Logo Passei Direto
Buscar

Farmacologia

Colégio Objetivo
Qual é a principal causa da Síndrome de Cushing exógena?
A. Tumores na hipófise ou suprarrenais que produzem excesso de ACTH ou cortisol.
B. Produção excessiva de hormona de crescimento por um tumor hipofisário.
C. Uso prolongado e de corticoides sintéticos para tratar outras condições médicas.
D. Deficiência de leptina, que leva à obesidade monogênica.
E. N.D.A.
User badge image
Tópicos de Farmacologia I

há 11 horas

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 11 horas

A Síndrome de Cushing exógena é causada principalmente pelo uso excessivo de corticosteroides sintéticos, que podem ser prescritos para tratar diversas condições médicas. Essa é a forma mais comum da síndrome, em contraste com a forma endógena, que é causada por tumores que produzem ACTH ou cortisol. Analisando as alternativas: A. Tumores na hipófise ou suprarrenais que produzem excesso de ACTH ou cortisol - Isso se refere à Síndrome de Cushing endógena, não exógena. B. Produção excessiva de hormona de crescimento por um tumor hipofisário - Isso não está relacionado à Síndrome de Cushing. C. Uso prolongado e de corticoides sintéticos para tratar outras condições médicas - Esta é a causa correta da Síndrome de Cushing exógena. D. Deficiência de leptina, que leva à obesidade monogênica - Não é relevante para a Síndrome de Cushing. E. N.D.A. - Não se aplica, pois já temos uma resposta correta. Portanto, a alternativa correta é: C. Uso prolongado e de corticoides sintéticos para tratar outras condições médicas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Os corticoides são usados para reduzir a produção de substâncias inflamatórias no corpo ou diminuir a atividade do sistema imunológico, pois são esteroides sintéticos, semelhantes ao cortisol produzido naturalmente pelas glândulas suprarrenais, com ação anti-inflamatória potente e imunossupressora.
Sobre o assunto, indique se as afirmativas abaixo são verdadeiras (V) ou falsas (F) e assinale a alternativa com a sequência correta de cima para baixo.
( ) O uso de corticoides é recomendado em pessoas com hipertensão, insuficiência cardíaca, insuficiência renal, osteoporose, epilepsia, úlcera gastroduodenal, diabetes, glaucoma, obesidade ou psicose. O uso de corticoides na gravidez não é recomendado, uma vez que pode pôr em risco o bebê ou a mãe.
( ) Existem vários tipos de corticoides (tópicos, orais, injetáveis, inalatórios, spray nasal, colírio oftalmológico), que são utilizados de acordo com o problema a tratar e são normalmente indicados para problemas de saúde como artrite reumatoide, asma, doença pulmonar obstrutiva crônica, síndrome do intestino irritável, dermatite, urticária ou até mesmo para o tratamento de reações alérgicas graves ou reações anafiláticas.
( ) Os corticoides orais, como a prednisona ou a prednisolona, podem ser encontrados na forma de comprimidos, xaropes ou soluções orais, indicadas para o tratamento de várias doenças endócrinas, ósseas, musculares, reumáticas, do colágeno, dermatológicas, alérgicas, oftálmicas, respiratórias, hematológicas ou câncer.
( ) Os corticoides injetáveis, como a dexametasona ou a hidrocortisona, são indicados para tratar casos de alterações osteomusculares, condições alérgicas e dermatológicas, doenças do colágeno, tratamento paliativo de tumores malignos, reações alérgicas ou anafiláticas a medicamentos, alimentos ou picadas de inseto.
( ) Os corticoides tópicos são cremes, pomadas, géis ou loções dermatológicas, como hidrocortisona, betametasona, mometasona, fludroxicortida ou dexametasona, normalmente indicados pelo médico para o tratamento de reações alérgicas ou doenças na pele, como dermatite seborreica, dermatite atópica, urticária ou eczema.
D) F – V – V – V – V

Mais conteúdos dessa disciplina