Logo Passei Direto
Buscar
instrumento normativo que exige a apresentação das demonstrações é CPC 26 (R1), em alinhamento às normas internacionais de contabilidade, que têm por base os International Financial Reporting Stand. Neste contexto, podemos afirmar que além do Balanço Patrimonial e da Demonstração do resultado do exercício (DRE) há outras demonstrações contábeis obrigatórias.
Aponte a afirmação incorreta em relação a estas demonstrações:
a. Demonstração das mutações do patrimônio líquido do período.
b. Notas explicativas, compreendendo as políticas contábeis significativas e outras informações elucidativas.
c. Demonstração do valor adicionado do período.
d. Demonstração da mutação do investimento em bens não duráveis.
e. Demonstração dos fluxos de caixa.
User badge image
Aprendendo com Exercícios

anteontem

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

anteontem

Para identificar a afirmação incorreta em relação às demonstrações contábeis obrigatórias segundo o CPC 26 (R1), vamos analisar cada uma das alternativas: a) Demonstração das mutações do patrimônio líquido do período - Esta é uma demonstração obrigatória e está correta. b) Notas explicativas, compreendendo as políticas contábeis significativas e outras informações elucidativas - As notas explicativas são obrigatórias e estão corretas. c) Demonstração do valor adicionado do período - Esta demonstração é opcional, não obrigatória, portanto, pode ser a incorreta. d) Demonstração da mutação do investimento em bens não duráveis - Esta não é uma demonstração contábil reconhecida nas normas, portanto, é incorreta. e) Demonstração dos fluxos de caixa - Esta é uma demonstração obrigatória e está correta. Analisando as opções, a afirmação incorreta em relação às demonstrações contábeis obrigatórias é: d) Demonstração da mutação do investimento em bens não duráveis.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Na demonstração contábil conhecida como balanço patrimonial existem contas do lado ativo e contas do lado passivo. Dentre as contas patrimoniais do lado ativo estão as contas classificadas como ativo imobilizado.
Aponte abaixo a afirmação incorreta referente ao Ativo Imobilizado:
a. Tangível: veículos, máquinas, imóveis, móveis e utensílios.
b. Imobilização em andamento: obras em andamento, máquinas em construção.
c. Intangível: São classificados no ativo intangível os bens incorpóreos destinados à manutenção da atividade da empresa. São recursos aplicados em itens imateriais. Exemplos: marcas e patentes.
d. Recursos naturais: elementos explorados pela empresa, que podem ser minerais ou florestais, como pedreiras, portos de areia e minas de carvão. Sua conta redutora é a exaustão acumulada.
e. Insumos de produção.

Os exemplos a seguir são exemplos de ativo intangível, exceto:
a. Marcas e patentes.
b. Máquinas e equipamentos.
c. Direitos autorais.
d. Licenças e franquias.
e. Gastos com pesquisa e desenvolvimento de produtos.

A demonstração do resultado do exercício (DRE) é uma importante demonstração contábil financeira obrigatória, mas também é uma ferramenta para os gestores avaliarem os resultados das linhas de negócio de uma empresa. Esta demonstração é composta por contas de resultado.
Neste contexto, aponte a afirmação incorreta referente às contas de uma DRE:
a. São contas de uma DRE: Receita bruta de vendas e serviços, devolução e abatimento sobre vendas.
b. São contas de uma DRE: Patrimônio líquido e capital social.
c. São contas de uma DRE: Receita líquida de vendas e serviços.
d. São contas de uma DRE: Custo das mercadorias vendidas, custo dos produtos vendidos e custo dos serviços vendidos.
e. São contas de uma DRE: Lucro bruto, despesas administrativas e com vendas.

A legislação societária brasileira exige que a Demonstração do Resultado Abrangente (DRA) seja apresentada em uma demonstração separada, iniciando-se com o resultado do exercício. Também é permitido que essa demonstração seja apresentada dentro da demonstração das mutações do patrimônio líquido (DMPL), que será vista adiante.
Neste contexto, podemos afirmar que a DRA é composta por:
a. Outros resultados abrangentes, como: Variações na reserva de reavaliação (quando permitida legalmente), ganhos e perdas atuariais em planos de pensão com benefício definido, ganhos e perdas derivados de conversão de demonstrações contábeis de operação no exterior, ganhos e perdas resultantes de investimentos em instrumentos patrimoniais designados ao valor justo por meio de outros resultados abrangentes.
b. Outros resultados abrangentes frutos do negócio da empresa.
c. Outros resultados abrangentes das filiais do CNPJ principal da pessoa jurídica.
d. Outros resultados abrangentes não financeiros abrangentes das filias da pessoa jurídica.
e. Outros resultados abrangentes frutos da variação do capital social da pessoa jurídica.

A partir de 2008, a Demonstração de Fluxo de Caixa (DFC) passou a ser uma demonstração obrigatória, conforme estabelece a Lei n. 11.638/2007, que alterou a Lei n. 6.404/1976. Desta forma, ao se tornar uma demonstração contábil obrigatória, a DFC passou a seguir a orientação do lasb, órgão que estabelece as normas internacionais de contabilidade, e do Financial Accounting Standards Board (Fasb), órgão normatizador das práticas contábeis americanas, engajando-se nas práticas dos principais mercados financeiros internacionais. Aponte abaixo a afirmação correta referente à DFC:
a. Esta demonstração obedece ao regime de competência e evidencia a evolução das contas de resultado, como: receita bruta, líquida, custos e despesas.
b. É uma demonstração contábil que descreve as mutações do Patrimônio Líquido de uma determinada pessoa jurídica em um determinado período de tempo, geralmente, um trimestre.
c. É uma demonstração contábil que explica as modificações ocorridas no saldo de caixa e equivalentes de caixa da empresa em determinado período, por meio da exposição dos fluxos de recebimento, registrados a débito (aumentos), e de pagamento, registrados a crédito (reduções), da conta caixa.
d. Esta demonstração obedece ao regime de competência e evidencia a evolução das contas patrimoniais de uma pessoa jurídica em um dado período.
e. Esta obrigação contábil financeira deixou de ser obrigatória a partir de junho de 2015.

Mais conteúdos dessa disciplina