Logo Passei Direto
Buscar
Em São Bernardo, a velhice é o momento em que o narrador-protagonista Paulo Honório
a) aproveita, apesar dos problemas cotidianos, toda a riqueza e prestígio que conseguiu durante sua vida de sacrifícios.
b) se vê falido economicamente e se conscientiza de que sua vida foi consumida inutilmente na posse da fazenda S. Bemardo.
c) reconhece a forma desumana como tratou Madalena e as demais pessoas, mas não é capaz de reconstruir novo projeto de vida.
d) se sente contrariado, pois, apesar de saudável física e emocionalmente, constata que viveu apenas em função dos outros.
e) avalia o passado positivamente, contrastando-o com a solidão do presente e a incerteza do futuro.
User badge image
Questões Para a Compreensão

há 2 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 meses

Para responder à pergunta sobre a velhice do narrador-protagonista Paulo Honório em "São Bernardo", é importante considerar o desenvolvimento do personagem ao longo da obra. Analisando as alternativas: a) Aproveita, apesar dos problemas cotidianos, toda a riqueza e prestígio que conseguiu durante sua vida de sacrifícios. - Essa opção não reflete a realidade do personagem, que enfrenta crises e reflexões mais profundas. b) Se vê falido economicamente e se conscientiza de que sua vida foi consumida inutilmente na posse da fazenda S. Bernardo. - Essa alternativa é bastante pertinente, pois Paulo Honório realmente passa por uma crise de consciência em relação ao que conquistou. c) Reconhece a forma desumana como tratou Madalena e as demais pessoas, mas não é capaz de reconstruir novo projeto de vida. - Essa opção também é válida, pois o personagem reflete sobre suas ações, mas a ideia de não conseguir reconstruir um novo projeto é um pouco limitante. d) Se sente contrariado, pois, apesar de saudável física e emocionalmente, constata que viveu apenas em função dos outros. - Essa alternativa não se encaixa bem, já que Paulo Honório não é retratado como saudável emocionalmente. e) Avalia o passado positivamente, contrastando-o com a solidão do presente e a incerteza do futuro. - Essa opção não é a mais adequada, pois Paulo Honório tem uma visão mais crítica de sua vida. Após essa análise, a alternativa que melhor representa a velhice de Paulo Honório em "São Bernardo" é: b) se vê falido economicamente e se conscientiza de que sua vida foi consumida inutilmente na posse da fazenda S. Bernardo.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Mais conteúdos dessa disciplina