Logo Passei Direto
Buscar
Arceleia, após descobrir estar grávida, vai até uma clínica clandestina, onde Durval realiza o aborto. Considerando tais informações é correto afirmar que:
A) Arceleia responderá pelo crime de aborto provocado pela gestante ou com seu consentimento, enquanto que Durval responderá por aborto com o consentimento da gestante.
B) Arceleia não responderá por aborto, enquanto que Durval responderá por aborto provocado por terceiro.
C) Arceleia responderá pelo crime de aborto provocado pela gestante ou com seu consentimento, enquanto que Durval responderá por aborto sem consentimento da gestante.
D) Ambos responderão pelo crime de aborto.
User badge image
Aprimorando com Questões

ontem

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ontem

Para analisar a situação apresentada, precisamos considerar a legislação brasileira sobre o aborto. De acordo com o Código Penal, a gestante que provoca o aborto ou consente que outro o faça pode ser responsabilizada, mas existem nuances dependendo das circunstâncias. Vamos analisar as alternativas: A) Arceleia responderá pelo crime de aborto provocado pela gestante ou com seu consentimento, enquanto que Durval responderá por aborto com o consentimento da gestante. - Esta opção está incorreta, pois Durval, como executor do aborto, responderia por aborto provocado por terceiro, não apenas com o consentimento. B) Arceleia não responderá por aborto, enquanto que Durval responderá por aborto provocado por terceiro. - Esta opção é a mais correta, pois Arceleia, ao consentir, não é responsabilizada pelo crime, enquanto Durval, que realiza o aborto, responderia por isso. C) Arceleia responderá pelo crime de aborto provocado pela gestante ou com seu consentimento, enquanto que Durval responderá por aborto sem consentimento da gestante. - Esta opção é incorreta, pois Arceleia não responderia pelo crime, já que houve consentimento. D) Ambos responderão pelo crime de aborto. - Esta opção é incorreta, pois Arceleia não seria responsabilizada. Portanto, a alternativa correta é: B) Arceleia não responderá por aborto, enquanto que Durval responderá por aborto provocado por terceiro.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Alguns órgãos e tecidos não podem ser doados em vida, como é o caso do coração. Nesses casos, é necessário confirmar que o doador:
a. Está em coma.
b. Apresentou parada cardíaca.
c. Apresentou morte encefálica.
d. Apresentou um infarto.
e. Apresentou um acidente vascular encefálico.

Devido a diagnóstico de grave problema renal, Antônio recebeu indicação médica de transplante renal. Após investigação com parentes, amigos e conhecidos, constatou-se que somente Luiz, vizinho de Antônio havia mais de trinta anos, tinha compatibilidade para o seguimento dos procedimentos cirúrgicos.
À luz da Lei n.º 9.434/1997 — Lei de Transplantes, é correto afirmar que, na situação hipotética apresentada, Luiz:
A) Poderá doar um rim, desde que isso não afete a sua integridade nem represente grave comprometimento de suas aptidões vitais, sendo dispensada, para tanto, autorização judicial, por ele ser uma pessoa juridicamente capaz.
B) Não poderá revogar seu consentimento de doação quando os envolvidos já estiverem internados e o transplante estiver planejado para ser realizado em menos de 24 horas.
C) Poderá doar um rim, desde que isso não afete a sua integridade nem represente grave comprometimento de suas aptidões vitais, sendo exigida autorização judicial para tanto, ainda que ele seja pessoa juridicamente capaz e tenha autorizado expressamente o procedimento.
D) Poderá doar um rim, desde que isso não afete a sua integridade nem represente grave comprometimento de suas aptidões vitais, bastando, para tanto, que apresente uma autorização por escrito, assinada por duas testemunhas e registrada em cartório.
E) Poderá doar um rim, desde que isso não afete a sua integridade nem represente grave comprometimento de suas aptidões vitais, sendo lícita a cobrança, em contrapartida, de um valor, razoável e simbólico, a Antônio.

Mais conteúdos dessa disciplina