Analise o trecho a seguir:
O Brasil tem apenas três bairros sustentáveis e todos eles estão na Região Sul: no Paraná (Guarapuava), em Santa Catarina (Porto Belo) e no Rio Grande do Sul (Porto Alegre), todos eles certificados LEED for Communities, em nível Gold e Platinum. As informações são do U.S. Green Building Council (USGBC), órgão certificador internacional. Um bairro sustentável é aquele com planejamento responsável em termos de sistemas naturais, energia, água, resíduos, mobilidade e outros fatores sociais e econômicos, que contribuem para a qualidade de vida dos seus habitantes. Seu desenvolvimento se alinha com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.
O trecho anterior retrata a ação de um agente do espaço urbano para que esse tipo de bairro seja efetivado nas cidades. Diante disso, considere a alternativa correta, que indica o agente do trecho.
a-Os proprietários fundiários são agentes identificados no trecho, pois eles cederam as terras para a efetivação dos bairros.
b-Os bairros são empreendimentos criados pelos promotores imobiliários, que querem vender o maior número de lotes.
c-O Estado é agente responsável por criar o bairro mencionado no trecho e ainda vender as unidades residenciais.
d-Os grupos sociais excluídos são os agentes que organizam esse tipo de bairro e que depois conseguem morar nesses locais.
e-Os proprietários dos meios de produção criam esses bairros próximos as fábricas para que seja fácil o deslocamento.
Ed
há 2 meses
Para analisar a questão, precisamos identificar qual agente do espaço urbano é mencionado no trecho sobre os bairros sustentáveis. O texto fala sobre o planejamento responsável e a certificação dos bairros, o que sugere que há um envolvimento de entidades que promovem a sustentabilidade e a qualidade de vida. Vamos analisar as alternativas: a) Os proprietários fundiários são agentes identificados no trecho, pois eles cederam as terras para a efetivação dos bairros. - Embora os proprietários fundiários possam ter um papel, o trecho não menciona especificamente a cessão de terras. b) Os bairros são empreendimentos criados pelos promotores imobiliários, que querem vender o maior número de lotes. - Essa opção foca no lucro, mas não aborda a questão da sustentabilidade e do planejamento responsável. c) O Estado é agente responsável por criar o bairro mencionado no trecho e ainda vender as unidades residenciais. - O Estado pode ter um papel na regulamentação e no planejamento urbano, mas o trecho não afirma que ele é o responsável pela criação dos bairros. d) Os grupos sociais excluídos são os agentes que organizam esse tipo de bairro e que depois conseguem morar nesses locais. - Essa opção não se alinha com a ideia de planejamento sustentável e não é mencionada no trecho. e) Os proprietários dos meios de produção criam esses bairros próximos às fábricas para que seja fácil o deslocamento. - Essa opção não se relaciona com a ideia de bairros sustentáveis e planejamento responsável. Nenhuma das alternativas parece se alinhar perfeitamente com o que é mencionado no trecho. No entanto, se considerarmos que o planejamento responsável e a certificação LEED envolvem um esforço coletivo que pode incluir o Estado e promotores imobiliários, a alternativa que mais se aproxima do conceito de agentes envolvidos na criação de bairros sustentáveis é a c), pois o Estado tem um papel importante na regulamentação e no planejamento urbano. Portanto, a alternativa correta é: c) O Estado é agente responsável por criar o bairro mencionado no trecho e ainda vender as unidades residenciais.