Logo Passei Direto
Buscar
Segundo Romero et al. (2020), entre as variáveis microclimáticas, o monitoramento da temperatura do ar é essencial para o entendimento da distribuição de temperatura em escala compatível com a do espaço urbano. Os referidos autores ressaltam que os pedestres experimentam diferentes condições microclimáticas a curtas distâncias. Então, conhecer as condições microclimáticas pode ser muito válido para tomada de decisões, de forma a trazer melhor qualidade de vida, especialmente para a população que habita os centros urbanos.
Sobre o tipo de percepção que o estudo climático em escala local está relacionado, assinale a alternativa correta:
A Sensação visual e, consequentemente, conforto térmico.
B Sensação tátil e, consequentemente, bem-estar térmico.
C Sensação térmica e, consequentemente, conforto térmico.
D Sensação acústica e, consequentemente, bem-estar térmico.
E Sensação olfativa e, consequentemente, bem-estar térmico.
User badge image
Ensinando Através de Questões

anteontem

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

anteontem

Para responder à sua pergunta, precisamos analisar as alternativas em relação ao estudo climático em escala local e como ele se relaciona com a percepção das condições microclimáticas. A descrição menciona que o monitoramento da temperatura do ar é essencial para entender as condições que afetam a qualidade de vida, especialmente em ambientes urbanos. A percepção climática está diretamente ligada à sensação térmica que os indivíduos experimentam. Vamos analisar as opções: A) Sensação visual e, consequentemente, conforto térmico - A sensação visual não está diretamente relacionada ao clima, mas sim à percepção visual do ambiente. B) Sensação tátil e, consequentemente, bem-estar térmico - A sensação tátil pode estar relacionada a texturas e superfícies, mas não é o foco principal do estudo climático. C) Sensação térmica e, consequentemente, conforto térmico - Esta opção se alinha diretamente com o que foi mencionado no texto, pois a sensação térmica é fundamental para o conforto térmico das pessoas. D) Sensação acústica e, consequentemente, bem-estar térmico - A sensação acústica está relacionada ao som e não ao clima. E) Sensação olfativa e, consequentemente, bem-estar térmico - A sensação olfativa está relacionada a cheiros e não é o foco do estudo climático. Diante dessa análise, a alternativa correta é: C) Sensação térmica e, consequentemente, conforto térmico.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A previsão de clima seco fez com que a Defesa Civil de Belo Horizonte emitisse um alerta para população. Segundo o órgão, a atuação de uma massa de ar seco sobre a capital deixa a umidade relativa do ar em torno de 30%. Para a Organização Mundial de Saúde (OMS), o índice ideal é de 60%. O índice entre 21% e 30% é considerado estado de atenção. Para evitar problemas de saúde por conta do tempo seco, a Defesa Civil orienta que a população beba bastante líquido para não desidratar, escolha alimentos mais leves, evite atividades físicas ao ar livre e exposição ao sol entre 10h e 17h.
O excerto exemplifica uma situação comum em cidades que estão localizadas nas baixas latitudes e que recebem alta intensidade de raios solares. Nesse sentido, considerando o conteúdo sobre elementos atmosféricos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A umidade relativa do ar está relacionada à quantidade de vapor disponível na atmosfera, assim, na cidade de Belo Horizonte, pode-se afirmar que havia baixa quantidade de água em estado gasoso na atmosfera.
( ) Um processo que poderia aumentar a umidade relativa do ar na cidade de Belo Horizonte é o de condensação e precipitação, isto é, a água em estado líquido na atmosfera aumentaria a umidade do ar.
( ) A umidade relativa do ar é o processo da falta de água em estado gasoso na atmosfera. Entretanto, esse processo tem início na estratosfera com a formação de nuvens localizadas que não entram em processo de precipitação.
( ) A insolação é a responsável pela baixa umidade relativa do ar, visto que o sol que atinge a superfície dispersa as gotículas de água na atmosfera, processo que acontece principalmente na região do Nordeste.
A V; F; F; V.
B V; F; F; F.
C V; V; F; F.
D F; V; V; F.

Diante dos desafios impostos pelas mudanças climáticas, os agricultores precisam adotar estratégias de adaptação e mitigação para garantir a sustentabilidade de suas atividades. Algumas dessas estratégias incluem práticas de agricultura conservacionista, manejo eficiente da água, rotação de culturas e uso de variedades de plantas resistentes a condições climáticas adversas. Considerando as estratégias mencionadas, assinale a alternativa correta que melhor descreve como essas práticas ajudam os agricultores a lidar com os impactos das mudanças climáticas: A. ( ) As estratégias de adaptação e mitigação, como a agricultura conservacionista, manejo da água, rotação de culturas e uso de variedades resistentes, ajudam a reduzir os impactos negativos das mudanças climáticas, melhorando a resiliência das plantações e a eficiência no uso dos recursos. B. ( ) A melhor estratégia de adaptação é o uso de variedades de plantas resistentes a condições climáticas adversas. Quanto às demais práticas são estratégias de mitigação focadas na redução de emissões de carbono. C. ( ) A rotação de culturas e o uso de variedades de plantas resistentes são estratégias de mitigação que ajudam a aumentar a fertilidade do solo e garantir que as plantas possam crescer em qualquer condição climática, dispensando a necessidade de ajustes adicionais. D. ( ) As mudanças climáticas não deveriam ser motivo de preocupação para os agricultores, tendo em vista que a vida na terra se ajusta automaticamente às mudanças e que as plantas das regiões tropicais são naturalmente resistentes a qualquer condição adversa. E. ( ) As práticas de agricultura conservacionista e o manejo da água são estratégias de adaptação que ajudam a reduzir a emissão de gases de efeito estufa pelas plantas, tornando a agricultura neutra em carbono.

Quando estudamos as variações geográficas da lâmina de água precipitada na superfície do solo, quando comparamos as diferenças de ritmo de oscilação térmica de uma região para outra, quando caracterizamos a atmosfera de um lugar pela combinação dos meteoros, quando investigamos a relação entre esses fatos e outros fatos geográficos, tais como distribuição dos vegetais, animais ou homens, nós trabalhamos imbuídos de outro espírito. Fazemos climatologia, geral ou descritiva conforme o caso.
Devido ao grau de inclinação do eixo da Terra, no seu trajeto em torno do Sol (translação), o calor é distribuído de forma desigual sobre a superfície terrestre. É essa inclinação, em torno de 23° do eixo terrestre, a responsável pela existência das estações do ano. Sobre este assunto, analise as afirmativas a seguir:
I. Enquanto que no hemisfério Sul, no mês de dezembro é bem iluminado e aquecido, no hemisfério Norte ocorre o contrário. A variação climática em nosso planeta está vinculada à localização de cada região nas diversas latitudes.
II. O relevo e a posição que uma região se localiza no continente, em relação aos oceanos, são exemplos de fatores geográficos importantes na variação das temperaturas.
III. A pressão atmosférica é a grande responsável pela dinâmica atmosférica. Nomeamos de massas de ar os grandes volumes de ar com características homogêneas.
IV. As massas de ar podem ser quentes ou frias, secas ou úmidas com movimentos nas mais diversas direções.
A I e II, apenas.
B I, II e IV, apenas.
C I, III e IV, apenas.
D I, II, III e IV.

Mais conteúdos dessa disciplina