Logo Passei Direto
Buscar

Química

Outros
O termo gás nobre foi utilizado por Hugo Erdmann em 1898 para indicar gases com reatividade química extremamente baixa. A descoberta dos gases nobres ajudou na melhor compreensão da estrutura atômica.
A partir da distribuição eletrônica dos átomos seguintes, indique qual deles é um gás nobre.
1s2, 2s2, 2p6, 3s2, 3p6, 4s2, 3d10, 4p6
1s2, 2s2, 2p6, 3s2, 3p6, 4s2, 3d8
1s2, 2s2, 2p6, 3s2, 3p6, 4s2, 3d10, 4p6
1s2, 2s2, 2p6, 3s2, 3p6, 4s2, 3d10, 4p6, 5s2, 4d10
1s2, 2s2, 2p6, 3s2, 3p6, 4s2, 3d10, 4p6, 5s2
1s2, 2s2, 2p6, 3s2, 3p6, 4s2, 3d10, 4p6, 5s2, 4d6
B
User badge image
Exercícios Para o Conhecimento

ontem

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ontem

Para identificar qual dos átomos listados é um gás nobre, precisamos observar a distribuição eletrônica. Os gases nobres têm uma camada de valência completa, o que significa que suas distribuições eletrônicas terminam em um nível de energia com todos os orbitais preenchidos. Analisando as opções: 1. 1s², 2s², 2p⁶, 3s², 3p⁶, 4s², 3d¹⁰, 4p⁶ - Este é o argônio (Ar), que é um gás nobre. 2. 1s², 2s², 2p⁶, 3s², 3p⁶, 4s², 3d⁸ - Este não é um gás nobre. 3. 1s², 2s², 2p⁶, 3s², 3p⁶, 4s², 3d¹⁰, 4p⁶ - Este é o criptônio (Kr), que é um gás nobre. 4. 1s², 2s², 2p⁶, 3s², 3p⁶, 4s², 3d¹⁰, 4p⁶, 5s², 4d¹⁰ - Este não é um gás nobre. 5. 1s², 2s², 2p⁶, 3s², 3p⁶, 4s², 3d¹⁰, 4p⁶, 5s² - Este não é um gás nobre. 6. 1s², 2s², 2p⁶, 3s², 3p⁶, 4s², 3d¹⁰, 4p⁶, 5s², 4d⁶ - Este não é um gás nobre. Portanto, as distribuições eletrônicas que representam gases nobres são a primeira (Argônio) e a terceira (Criptônio).

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A distribuição eletrônica de Linus Pauling permite obter a ordem crescente de energia dos níveis e subníveis. A partir da distribuição eletrônica se pode obter uma série de informações relativas ao átomo, como número de camadas eletrônicas, tipos de subníveis ocupados, qual será a camada de valência, a qual família e período da tabela periódica pertence o elemento, entre outras coisas.
Caso a distribuição eletrônica de um átomo neutro apresente o subnível 4p3 como o mais energético, qual será o seu valor de número atômico?
Z=33
Z=4
Z=5
Z=22
Z=33
Impossível determinar o valor do número atômico apenas com as informações fornecidas.

A tabela periódica traz informações fundamentais sobre os elementos químicos conhecidos. Compreender como ela funciona ajudará o estudante a obter estas informações de forma rápida e fácil.
A respeito da tabela periódica, assinale a alternativa falsa.
Todo elemento que possui seu elétron mais energético num subnível “s” ou “p” é classificado como elemento de transição.
Cada linha horizontal representa um período. Os elementos presentes no mesmo período possuem o mesmo número de camadas eletrônicas.
Os elementos presentes em uma mesma coluna constituem uma família e possuem propriedades químicas semelhantes.
Os elementos químicos estão organizados na tabela periódica em ordem crescente de número atômico.
Gases nobres são elementos que possuem oito elétrons em sua camada de valência (exceto o He, que possui 2 elétrons na sua única camada).

Uma das propriedades periódicas é o raio atômico, que pode ser definido como sendo a distância do núcleo até o elétron mais externo do átomo. Sabendo que os elementos químicos potássio e rubídio estão na mesma coluna da tabela periódica, porém o potássio se encontra no quarto período e o rubídio no quinto período, é correto afirmar que:
O rubídio apresenta maior raio atômico, pois, estando no quinto período, apresenta cinco camadas eletrônicas e o potássio, estando no quarto período, apresenta somente quatro camadas eletrônicas. Quanto maior o número de camadas de elétrons, maior será o raio do átomo.
O rubídio apresenta maior raio atômico, pois, estando no quinto período, apresenta cinco camadas eletrônicas e o potássio, estando no quarto período, apresenta somente quatro camadas eletrônicas. Quanto maior o número de camadas de elétrons, maior será o raio do átomo.
O rubídio apresenta maior raio atômico, pois, estando no quinto período, apresenta cinco camadas eletrônicas e o potássio, estando no quarto período, apresenta somente quatro camadas eletrônicas. Quanto maior o número de camadas de elétrons, menor será o raio do átomo.
O potássio apresenta menor raio atômico, pois, estando no quarto período, apresenta cinco camadas eletrônicas e o rubídio, estando no quinto período, apresenta somente quatro camadas eletrônicas. Quanto maior o número de camadas de elétrons, maior será o raio do átomo.
O potássio apresenta menor raio atômico, pois, estando no quarto período apresenta quatro camadas eletrônicas e o rubídio, estando no quinto período, apresenta somente cinco camadas eletrônicas. Quanto menor o número de camadas de elétrons, maior será o raio do átomo.
O rubídio apresenta menor raio atômico, pois, estando no quinto período, apresenta cinco camadas eletrônicas e o potássio, estando no quarto período, apresenta somente quatro camadas eletrônicas. Quanto menor o número de camadas de elétrons, menor será o raio do átomo.

Os elétrons da camada de valência são os responsáveis pelas ligações químicas.
O número correto de elétrons de valência do bromo, representado por 35Br é igual a:
7
5
4
15
1

Considerando o estudo da eletrosfera, um aluno fez as seguintes afirmativas:
Sobre as afirmativas I, II e III é correto afirmar que:
I) Ao receber energia externa, um elétron é promovido de um nível menos energético para um nível mais energético.
II) A energia liberada por um elétron ao retornar ao seu nível energético original é menor que a energia recebida anteriormente.
III) Os elétrons movem-se ao redor do núcleo, em órbitas muito bem definidas.
Apenas as afirmativas I e III são verdadeiras.
As afirmativas I, II e III são verdadeiras.
Apenas as afirmativas I e II são verdadeiras.
Apenas as afirmativas I e III são verdadeiras.
Apenas a afirmativa II é verdadeira.
As afirmativas I, II e III são falsas.

Eletronegatividade é uma propriedade periódica relacionada diretamente à capacidade de um átomo de atrair elétrons.
Em relação à eletronegatividade, é incorreto afirmar que:
Gases nobres apresentam alto valor de eletronegatividade.
O número de elétrons na camada de valência interfere na eletronegatividade do átomo.
O tamanho do átomo interfere na sua eletronegatividade.
Em um mesmo período da tabela periódica, a eletronegatividade aumenta da esquerda para a direita.
Em uma mesma coluna da tabela periódica, a eletronegatividade aumenta de baixo para cima.

Mais conteúdos dessa disciplina