Logo Passei Direto
Buscar
O diagnóstico do câncer implica em uma percepção de saúde mais acentuada pelos pacientes. Toda a equipe de cuidados orienta os indivíduos com câncer em minimizar as possibilidades de contrair infecções que são potencialmente perigosas em razão do risco elevado de redução da imunidade no curso dos tratamentos quimioterápicos. Esta estratégia passa inclusive pelo encaminhamento dos pacientes ao profissional dentista, podendo esta etapa ser problemática diante da utilização de fármacos.
Qual a categoria de fármacos que pode ser problemática?
Opioides fracos.
Opioides fortes.
Bisfosfonatos.
Antieméticos.
Repositores sanguíneos.
User badge image
Aprendendo com Desafios

há 21 horas

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 21 horas

A categoria de fármacos que pode ser problemática no contexto do tratamento de pacientes com câncer, especialmente em relação ao cuidado dental, são os bisfosfonatos. Esses medicamentos são utilizados para tratar condições como a osteoporose e também em pacientes com câncer para prevenir complicações ósseas, mas podem aumentar o risco de osteonecrose da mandíbula, especialmente após procedimentos dentários. Portanto, é importante que a equipe de cuidados esteja ciente desse risco ao encaminhar pacientes para o dentista.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

O tratamento contra o câncer de mama evoluiu muito nos últimos anos, sobretudo com a descoberta das ações estrogênicas sobre a proliferação tumoral. Fármacos como o tamoxifeno promovem o bloqueio das ações do hormônio, levando a redução da recorrência dos tumores, mas com o inconveniente de promover dores articulares e ósseas.
Esse tipo de dor pode ser considerado:
Relacionada ao tratamento.
Relacionada ao tumor.
Primária.
Secundária.
Terciária.

A utilização de fármacos antieméticos confere conforto aos pacientes em tratamento oncológico, em razão da sua capacidade de minimização do desenvolvimento de náusea e vômito, que além de incômodos que representam risco ao tratamento pela diminuição do peso e queda do estado geral do paciente. Entretanto, assim como outros tratamentos a terapia antiemética pode acarretar efeitos adversos.
É um efeito adverso comum aos fármacos antagonistas dos receptores de serotonina 5-HT3:
Constipação.
Sedação.
Cólica intestinal.
Náuseas.
Vômitos.

Senhor Jonas foi diagnosticado com câncer de próstata, em estágio avançado, já apresentando metástases ósseas e dor oncológica associada. Senhor Jonas iniciou tratamento com fármacos quimioterápicos, opioides fortes para o tratamento da dor e ácido zoledrônico para tratamento da desmineralização óssea associada à metástase. Além desses tratamentos, o paciente iniciou também acupuntura para minimização das dores que sentia, obtendo êxito com a prática.
No contexto dos tratamentos oncológicos, a acupuntura é considerada:
Uma terapia para reposição de elementos sanguíneos.
Uma substituta do tratamento oncológico.
Uma prática integrativa e complementar.
Uma prática sem benefícios clínicos comprovados.
Uma estratégia farmacológica contra a dor.

Paciente L.I.L.S, masculino, 45 anos, tabagista, acidentou-se em seu ambiente de trabalho com um líquido altamente inflamável, necessitando de cuidados intensivos em ambiente de internação. Foi solicitada pela Equipe Multidisciplinar em Terapia Nutricional a administração de nutrição parenteral. Sobre essa modalidade nutricional, marque a opção correta:
O profissional enfermeiro se destaca na preparação das formulações. Essa Terapia Nutricional necessita apenas da presença de médicos e enfermeiros. A nutrição parenteral deve ser administrada apenas por profissionais farmacêuticos treinados para essa atividade. Essa Terapia Nutricional pode ser prescrita por qualquer profissional de saúde. O profissional farmacêutico se destaca na produção das formulações pois é habilitado para avaliar as prescrições.

Mais conteúdos dessa disciplina