Logo Passei Direto
Buscar
O Código de Ética e Disciplina do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR), instituído pela Resolução n. 52, de 6 de setembro de 2013, é um documento fundamental que orienta a conduta dos arquitetos e urbanistas na atuação profissional. Esse código estabelece as normas que devem ser seguidas para garantir a integridade, a responsabilidade e a qualidade dos serviços prestados. Em 2023, Código de Ética e Disciplina do CAU/BR completou 10 anos e são indiscutíveis os benefícios trazidos para os arquitetos e urbanistas, os clientes e a sociedade em geral. As normas do Código de Ética e Disciplina do CAU/BR estão estruturadas em três classes: princípios regras recomendações Em relação a essas classes, avalie as afirmativas a seguir.
É correto que se afirma em:
I. Os princípios são as normas de maior abrangência, cujo caráter, de cunho teórico e abstrato, dá referência aos agrupamentos de normas subordinadas.
II. As regras, que são derivadas dos princípios, devem ser seguidas de forma específica e restrita às circunstâncias objetivas e concretas.
III. As recomendações, quando descumpridas, não pressupõem cominação de sanção. Contudo, sua observância ou sua inobservância poderão fundamentar argumento atenuante ou agravante para a aplicação das sanções disciplinares.
a. I, apenas.
b. II, apenas.
c. III, apenas.
d. e II, apenas.
e. I, III.
User badge image
Ensinando Através de Questões

ontem

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ontem

Vamos analisar cada afirmativa: I. Os princípios são as normas de maior abrangência, cujo caráter, de cunho teórico e abstrato, dá referência aos agrupamentos de normas subordinadas. Verdadeiro, essa afirmativa está correta, pois os princípios realmente servem como base para as regras e recomendações. II. As regras, que são derivadas dos princípios, devem ser seguidas de forma específica e restrita às circunstâncias objetivas e concretas. Verdadeiro, essa afirmativa também está correta, pois as regras são mais específicas e devem ser seguidas em situações concretas. III. As recomendações, quando descumpridas, não pressupõem cominação de sanção. Contudo, sua observância ou sua inobservância poderão fundamentar argumento atenuante ou agravante para a aplicação das sanções disciplinares. Verdadeiro, essa afirmativa está correta, pois as recomendações não têm sanções diretas, mas podem influenciar a aplicação de sanções disciplinares. Portanto, todas as afirmativas (I, II e III) estão corretas. No entanto, como nenhuma alternativa apresenta todas as afirmativas, a alternativa que contém as afirmativas verdadeiras é: e) I, III.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Os princípios fundamentais do Código de Ética e Disciplina do CAU/BR, descritos na Resolução n. 52, de 6 de setembro de 2013, estabelecem uma base sólida para a prática da Arquitetura e Urbanismo, orientando os profissionais para uma conduta que almeja não apenas a excelência técnica, mas também a integridade e a responsabilidade social. Em relação a esses princípios, avalie as afirmativas a seguir:
São princípios fundamentais do Código de Ética e Disciplina do CAU/BR, descritos na Resolução n. 52, os expressos em:
I. arquiteto e urbanista é um profissional que exerce atividades intelectuais de interesse público e alcance social apenas mediante aprovação em concurso público federal.
II. processo de formação do arquiteto e urbanista deve ser estruturado e desenvolvido com objetivo de assegurar sua capacitação e sua habilitação para desempenho parcial das atividades profissionais previstas na matriz curricular do curso.
III. arquiteto e urbanista deve reconhecer, respeitar e defender as realizações arquitetônicas e urbanísticas como parte do patrimônio socioambiental e cultural e deve contribuir para aprimoramento desse patrimônio.
IV. arquiteto e urbanista deve manter e desenvolver seus conhecimentos, preservando sua independência de opinião, imparcialidade, integridade e competência profissional, de modo a contribuir, por meio do desempenho de suas atribuições específicas, para desenvolvimento do ambiente construído.
V. arquiteto e urbanista deve defender os direitos fundamentais da pessoa humana, conforme expressos na Constituição Brasileira e em acordos internacionais.
a. le II, apenas.
b. III, IV e V, apenas.
c. IV e V, apenas.
d. II, III e IV, apenas.
e. I, II, III, IV e V.

Mais conteúdos dessa disciplina