Logo Passei Direto
Buscar
Questão (IF-MT/2014/ Adaptada) planejamento pedagógico pressupõe que ato de ensinar e aprender requer esforço metódico e crítico do professor no sentido de desvelar a compreensão de algo.
Nessa perspectiva, são consideradas práticas docentes mediadoras:
A) crítica, uso de atividades repetitivas e aplicação de procedimentos já consagrados entre saberes docentes.
B) provocação, disposição de objetos e situações e manutenção de relações já existentes entre alunos e conhecimentos a serem ensinados.
C) curiosidade, pesquisas individuais e avaliação pedagógica somativa em todas as etapas.
D) diálogo, troca de experiências e proposição de situações desafiadoras que colocam pensamento dos alunos em movimento.
E) debate, uso de tecnologias digitais e proposição de exercícios que recorrem à memorização.
User badge image
Estudo Através de Questões

ontem

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ontem

Para responder a essa questão, precisamos analisar as alternativas em relação ao que se considera práticas docentes mediadoras no contexto do planejamento pedagógico. A) Crítica, uso de atividades repetitivas e aplicação de procedimentos já consagrados entre saberes docentes - Essa opção não enfatiza a mediação e a reflexão crítica necessária no ensino. B) Provocação, disposição de objetos e situações e manutenção de relações já existentes entre alunos e conhecimentos a serem ensinados - Essa alternativa sugere uma abordagem mais interativa, mas não é tão forte em relação à mediação. C) Curiosidade, pesquisas individuais e avaliação pedagógica somativa em todas as etapas - Embora a curiosidade e a pesquisa sejam importantes, a avaliação somativa não é uma prática mediadora. D) Diálogo, troca de experiências e proposição de situações desafiadoras que colocam o pensamento dos alunos em movimento - Esta opção reflete práticas mediadoras que incentivam a interação e o desenvolvimento do pensamento crítico dos alunos. E) Debate, uso de tecnologias digitais e proposição de exercícios que recorrem à memorização - O foco na memorização não é uma prática mediadora eficaz. Após essa análise, a alternativa que melhor representa práticas docentes mediadoras no contexto do planejamento pedagógico é: D) diálogo, troca de experiências e proposição de situações desafiadoras que colocam o pensamento dos alunos em movimento.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais conteúdos dessa disciplina