Logo Passei Direto
Buscar
Questão 3 Para Ciampa (2005) a identidade é uma "metamorfose, um processo de constituição do eu que promove constantes mudanças pelas condições sociais e de vida no qual o indivíduo está inserido" (p. 188). Orientado por Lane, o autor elaborou a categoria 'identidade' en substituição à categoria 'personalidade', porque ela explicaria a constituição do 'eu' de maneira dinâmica e crítica (SILVA, 2009, p. 188). Com base no texto é possível entender que:

A. A metamorfose é o processo de mudança, desencadeado pelo meio, pelo externo, que nos faz crescer, mudar de opinião, amadurecer. Essa explicação foi utilizada pelo grupo de estudiosos porque, na época, o conceito de personalidade trazia uma concepção centrada no "eu" como algo que brotava do próprio indivíduo e não de sua relação com o meio externo.

B. A metamorfose é um processo de mudança desencadeado pela experiência do sujeito em seu mundo interno. O termo identidade foi utilizado pelo grupo de estudiosos porque tem a função de explicar que o "eu" brota, portanto, do próprio indivíduo. A metamorfose acontece por conta da interação do sujeito com o meio externo, desconsiderando o "eu" interno

C. A metamorfose acontece por conta da interação do sujeito com o meio externo, desconsiderando o "eu" interno de cada pessoa. Por esta razão o termo 'personalidade' é mais bem aplicado, pois diz de um conceito que aprofunda a relação humana a partir de sua vivência externa.

D. A metamorfose é um conceito que na realidade não existe. É um conteúdo teórico para explicar que o "eu" individual forma-se a partir de experiências externas e, por essa razão, a categoria personalidade foi substituída pela categoria identidade.

E. A metamorfose é um termo utilizado para explicar as mudanças sociais que ocorrem a partir da relação do indivíduo com a comunidade. Por esta razão, o termo que melhor se aplica é o 'identidade' em substituição ao 'personalidade', incluindo a identidade coletiva.
User badge image
uai guria

anteontem

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

anteontem

Vamos analisar as alternativas com base no que foi apresentado no texto sobre a identidade segundo Ciampa (2005). A. A metamorfose é o processo de mudança, desencadeado pelo meio, pelo externo, que nos faz crescer, mudar de opinião, amadurecer. Essa explicação foi utilizada pelo grupo de estudiosos porque, na época, o conceito de personalidade trazia uma concepção centrada no "eu" como algo que brotava do próprio indivíduo e não de sua relação com o meio externo. Essa alternativa está correta, pois reflete a ideia de que a identidade é moldada pelas interações sociais e não é algo fixo. B. A metamorfose é um processo de mudança desencadeado pela experiência do sujeito em seu mundo interno. O termo identidade foi utilizado pelo grupo de estudiosos porque tem a função de explicar que o "eu" brota, portanto, do próprio indivíduo. A metamorfose acontece por conta da interação do sujeito com o meio externo, desconsiderando o "eu" interno. Essa alternativa é contraditória, pois afirma que a metamorfose desconsidera o "eu" interno, o que não está alinhado com a ideia de identidade como um processo dinâmico. C. A metamorfose acontece por conta da interação do sujeito com o meio externo, desconsiderando o "eu" interno de cada pessoa. Por esta razão o termo 'personalidade' é mais bem aplicado, pois diz de um conceito que aprofunda a relação humana a partir de sua vivência externa. Essa alternativa também desconsidera o "eu" interno e não está de acordo com a proposta de Ciampa. D. A metamorfose é um conceito que na realidade não existe. É um conteúdo teórico para explicar que o "eu" individual forma-se a partir de experiências externas e, por essa razão, a categoria personalidade foi substituída pela categoria identidade. Essa alternativa é incorreta, pois a metamorfose é um conceito reconhecido e relevante na discussão sobre identidade. E. A metamorfose é um termo utilizado para explicar as mudanças sociais que ocorrem a partir da relação do indivíduo com a comunidade. Por esta razão, o termo que melhor se aplica é o 'identidade' em substituição ao 'personalidade', incluindo a identidade coletiva. Essa alternativa é válida, mas não aborda diretamente a ideia de que a identidade é um processo dinâmico e crítico, como enfatizado por Ciampa. Diante da análise, a alternativa que melhor se alinha com a proposta de Ciampa é a A.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais conteúdos dessa disciplina