Logo Passei Direto
Buscar
Pode-se caracterizar empiricamente a sociedade de consumo por diferentes traços: elevação do nível de vida, abundância das mercadorias e dos serviços, culto dos objetos e dos lazeres, moral hedonista e materialista, etc.
Em essência, o texto sintetiza
A) o perfil da forma de produção na sociedade atual.
B) o processo de moda como elemento que propõe uma concepção de sociedade.
C) a ideia de diversificação de consumo aliado à construção de prazeres superficiais.
D) o consumo como fator que caracteriza completamente a sociedade atual.
E) o homem atual como um grande consumidor de objetos.
User badge image
Matematicamente

ontem

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ontem

Vamos analisar as alternativas em relação ao texto apresentado, que fala sobre a sociedade de consumo e seus traços característicos. A) O perfil da forma de produção na sociedade atual - Esta opção não se encaixa, pois o texto foca mais no consumo do que na produção. B) O processo de moda como elemento que propõe uma concepção de sociedade - Embora a moda possa estar relacionada ao consumo, o texto não aborda especificamente a moda. C) A ideia de diversificação de consumo aliado à construção de prazeres superficiais - Esta opção toca em aspectos do texto, mas não sintetiza completamente a essência do que é descrito. D) O consumo como fator que caracteriza completamente a sociedade atual - Esta opção parece ser a mais adequada, pois o texto menciona vários traços que definem a sociedade de consumo. E) O homem atual como um grande consumidor de objetos - Embora isso seja verdade, é uma afirmação mais específica e não abrange todos os traços mencionados no texto. Portanto, a alternativa que melhor sintetiza a essência do texto é: D) o consumo como fator que caracteriza completamente a sociedade atual.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A sociedade de consumo é um termo bastante utilizado para representar os avanços de produção do sistema capitalista, que se intensificaram ao longo do século XX.
De acordo com este pressuposto assinale a alternativa INCORRETA:
a) Há a devastação das florestas e o esgotamento até mesmo dos recursos renováveis, tais como a água própria para o consumo, as florestas e o solo. Além disso, os recursos não renováveis vão contando os dias para a escassez completa, tais como as reservas de petróleo e de diversos minérios utilizados para a fabricação dos mais diferentes produtos utilizados pela sociedade.
b) Um dos aspectos mais criticados no que se refere à sociedade de consumo é a obsolescência programada – ou obsolescência planejada –, que consiste na produção de mercadorias previamente elaboradas para serem rapidamente descartadas, fazendo com que o consumidor compre um novo produto em breve. Assim, aumenta-se o consumo, mas também aumenta a demanda por recursos naturais e maximiza a produção de lixo, elevando ainda mais a problemática ambiental decorrente desse processo.
c) Faz-se necessário encontrar meios econômicos alternativos ao desenvolvimento pautado no consumo. Não obstante, faz-se necessária também a promoção de políticas de reciclagem, além da reutilização ou reaproveitamento dos produtos não mais utilizados, contendo, assim, a geração de lixo e a demanda desenfreada por matérias-primas.
d) Nenhuma das alternativas.

Observe a charge do cartunista argentino Quino.
De acordo com a charge, é CORRETO afirmar que
(A) faz uma crítica à denominada sociedade de consumo, na qual se verifica uma tendência em valorizar mais o consumo de mercadorias do que outros aspectos da vida social, como a educação e a cultura.
(B) faz uma crítica à intolerância, demonstrando que ainda existem indivíduos que não entendem a opinião diferente dos outros e que, por isso, agem de maneira etnocêntrica, culminando em atitudes de violência e exclusão social.
(C) deixa claro que a sociedade é plural, que os indivíduos têm o direito de desejar coisas diferentes devido às suas subjetividades, isto é, seus gostos e suas opiniões pessoais e que esta diversidade não gera conflitos sociais.
(D) demonstra que os indivíduos que possuem acesso restrito à educação e à cultura são discriminados pela sociedade, inclusive pela instituição policial que tende a ser mais rigorosa em relação à população de baixa renda.
(E) demonstra que, apesar de a sociedade de consumo valorizar as mercadorias como símbolo de status, a educação e a cultura ainda representam as melhores oportunidades para os indivíduos alcançarem o reconhecimento social.

O sociólogo polonês Zygmunt Bauman é autor da obra Vida para Consumo. Sobre o tema, de acordo com Bauman, assinale a alternativa CORRETA.
a) As relações sociais construídas pelo consumo geram relações cada vez mais sólidas e estáveis.
b) Os próprios membros da sociedade de consumo são mercadorias de consumo, qualidade que os torna autênticos membros dessa sociedade.
c) Todas as necessidades dos membros da sociedade de consumo têm um condicionamento biológico.
d) A sociedade de consumo tem como característica o desestímulo ao desperdício.
e) O novo indivíduo consumista assume características sólidas e quase sempre posterga o prazer do consumo.

Sobre a temática da sociedade de consumo, assinale a alternativa correta:
a) A sociedade de consumo é um termo bastante utilizado para representar os avanços de produção do sistema capitalista, que se iniciou no século XXI notadamente nos Estados Unidos e que, posteriormente, espalharam-se – e ainda vem se espalhando – pelo mundo. Nesse sentido, o desenvolvimento econômico e social é pautado pelo aumento do consumo, que resulta em lucro ao comércio e às grandes empresas, gerando mais empregos, aumentando a renda, o que acarreta ainda mais consumo.
b) Um dos aspectos mais criticados no que se refere à sociedade de consumo é a obsolescência programada – ou obsolescência planejada –, que consiste na produção de mercadorias previamente elaboradas para serem rapidamente recicladas, fazendo com que o consumidor fique vinculado àquele fornecedor. Assim, aumenta-se o consumo, mas também aumenta a demanda por recursos naturais e maximiza a produção de lixo, elevando ainda mais a problemática ambiental decorrente desse processo.
c) Atualmente, não vivemos mais na predominância do sistema fordista de produção, cuja premissa principal era a produção em massa (embora muitas fábricas ainda o utilizem). O toyotismo, desenvolvido e ampliado a partir do final do século XX, articula o equilíbrio entre a demanda e a produção, produzindo em grande quantidade apenas quando a procura por um produto é elevada. No entanto, ainda procura manter o consumo e, consequentemente, a demanda no máximo patamar possível a fim de que mais lucros sejam gerados nas várias áreas da economia.
d) Entende-se por sociedade de consumo a era contemporânea do capitalismo em que o crescimento econômico e a geração de lucro e riqueza encontram-se predominantemente pautados no crescimento da atividade comercial e, consequentemente, do consumo. Para manter esse desenvolvimento, incentiva-se o consumo de várias maneiras, mas há uma tendência de redução dos meios publicitários.

Mais conteúdos dessa disciplina