Logo Passei Direto
Buscar
Como nos demais ramos do direito, aqui também não existe uma uniformidade de princípios apresentados pelos doutrinadores. Por isso, iremos abordar os principais princípios relacionados ao Direito Ambiental. Esses princípios permanecem aos recursos naturais consolidando, no plano internacional e nacional, o direito de os Estados usarem seus recursos de acordo com suas próprias políticas nacionais.
Relacione a segunda coluna de acordo com a primeira:
(     ) Existe certeza científica do impacto ao meio ambiente, por isso que o empreendedor irá reduzir ou desfazer os danos ambientais. Um exemplo de aplicação deste princípio é o estudo de impacto ambiental para o licenciamento de atividade que possa causar dano ambiental.
(     ) Está ligado ao direito à qualidade de vida, através da conservação dos bens ambientais existentes no planeta. Está previsto no caput do art. 225 da Constituição Federal de 1988.
(     ) Se determinado empreendimento puder causar danos ambientais sérios ou irreversíveis, contudo inexiste certeza científica quanto aos efetivos danos e a sua extensão, mas há base científica razoável fundada em juízo de probabilidade não remoto da sua potencial ocorrência, o empreendedor deverá ser compelido a adotar medidas de para elidir ou reduzir os riscos ambientais para a população.
(     ) O poluidor deve responder pelos custos sociais da degradação causada por sua atividade impactante (as chamadas externalidades negativas), devendo-se agregar esse valor no custo produtivo da atividade (...)”
(     ) Estabelece que “as presentes gerações devem preservar o meio ambiente e adotar políticas para a presente e as futuras gerações, não podendo utilizar os recursos ambientais de maneira irracional (...)”.
(     ) O meio ambiente ultrapassa fronteiras e é um direito da coletividade. Por isso, devemos criar mecanismos de ajuda entre as nações, para que os efeitos da poluição, que na maioria das vezes ultrapassa os limites territoriais, sejam amenizados.
a. 1, 3, 2, 4, 6, 5
b. 2, 3, 4, 6, 1, 5
c. 1, 3, 4, 6, 5, 2
d. 5, 2, 1, 4, 3, 5
User badge image
Questões para Estudantes

mês passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

mês passado

Vamos analisar cada uma das afirmações e relacioná-las com os princípios do Direito Ambiental: 1. "Existe certeza científica do impacto ao meio ambiente, por isso que o empreendedor irá reduzir ou desfazer os danos ambientais. Um exemplo de aplicação deste princípio é o estudo de impacto ambiental para o licenciamento de atividade que possa causar dano ambiental." - Isso se relaciona com o princípio da prevenção, onde se busca evitar danos antes que ocorram. 2. "Está ligado ao direito à qualidade de vida, através da conservação dos bens ambientais existentes no planeta. Está previsto no caput do art. 225 da Constituição Federal de 1988." - Refere-se ao princípio do desenvolvimento sustentável, que busca garantir a qualidade de vida. 3. "Se determinado empreendimento puder causar danos ambientais sérios ou irreversíveis, contudo inexiste certeza científica quanto aos efetivos danos e a sua extensão, mas há base científica razoável fundada em juízo de probabilidade não remoto da sua potencial ocorrência, o empreendedor deverá ser compelido a adotar medidas de para elidir ou reduzir os riscos ambientais para a população." - Isso se relaciona com o princípio da precaução, que exige medidas para evitar riscos. 4. "O poluidor deve responder pelos custos sociais da degradação causada por sua atividade impactante (as chamadas externalidades negativas), devendo-se agregar esse valor no custo produtivo da atividade (...)” - Refere-se ao princípio do poluidor-pagador. 5. "Estabelece que “as presentes gerações devem preservar o meio ambiente e adotar políticas para a presente e as futuras gerações, não podendo utilizar os recursos ambientais de maneira irracional (...)”." - Relaciona-se com o princípio da intergeracionalidade. 6. "O meio ambiente ultrapassa fronteiras e é um direito da coletividade. Por isso, devemos criar mecanismos de ajuda entre as nações, para que os efeitos da poluição, que na maioria das vezes ultrapassa os limites territoriais, sejam amenizados." - Refere-se ao princípio da solidariedade internacional. Agora, vamos relacionar as afirmações com os números: - 1 - Princípio da prevenção - 2 - Princípio do desenvolvimento sustentável - 3 - Princípio da precaução - 4 - Princípio do poluidor-pagador - 5 - Princípio da intergeracionalidade - 6 - Princípio da solidariedade internacional Agora, analisando as alternativas: a. 1, 3, 2, 4, 6, 5 b. 2, 3, 4, 6, 1, 5 c. 1, 3, 4, 6, 5, 2 d. 5, 2, 1, 4, 3, 5 A alternativa que melhor se encaixa na relação correta dos princípios é a a) 1, 3, 2, 4, 6, 5.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A ideia do direito ambiental brasileiro é que ele está intimamente ligado com o desenvolvimento econômico e com o desenvolvimento social e não apenas em matéria de preservação ambiental propriamente dita. O direito ambiental não foi criado apenas para proteger, preservar o meio ambiental. Esta seria uma visão equivocada, pois o direito ambiental brasileiro em momento algum quer frear o desenvolvimento sócio econômico. Pelo contrário, se frear o desenvolvimento sócio econômico, com certeza, estará gerando indiretamente uma maior agressão ao meio ambiente, pois atividades irregulares começarão a aparecer.
Sobre o direito ambiental, analise as afirmativas abaixo:
I. O único objetivo do Direito Ambiental brasileiro é o controle da poluição, visando mantê-la dentro de padrões toleráveis, para que os presentes e futuras gerações possam usufruir da sua dignidade ambiental.
II. Podemos ter meio ambiente natural, cultural e artificial.
III. Constituem patrimônio cultural brasileiro os bens de natureza material, tomados individualmente ou em conjunto, portadores de referência à identidade, à ação, à memória dos diferentes grupos formadores da sociedade brasileira.
IV. São Recursos ambientais, conforme art. 3º, V, da Lei nº 6.938/81, “(...) a atmosfera, as águas interiores, superficiais e subterrâneas, os estuários, o mar territorial, o solo, o subsolo, os elementos da biosfera, a fauna e a flora”.
a. Apenas as afirmativas III e IV estão corretas.
b. Apenas as afirmativas II e IV estão corretas.
c. Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas.
d. Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
e. Todas as afirmativas estão corretas.

Mais conteúdos dessa disciplina