes lucros para o Estado brasileiro. Falso, o café chegou ao Brasil no século XVII e se tornou um produto importante para a economia, gerando grandes lucros. d. O café chegou ao Brasil no século XVII, quando a esposa do governador da Guiana Francesa presentou o Sargento paraense Francisco de Mello Palheta com uma muda de café, que posteriormente foi ganhando o gosto da população brasileira. Verdadeiro, essa é uma narrativa histórica aceita sobre a introdução do café no Brasil. Portanto, a alternativa correta é: d) O café chegou ao Brasil no século XVII, quando a esposa do governador da Guiana Francesa presentou o Sargento paraense Francisco de Mello Palheta com uma muda de café, que posteriormente foi ganhando o gosto da população brasileira.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A poda tem se tornado uma prática cada vez mais utilizada na condução da lavoura de café. Existem várias alternativas de podas, dependendo do estado em que se encontra a lavoura.
Sobre os tipos de podas que podem ser utilizadas no cafeeiro, é CORRETO afirmar que:
a. em lavouras depauperadas, com perda de boa parte dos ramos produtivos e da saia, recomenda-se a poda do tipo decote, pois esta não causa redução drástica da produção.
b. em lavouras com crescimento vigoroso e plantas com porte muito alto recomenda-se utilizar a poda do tipo recepa, pois esta permite reestruturar a copa das plantas.
c. o esqueletamento é um tipo de poda drástica, utilizado em lavouras mais velhas e ramos pouco produtivos, em vias de fechamento ou quando ocorre geada de “capote”.
d. em determinadas situações podem ser associadas as podas do tipo recepa e esqueletamento para reduzir o efeito drástico na produção no ano seguinte.

Dentre as principais pragas da cultura da soja têm-se as lagartas desfolhadoras e os percevejos, entretanto existem importantes inimigos naturais que exercem um importante papel no manejo integrado das pragas da soja.
Assinale a alternativa incorreta em relação aos predadores e parasitoides da cultura da soja:
a. O hemíptero do gênero Podisus sp. ataca lagartas e percevejos.
b. As espécies Calossoma granulatum e Lebia concina são himenópteros predadores de lagartas.
c. O Trissolcus basalis é um parasitóide que auxilia no controle de ovos de percevejos.
d. Trichogramma spp. é um parasitóide de ovos da lagarta-da-soja.

Mais conteúdos dessa disciplina