Logo Passei Direto
Buscar
Segundo a Lei Nº 8.080/90, que, entre outros aspectos, dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação de saúde, estabelece que a participação da iniciativa privada do Sistema Único de Saúde será de caráter:
a) complementar.
b) proporcional à participação do Poder Público.
c) obrigatório.
d) excepcional, restrito às entidades filantrópicas e sem fins lucrativos.
e) prioritário.
User badge image
Praticando Para Aprender

há 24 horas

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 24 horas

A Lei Nº 8.080/90, que regula o Sistema Único de Saúde (SUS), estabelece que a participação da iniciativa privada no SUS deve ser de caráter complementar. Isso significa que a iniciativa privada pode atuar em conjunto com o SUS, mas não de forma a substituir a atuação do Estado na saúde pública. Analisando as alternativas: a) complementar - Esta é a correta, pois a lei realmente prevê a participação da iniciativa privada como complementar ao SUS. b) proporcional à participação do Poder Público - Não é o que a lei estabelece. c) obrigatório - A participação da iniciativa privada não é obrigatória. d) excepcional, restrito às entidades filantrópicas e sem fins lucrativos - Embora haja espaço para essas entidades, a participação não é restrita apenas a elas. e) prioritário - A lei não estabelece a iniciativa privada como prioridade. Portanto, a alternativa correta é: a) complementar.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Nos termos do art. 199 da Constituição Federal, é INCORRETO afirmar que
A assistência à saúde é livre à iniciativa privada.
As instituições privadas poderão participar de forma complementar do Sistema Único de Saúde, segundo diretrizes deste, mediante contrato de direito público ou convênio, tendo preferência as entidades filantrópicas e as sem fins lucrativos.
É vedada a destinação de recursos públicos para auxílios ou subvenções às instituições privadas com fins lucrativos.
A lei disporá sobre as condições e os requisitos que facilitem a remoção de órgãos, tecidos e substâncias humanas para fins de transplante, pesquisa e tratamento, bem como a coleta, processamento e transfusão de sangue e seus derivados, sendo permitida a comercialização.
é vedada a participação direta ou indireta de empresas ou capitais estrangeiros na assistência à saúde no País, salvo nos casos previstos em lei.
a) A assistência à saúde é livre à iniciativa privada.
b) As instituições privadas poderão participar de forma complementar do Sistema Único de Saúde, segundo diretrizes deste, mediante contrato de direito público ou convênio, tendo preferência as entidades filantrópicas e as sem fins lucrativos.
c) É vedada a destinação de recursos públicos para auxílios ou subvenções às instituições privadas com fins lucrativos.
d) A lei disporá sobre as condições e os requisitos que facilitem a remoção de órgãos, tecidos e substâncias humanas para fins de transplante, pesquisa e tratamento, bem como a coleta, processamento e transfusão de sangue e seus derivados, sendo permitida a comercialização.
e) é vedada a participação direta ou indireta de empresas ou capitais estrangeiros na assistência à saúde no País, salvo nos casos previstos em lei.

A Lei nº 8.080, de 19 de setembro de 1990, dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências. De acordo com a lei, estão incluídas no campo de atuação do Sistema Único de Saúde (SUS) as ações citadas abaixo, EXCETO:
a) assistência terapêutica integral, inclusive farmacêutica.
b) fiscalização do exercício profissional de trabalhadores da saúde.
c) saúde do trabalhador.
d) vigilância sanitária.
e) vigilância epidemiológica.

O princípio do SUS que garante que todos os cidadãos brasileiros, sem qualquer tipo de discriminação, têm direito ao acesso às ações e serviços de saúde é o da(o)
(a) Equidade.
(b) Controle social.
(c) Universalidade.
(d) Integridade.
(e) Igualdade.

Conforme previsto pela lei 8080/90, as ações e serviços públicos de saúde e os serviços privados contratados ou conveniados que integram o Sistema Único de Saúde (SUS), devem estar em consonância com alguns princípios e diretrizes, dentre os quais NÃO podemos considerar:
A Integração em nível executivo das ações de saúde, meio ambiente e saneamento básico.
B Preservação da autonomia das pessoas na defesa de sua integridade física e moral.
C Universalidade de acesso aos serviços de saúde em todos os níveis de assistência.
D Capacidade de resolução dos serviços em todos os níveis de assistência.
E Prioridade de assistência à saúde à população mais carente.

Sobre o que dispõe a Lei Orgânica da Saúde (Lei Federal nº 8.080/1990), acerca das Comissões Intergestores Bipartite e Tripartite, assinale a alternativa correta.
a) São foros de pactuação, entre gestores e usuários, de aspectos eminentemente técnicos, dentre eles, operacionais, do SUS.
b) São foros criados para dirimir conflitos, via arbitragem, entre gestores referentes aos aspectos operacionais do SUS.
c) São foros de negociação e pactuação entre gestores, quanto aos aspectos operacionais do SUS.

Segundo previsto pela lei 8080/90, o Subsistema de Atenção à Saúde Indígena deverá ser:
A Complementar, institucionalizado e compatibilizado.
B Descentralizado, hierarquizado e regionalizado.
C Centralizado, hierarquizado e regionalizado.
D Privado, normatizado e coordenado.
E Suplementar, autônomo e nacional.

Mais conteúdos dessa disciplina