Logo Passei Direto
Buscar
Tamires tem 14 anos e foi vítima de violência sexual por parte de um tio e revelou esse fato a uma assistente social que acompanha a família. A assistente social, então, acolheu o relato da revelação espontânea e providenciou os encaminhamentos necessários. Conforme previsão expressa da Lei nº 13.431/2017, escolha a alternativa correta:
Escolha uma opção:
a. A oitiva de Tamires em processo judicial poderá seguir o rito cautelar de antecipação de prova.
b. A escuta especializada de Tamires deveria ter sido pela autoridade policial.
c. É totalmente proibido o compartilhamento das informações obtidas na escuta especializada.
d. A escuta especializada de Tamires deveria ser gravada em áudio e vídeo pela Assistente Social e compartilhada com toda a Rede de Proteção.
User badge image
ServicoSocializando

há 6 horas

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 horas

Vamos analisar cada uma das alternativas à luz da Lei nº 13.431/2017, que trata da proteção de crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência. a) A oitiva de Tamires em processo judicial poderá seguir o rito cautelar de antecipação de prova. - Esta alternativa é verdadeira, pois a lei prevê que a oitiva pode ser feita de forma cautelar, mas não é a principal questão abordada pela lei. b) A escuta especializada de Tamires deveria ter sido pela autoridade policial. - A escuta especializada deve ser realizada por profissionais capacitados, como assistentes sociais ou psicólogos, e não necessariamente pela autoridade policial. c) É totalmente proibido o compartilhamento das informações obtidas na escuta especializada. - Embora o compartilhamento de informações seja restrito, não é totalmente proibido, pois pode haver necessidade de compartilhamento com a Rede de Proteção, respeitando o sigilo. d) A escuta especializada de Tamires deveria ser gravada em áudio e vídeo pela Assistente Social e compartilhada com toda a Rede de Proteção. - A escuta especializada deve ser gravada, mas o compartilhamento deve ser feito de forma controlada e não com "toda a Rede de Proteção". Diante da análise, a alternativa correta é: a. A oitiva de Tamires em processo judicial poderá seguir o rito cautelar de antecipação de prova.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

O Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente Vítima ou Testemunha de Violência compreende múltiplas instituições e atores, sendo assim tem como características:
Escolha uma opção:
a. A articulação, baseando-se nos princípios da integralidade e da intersetorialidade.
b. A promoção de alterações radicais nas dinâmicas familiares a fim de garantir a proteção da criança e do adolescente.
c. A retirada imediata da vítima ou testemunha de violência do ambiente familiar.
d. A estipulação de prazos mais longos para o atendimento/acompanhamento, pois não se deve intervir logo após a situação de violência.

A elaboração de um plano individual e familiar de atendimento deve valorizar a participação da criança e do adolescente;
Escolha uma opção:
Verdadeiro.
Falso

Faz parte do rol de diretrizes gerais que orientam a atuação do SUAS no Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente Vítima ou Testemunha de Violência, EXCETO:
Escolha uma opção:
a. Abrangência e integralidade
b. Celeridade do atendimento
c. Capacitação interdisciplinar continuada
d. Não compartilhamento de Informações

Mais conteúdos dessa disciplina