Buscar

A tramitação de uma ação de Mandado de Segurança é suspensa nas férias forenses?

💡 2 Respostas

User badge image

Gislane Silva

Em se tratando de uma ação de cunho eminentemente emergencial e dotada de tramitação preferencial sobres à maioria das demais ações, a ação de mandado de segurança não sofre paralisação nas férias forenses, podendo inclusive ser julgada nesta época.

 

Entendimento contrário poderia desvirtuar o instituto que representa um célere e eficaz meio jurídico na defesa da sociedade contra atos ilegais ou com abuso de poder, praticados por autoridades públicas.

1
Dislike0
User badge image

Especialistas PD

Não, a tramitação dos Mandados de Segurança não é suspensa durante o recesso forense (período compreendido entre os dias 20/12 e 20/01).

Nesse período, o juiz pode realizar os atos que não dependem das partes, como a prolação de despachos, decisões interlocutórias, decisões monocráticas e sentenças. Inclusive, as partes poderão ser intimadas desses atos. A contagem dos prazos, no entanto, iniciará somente no primeiro dia útil subsequente ao fim do recesso. Além disso, o juiz não poderá designar audiências para o período do recesso forense.

Código de Processo Civil

Art. 220.  Suspende-se o curso do prazo processual nos dias compreendidos entre 20 de dezembro e 20 de janeiro, inclusive.

§ 1o Ressalvadas as férias individuais e os feriados instituídos por lei, os juízes, os membros do Ministério Público, da Defensoria Pública e da Advocacia Pública e os auxiliares da Justiça exercerão suas atribuições durante o período previsto no caput.

§ 2o Durante a suspensão do prazo, não se realizarão audiências nem sessões de julgamento.

 

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais