Dissolver a sociedade significa extinguir o vínculo ou vínculos sociais. É princípio constitucional inderrogável a liberdade de iniciativa econômica e utilidade da empresa, utilidade não só econômica, mas também reflexiva dos valores segurança, liberdade e dignidade humana.
A extinção do contrato deve ocorrer com o cumprimento da obrigação, assim, avalie as afirmações e classifique-as em verdadeiras (V) ou falsas (F):
( ) Nos contratos bilaterais, nenhum dos contratantes, antes de cumprida a sua obrigação, pode exigir o implemento da do outro, no entanto, se, depois de concluído o contrato, sobrevier a uma das partes contratantes diminuição em seu patrimônio capaz de comprometer ou tornar duvidosa a prestação pela qual se obrigou, pode a outra recusar-se à prestação que lhe incumbe, até que aquela satisfaça a que lhe compete ou dê garantia bastante de satisfazê-la, em razão da exceção do contrato não cumprido.
( ) A cláusula resolutiva expressa depende de interpelação judicial; a tácita opera de pleno direito.
( ) O distrato independe da forma exigida para o contrato.
( ) Nos contratos de execução continuada ou diferida, se a prestação de uma das partes se tornar excessivamente onerosa, com extrema vantagem para a outra, em virtude de acontecimentos extraordinários e imprevisíveis, poderá o devedor pedir a resolução do contrato.
A sequência correta, de cima para baixo, é:
a) F, V, F e F
b) V, F, V e V
c) V, F, F e V
d) V, V, F e V
e) F, F, F e V
Ed
há 22 horas
Vamos analisar cada uma das afirmações para determinar se são verdadeiras (V) ou falsas (F): ( ) Nos contratos bilaterais, nenhum dos contratantes, antes de cumprida a sua obrigação, pode exigir o implemento da do outro, no entanto, se, depois de concluído o contrato, sobrevier a uma das partes contratantes diminuição em seu patrimônio capaz de comprometer ou tornar duvidosa a prestação pela qual se obrigou, pode a outra recusar-se à prestação que lhe incumbe, até que aquela satisfaça a que lhe compete ou dê garantia bastante de satisfazê-la, em razão da exceção do contrato não cumprido. É verdadeira (V). Essa afirmação está correta, pois reflete o princípio da exceção do contrato não cumprido. ( ) A cláusula resolutiva expressa depende de interpelação judicial; a tácita opera de pleno direito. É falsa (F). A cláusula resolutiva expressa não depende de interpelação judicial, enquanto a cláusula tácita opera de pleno direito. ( ) O distrato independe da forma exigida para o contrato. É verdadeira (V). O distrato pode ser feito de forma verbal ou escrita, dependendo do que foi acordado entre as partes, mas não necessariamente precisa seguir a mesma forma do contrato original. ( ) Nos contratos de execução continuada ou diferida, se a prestação de uma das partes se tornar excessivamente onerosa, com extrema vantagem para a outra, em virtude de acontecimentos extraordinários e imprevisíveis, poderá o devedor pedir a resolução do contrato. É verdadeira (V). Essa afirmação está correta e se refere à teoria da imprevisão. Portanto, a sequência correta é: V, F, V, V. A alternativa que apresenta essa sequência é: b) V, F, V e V.